DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.
    (2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula Santos
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.
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    Das ruas às redes : uma análise argumentativa do movimento social negro na Internet.
    (2023) Carlos, Benedicto Roberto Alves; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Chaves, Leslie Sedrez
    Os objetivos desta dissertação é investigar o modo como os discursos antirracistas são construídos na internet, além de analisar a maneira como os ativistas digitais abordam a temática racial em suas páginas na web. Para compreender o surgimento do ativismo digital e o modus operandi dos mais novos movimentos sociais, faz-se necessário traçar um percurso histórico sobre a atuação dos movimentos sociais no século XX, além de abordar conceitos como antirracismo, racismo e movimento social. Em vista disso, a presente pesquisa possui um caráter interdisciplinar, pois estabelece um diálogo com outras áreas do conhecimento como as Ciências Sociais e a Comunicação. Outro objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo que busque inserir as teorias da argumentação e do discurso no âmbito da internet, tendo em vista que na virada do século XX para o século XXI, entramos em uma nova era, a era da Web 2.0. Nos primeiros anos do século XXI, temos um novo conjunto de formas de comunicação. Como aporte teórico para o desenvolvimento de tal objetivo, buscamos utilizar autores tradicionais do campo da argumentação e do discurso tais como Aristóteles, Chaim Perelman, Dominique Maingueneau, Emile Benveniste, Ruthy Amossy, Marie-Anne Paveau, dentre outros. A dissertação se apoia na hipótese de que com os avanços tecnológicos, a maneira de interagir com a sociedade e/ou agir sobre o outro mudaram. Assim, o que significa estudar as teorias da argumentação e do discurso em pleno século XXI, tendo em vista esses novos meios de comunicação? É importante pensarmos que o dispositivo e/ou a rede influenciam a maneira como comunicamos, com quem comunicamos, e o que comunicamos. Faz-se necessário repensar a sociedade – e as teorias da argumentação e do discurso – com base nessas novas formas de comunicação. Ademais, compreendemos que a internet auxilia na atuação e/ou mobilização dos movimentos sociais contemporâneos, uma vez que a web 2.0 possibilita o desenvolvimento do ativismo digital.
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    Discurso, neoliberalismo e pandemia - o dia em que a Rede Globo chorou pelas vítimas da Covid-19 no Brasil.
    (2022) Gonçalves, Laura Siqueira Rocha; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Lessa, Cláudio Humberto
    O presente estudo pertence â Anâlise do Discurso e pretende identificar a posigâo ideolégica do Jornal Nacional presente em seu discurso midiâtico e possfveis reverberaqoes dele no imaginârios sociodiscursivos da audiéncia, no contexto da crise pandémica do coronavirus instaurada no Brasil, no ano de 2020. O referencial teérico fundamentou-se na obra de Patrick Charaudeau e, complementarmente, usou a obra de pensadores da Anâlise do Discurso Crftica, como Teun A. Van Dijk e Norman Fairclough. O corpus da pesquisa é heterogéneo e o ponto central da anâlise discursiva estâ no editorial televisionado em junho de 2020 pelo Jornal Nacional para noticiar e comentar 50 mil vftimas fatais da doenqa, â época. Como braqos da anâlise central, é feita uma contextualizagâo histérica de atuagâo midiâtica do Grupo Globo e do Jornal Nacional, o que inclui a anâlise discursiva de manchetes do jornal digital “O Globo”. Também houve o levantamento de imaginârios sociodiscursivos despertados pelo discurso do noticiârio, os quais, foram retirados de uma amostragem de comentârios postados pela audiéncia do editorial na rede social Twitter. Por fim, foram incorporados resultados de outras pesquisas da grande area das ciéncias sociais e da lingufstica nas anâlises feitas neste estudo para conferir robustez â cosntrugâo da pesquisa. Os resultados apontam no sentido de que o discurso do editorial das 50 mil mortes corrobora com a alienagâo da audiéncia ao nâo fornecer informagoes suficientemente crfticas acerca das principais causas da disseminagâo da doenga e de seus impactos (entre as causas, hâ a defesa e o apoio â implantagâo de projetos socieconémicos e polfticos, como os de cârater neoliberal — ideologia historicamente apoiada pelo Jornal Nacional. Entre os impactos socioeconomicos da pandemia, a disseminagâo da doenga foi mais cruel entre pessoas de classes mais hipossuficientes, sendo esse um tipo de dado ocultado pelo editorial). Somado â anâlise do passsado discursivo do jornal, o discurso dramâtico, paternal e humano do “editorial das 50 mil mortes” se torna incoerente.
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    Problemáticas do poder em canções do gênero sertanejo universitário.
