DELET - Departamento de Letras
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Item Julgar-se livre e deparar-se com o outro : Grande Sertão: Veredas e a construção de uma identidade.(2022) Gama, Mônica Fernanda RodriguesEm Grande Sertão: Veredas, romance que oferece uma interpretação da formação do Brasil, Riobaldo discorre, entre tantos assuntos, sobre a pobreza, a doença e a retórica da modernização. A partir de uma sequência narrativa (do encontro com os catrumanos ao pacto com o diabo), analisa-se como Riobaldo surpreende-se na relação com o Outro. Ao deparar-se com a pobreza extrema, passar por um povoado devastado pela varíola e encontrar um fazendeiro que queria os jagunços como escravos, Riobaldo sente-se convocado a tornar- se pactário, o que coloca em questão a subjetividade e a ética na dinâmica envolvida na responsabilidade por outrem (Lévinas,1988).Item Entre a conservação (do eu) e a (sua) dispersão : tensões e transcendência em céu em fogo, de Mário de Sá-Carneiro, um exemplar das escritas modernas do eu.(2015) Amorim, Bernardo Nascimento deNa obra de Mário de Sá-Carneiro, identifico dois tipos de tensão que me parecem recorrentes, manifestando-se como centrais para a sua poética. O primeiro tipo seria composto pelos movimentos de ascensão e queda; o segundo apresentaria a oposição entre a conservação e a dispersão. Focalizando dois textos de Céu em fogo, ambos marcados pelo jogo ficcional com a escrita diarística, é esta última oposição que procuro aqui explorar, notando algumas de suas nuances e tendo em vista, em particular, a presença da ideia de transcendência, a qual, iluminando um certo trânsito para a alteridade, revelar-se-ia como elemento fundamental do modo como o autor pensa e escreve sobre a própria experiência subjetiva.Item O diabo provavelmente : luto e cisão comunitária em A hora da estrela, de Clarice Lispector.(2013) Maciel, Emílio Carlos RoscoeLeitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector, este ensaio analisa as fraturas políticas e retóricas que atravessam a trama do livro, tomando como ponto de partida as estratégias intrusivas e autodesqualificadoras de seu narrador.