DELET - Departamento de Letras

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    A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Freitas, Nathália Luiz de; Mendes, Paulo Henrique Aguiar
    As estruturas lingufsticas por si mesmas nêo portam significados, somente fomecem pistas para que seja traçado o percurso - sociocognitivo - rumo aos sentidos. A partir de suas experiências sociocomunicativas, o sujeito interpretante lança mao de mecanismes e estratégias mentais para ser capaz de reconstruir o que o sujeito comunicante tencionou expressar/comunicar. 0 indivfduo busca alcançar a relevência em um insumo corn o menor esforço e os maiores efeitos cognitives possfveis, o que, contudo, muitas vezes nao é atingido. 0 comprometimento cognitive figura como uma das causas patol6gicas responséveis pelas dificuldades para o alcance da relevancia na comunicaçBo. Pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA), as quais têm os déficits cognitives como caracteristica fundamental, sofrem declfnios representatives quanto à capacidade para processar a linguagem. Sendo tai neurodegenerescência subdivida em três estégios, no primeiro os déficits pragméticos configuram a principal alteraçao lingurstica, de forma a poderem ser verificados em textos que exigem a formulaçâo de inferências para a sua interpretaçao, como o que ocorre nas piadas. Nessa perspectiva, e considerando a representatividade da DA para o contexto da saude publica, o presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva sociocognitiva, informada pela Teoria da Relevancia e pela Teoria da lntegraçâo Conceitual, os fatores lingursticos e sociocognitivos envolvidos na interpretaçBo de piadas por sujeitos diagnosticados corn a Doença de Alzheimer em estégio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clfnico - composto por sujeitos diagnosticados corn a DA em estâgio inicial; ii) Grupo Controle­ formado por indivfduos sem identificaçâo de alteraçOes cognitivas e cujas caracterfsticas etârias, sociais, escolares e de gênero sao compativeis às do grupo Clfnico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicol6gica cléssica, investigaçâo social e socioeconOmica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocole de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compOem o grupo Clfnico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle, de forma que os individuos diagnosticados corn a DA foram capazes de reconstruir totalmente o percurso humoristico de apenas uma piada. Ademais, as tentativas interpretativas de tais sujeitos foram extremamente dependantes de pistas fomecidas durante os processos dial6gicos. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretaçêo das piadas pelos sujeitos corn DA seja o déficit na memôria de trabalho que dificulta a mobilizaçBo de espaços mentais durante a formulaçêo de suposiçOes.