    (2022) Silva, Ana Paula da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato de
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso presente em canções do meio sertanejo universitário com o objetivo de encontrar representações de imaginários machistas e possessivos. A música, exercendo um papel de suma relevância socialmente, sendo uma prática cultural e humana, alcança atualmente uma disseminação por meio das redes sociais e outras formas audiovisuais que afetam, direta ou indiretamente, a vida das pessoas. Sendo assim, podemos encontrar na mídia, músicas que carregam discursos de violência e propagam machismo e sexismo, como acontece em alguns casos de músicas do gênero Sertanejo Universitário, um estilo relativamente novo que vem ganhando muita visibilidade no Brasil, principalmente entre o público jovem. Partindo de teorias da argumentação, do discurso, noções de retórica e enunciação, faremos o levantamento de músicas problemáticas desse meio musical para analisar, à luz de teóricos da área, o discurso violento e machista presente nessas canções, muitas vezes velado e não tão explícitos.
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    Identificando os “discursos de ódio” : um olhar retórico-discursivo.
    (2020) Galinari, Melliandro Mendes
    Tem sido uma constatação comum de diversos estudiosos e movimentos sociais que certos discursos, ditos “de ódio”, encontram-se em franca ebulição nas esferas públicas contemporâneas, com uma intensidade jamais antes sentida, principalmente com o surgimento e a difusão tecnológica das redes sociais. Este artigo propõe alguns parâmetros de identificação desse fenômeno em nossa sociedade, com base nas Leis, e também a partir de noções clássicas da Retórica e da Análise do Discurso, como, por exemplo, a própria noção de discurso e de condições de produção do discurso. Como resultado, o artigo conclui que nem todo discurso que expressa raiva, ira ou cólera é, necessariamente, um Discurso de Ódio, pois este depende de seus efeitos sociais discriminatórios, examinados dentro das características de seu contexto social e histórico. Dentro dessa perspectiva, o artigo apresenta, ainda, algumas possíveis recorrências discursivas dos Discursos de Ódio, tais como o estereótipo, o insulto, a ridicularização, a expressão de euforia diante da dor do outro, a deslegitimação e o negacionismo.
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    A concordância verbal em estruturas partitivas : passado e presente.
    (2021) Oliveira, Thaís Magalhães de; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Duchowny, Alexia Teles Guimarães; Mendes, Andreia Almeida
    Esta pesquisa se propõe a verificar como se comporta a concordância verbal do ponto de vista diacrônico. Por ser uma pesquisa de caráter histórico, foi necessário fazer análises sincrônicas para, num segundo momento, compará-las. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Histórica. As expressões partitivas possuem dupla possibilidade de concordância sujeito-verbo no Português Brasileiro contemporâneo, a saber: verbo no singular, concordando com o núcleo do SN sujeito, e verbo no plural, concordando com o SN plural que faz parte do SN2, segundo regras das gramáticas normativas (CUNHA, CINTRA, 1985; ROCHA LIMA, 1994, 2011; BECHARA, 2009). Devido à existência dessa dupla possibilidade, esta pesquisa pretende verificar: i) existe, no português brasileiro (PB) escrito contemporâneo, alguma preferência de concordância? ii) e qual seria o comportamento do verbo em estruturas desse tipo na língua portuguesa do século XIX, haveria essa mesma regra? Com base em Rodrigues (2005), acreditamos que, no PB contemporâneo, existe a tendência de o verbo ficar no singular. Já para a Língua Portuguesa do século XIX, acreditamos que a tendência também seja essa, ou seja, a de que o verbo concorde com o núcleo do SN no singular. Para verificarmos se nossa hipótese estava adequada, foi preciso analisar separadamente o corpus representativo de cada um dos períodos escolhidos para essa análise, compará-los e verificar se esses corpora indiciam ou não uma tendência em relação à concordância verbal nas estruturas partitivas. Para compor o corpus do PB contemporâneo, decidimos pelos jornais de maior circulação em Minas Gerais: Estado de Minas e O Tempo; para o corpus relativo ao passado, foram escolhidos os jornais O Universal e Diario de Minas. Como resultado, verificamos que, em ambos os séculos analisados, há uma preferência pela concordância verbal com o núcleo do SN1 em detrimento da concordância com o núcleo do SN2, como previsto em nossa hipótese.
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    Representações de professores de língua inglesa sobre o uso de tradução como recurso pedagógico.
