DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A literatura de cordel : proposta de formação de leitores na escola básica.
    (2022) Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Cunha, Bruna Araújo; Gonçalves, Edilânia de Lima
    o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através de cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi explorado o gênero cordel e elementos que o compõe. Além disso, os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia a dia.
  • Item
    Clínica Literária : literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil.
    (2014) Xavier, Margaret Malia Spofford
    Mediante a metáfora polivalente da “clínica,” este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia – St. Lucia), Chinua Achebe (romance – Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto – EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II.