    (2021) Oliveira, Juliana Maria Ferreira de; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Nascimento, Katia Honório do
    Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar as representações de professores de Língua Inglesa (LI) sobre o uso de tradução como recurso pedagógico. Ao lançar um olhar sobre a história do ensino de línguas estrangeiras (LE), nota-se como as noções do modo de se aprender uma língua e a forma mais eficiente de ensiná-la variaram bastante desde o século XVIII. Similarmente, o papel da tradução no ensino de LE também sofreu mudanças pendulares (LEFFA, 1988). Entendendo que a constituição das identidades dos professores necessariamente transita pela formação acadêmica (SÓL, 2014) e pelos espaços institucionais em que eles atuam, esta pesquisa objetivou identificar em que medida a formação acadêmica e as metodologias de ensino de LE constituem as representações dos professores sobre tradução, além de buscar compreender em que medida a experiência docente constitui as representações dos professores sobre a temática. De caráter qualitativo, esta pesquisa não busca apontamentos generalizáveis, e, sim, um entendimento particularizado das representações dos professores envolvidos, sendo, portanto, um estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso com três professores de LI da rede pública estadual de ensino, da Região dos Inconfidentes de Minas Gerais. Os professores foram selecionados pela experiência docente em contextos diversos de ensino de LI. Para a geração de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e, após essa etapa, cada participante empreendeu uma narrativa escrita. Para empreender os gestos de interpretação, recorremos, em uma perspectiva interdisciplinar, à teoria discursiva franco-brasileira (PÊCHEUX, (1988) 2015; ORLANDI, 2005; SÓL, 2014), às noções de tradução (JAKOBSON, (1959) 2004; CASADO; GUERRERO, 1993; LUCINDO, 2006; BRANCO, 2011) e às metodologias de ensino de LE (LEFFA, 1988; LARSEN-FREEMAN, 2000; KUMARAVADIVELU, 2001; PAIVA, 2005; BROWN, 2007). Os dizeres apontam para uma representação da tradução como um recurso didático facilitador do processo de ensino/aprendizagem, para um afastamento de ferramentas prescritas por metodologias de ensino e uma busca por uma “alternativa ao método” (KUMARAVADIVELU, 2001) e para um deslocamento subjetivo das identidades dos professores e de suas representações sobre a tradução, propiciado pela interface entre teorização e prática docente.
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    Melhor do que comprar sapatos : uma análise discursiva dos aconselhamentos de Cristiane Cardoso no âmbito da Igreja Universal do Reino de Deus.
    (2020) Noronha, Raquel Nunes; Galinari, Melliandro Mendes; Galinari, Melliandro Mendes; Lima, Helcira Maria Rodrigues de; Muniz, Kassandra da Silva
    Com a presente pesquisa, tivemos o objetivo de identificar, no livro Melhor do que comprar sapatos, de Cristiane Cardoso, a propriedade do logos de orientar retoricamente o auditório para certas representações dóxicas sobre a mulher e seu papel, assim como de produzir, na enunciação, um determinado ethos como efeito possível, a partir dos pressupostos teóricos propostos por Amossy (2018). Trata-se de verificar, por meio de recursos linguísticodiscursivos, como se dá essa construção de imagem da mulher ideal, as imagens de si de Cristiane Cardoso e a maneira como essas imagens corroboram a empreitada de persuasão. Na Análise do Discurso, acreditamos que existe uma profunda relação entre a linguagem e o contexto sócio-histórico em que ela se insere e também que os discursos não podem ser conhecidos ou analisados sem que se considerem as circunstâncias em que foram produzidos. Nesse sentido, buscamos, para melhor compreender o nosso corpus, localizar o neopentecostalismo e a Igreja Universal do Reino de Deus, no âmbito das igrejas protestantes, e destacar as principais características dessa instituição, com o apoio de trabalhos do campo da Sociologia. Além disso, procuramos evidenciar de que maneira a identidade feminina é construída, no meio protestante, no universo bíblico. Por fim, na Igreja Universal, observando suas continuidades e rupturas provocadas pela Teologia da Prosperidade, também falamos sobre a “Teologia Feminista”, que tem surgido recentemente, a fim de verificar se esse segmento tem contribuído ou não para as transformações na maneira como a mulher é vista e tratada no meio cristão. Para a análise propriamente dita, à luz da Análise do Discurso e da Análise Argumentativa do Discurso, retomamos dois fundamentos aristotélicos: o ethos e o logos, interpretando-os a partir de pesquisas mais recentes, tais como Amossy (2018) e Galinari (2011). Por meio das análises, foi possível perceber que o discurso de Cristiane Cardoso constrói representações conservadoras do feminino, porém, com algumas fissuras nessas representações. Esses discursos valorizam prioritariamente antigos padrões de comportamento esperados das mulheres pela igreja e pela sociedade machista, ao mesmo tempo em que apresenta de modo desigual um discurso de emancipação financeira, que gera uma aparência de modernidade, provocado pelos valores capitalistas presentes na Teologia da Prosperidade, principal ensinamento da Igreja Universal. Portanto, o ethos de Cristiane Cardoso se arquiteta de igual modo com essas fissuras, refletindo, assim, a imagem de mulher desejada pela igreja à qual pertence, que apresenta conservadorismo em relação ao papel da mulher e traços de ilusória modernidade. Sem que haja um equilíbrio entre esses discursos, essa aparente modernidade aparece apenas para atender às demandas do capitalismo intrínsecos à Teologia da Prosperidade.