DELET - Departamento de Letras

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    Da Carta de Princípios (1979) à Carta ao Povo Brasileiro (2002) : variações ethicas do Partido dos Trabalhadores.
    (2019) Galinari, Melliandro Mendes; Pereira, Luciana de Souza
    O Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, tem sido estudado por diversos historiadores e cientistas sociais, além de ser avaliado constantemente pelas mídias e pelo senso comum quanto a mudanças de postura político-discursivas ao longo de sua existência. Neste artigo, temos como objetivo analisar o ethos institucional do PT em dois momentos históricos distintos, a saber, no momento precedente à sua fundação (1979), a partir da chamada Carta de Princípios, e no ano eleitoral em que obteve a vitória para a Presidência da República (2002), com base na Carta ao Povo Brasileiro. Com isso, pretende-se apontar como foram construídas, retoricamente, as diferentes imagens do partido nesses dois documentos, estabelecendo um contraste linguístico-discursivo panorâmico. Inicialmente, o artigo situa o surgimento do PT no contexto brasileiro e seu percurso até chegar à Presidência da República. Em seguida,no sentido de contextualizar as suas históricas mudanças, são trazidos apontamentos de cientistas políticos e historiadores, com o intuito de apresentar, por amostragem, pontos de vista controversos sobre as metamorfoses do PT. Enfim, o trabalho se atém à análise propriamente dita das cartas mencionadas, no sentido de apreender como o ethos é construído enquanto dimensão retórica. A conclusão mostra, dentre outras coisas, que, na Carta de 1979, constrói-se um partido de feição radicalmente classista, posicionando-se ao lado das massas exploradas contra as elites dominantes. Na Carta de 2002, por sua vez, tal conflito é silenciado, sobressaindo-se um ethos de caráter nacionalista e conciliador.
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    VT AENEAS AVGVSTVS : a retórica das imagens de Augusto na Eneida de Virgílio.
    (2017) Cavalheiro, Paulo Henrique Franco; Agnolon, Alexandre; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Martins, Edson Ferreira; Faversani, Fábio
    A imagem de Augusto, sobretudo após o início de seu principado, buscava centrar sua imagem em uma propaganda politico-religiosa que utilizava os mais diversos expedientes de composição, como a estatuária, numismática e a poesia. Entre as obras de seu círculo, podemos encontrar na Eneida uma das mais poderosas, complexas e perenes obras da literatura romana, emulada por diversos autores de diferentes tempos. A épica do mantuano reconstruía a lenda de Eneias, que buscava refundar Troia para seu povo após o saque e destruição pelos gregos. Ao reconstruir o mito, o poeta deixa claro o elogio a Augusto e toda a casa juliocesariana, buscando vincular sua imagem a um passado mítico e a promessa de glória sobre o governo de Augusto. Por meio de extenso material para nossa metodologia de análise, nos valemos, sobretudo, dos trabalhos de Luke (2014), Rocha Pereira (1989), Panoussi (2010) e Grebe (2004). Nesse sentido, analisamos o discurso da Eneida e os efeitos retóricos e poéticos que emergem da produção dessa obra, assim como a construção do ethos dos personagens e seus equivalentes históricos, tentando verificar, sobretudo, como a imagem de Augusto e da casa juliocesariana é elogiada em meio à miríade de emulações e referências às lendas antigas. Dessa maneira, verificamos que as imagens de Eneias e Numa são construídas ao longo do texto imbricadas na imagem do princeps, sendo cada uma, respectivamente, uma face conquistadora e pacificadora, como um elogio implícito ao governante, que buscava perenizar a declaração pública de seu pai durante sua Laudatio Funebris ao seu governo, que possuía como premissas propagandísticas a paz e a frugalidade.
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    Argumentação, definição e sociedade : o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana/MG durante as eleições municipais de 2012.
    (2016) Queiroz, Marcos Vieira de; Menezes, William Augusto; Vieira, Ubiratan Garcia; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Brittes, Juçara Gorski
    Esta dissertação visa apresentar o estudo de processos argumentativos de definição no gênero notícia, em dois jornais – A Semana e Ponto Final, na cidade de Mariana/MG, durante as eleições municipais de 2012. Esse estudo foi feito com base na teoria da argumentação desenvolvida por Perelman & Oldbrechts-Tyteca (2005), que compreendem o processo de definição num sentido amplo, não restringido ao aspecto lógico da predição direta dos objetos discursivos. Como figura argumentativa, definir compõe parte do processo de escolhas lexicais utilizados para designarem os objetos discursivos (os candidatos à eleição). A definição oratória, como é compreendida pelos proponentes do que se convencionou designar Nova Retórica, é o meio pelo qual analisaremos o ethos, a imagem de si apresentada pelos jornais. Compreender o ethos jornalístico, e suas características durante o período eleitoral, implica pensarmos as relações entre a atividade jornalística e a atividade política. Definir, escolher determinados termos que refiram os candidatos ao pleito eleitoral segundo uma intenção implícita, é o meio pelo qual as notícias argumentam, e compõe parte do ethos dos jornais. Explorar os meios textuais pelos quais se realizam o procedimento da definição oratória, explorar os contextos de produção e circulação dessas notícias, e explorar os efeitos sugeridos pelas argumentações desenvolvidas nessas notícias, são alguns dos objetivos perseguidos nesta dissertação. De maneira mais ampla, procuramos explorar o funcionamento discursivo e o papel social do jornalismo em Mariana, durante as eleições municipais de 2012.
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    Visões da realidade : Marcel Proust e o estilo.
    (2018) Belchior, Iury Almeida e; Agnolon, Alexandre; Agnolon, Alexandre; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Guirau, Marcelo Cizaurre
    Este trabalho tem por objetivo analisar a concepção de estilo do escritor francês Marcel Proust. Em um primeiro momento buscamos compreender o estilo em seus primórdios, isto é, em sua chave retórica. Para tanto, fizemos um levantamento de fontes antigas que vão de Homero até Cícero. Em seguida, analisamos as transformações que geraram a noção moderna de estilo, algumas expressões do romantismo e as diferentes perspectivas teóricas de Leo Spitzer, Roman Jakobson e Erich Auerbach. A segunda parte do trabalho consiste em, a partir desse amplo panorama histórico e teórico, analisar como o autor de À la recherche du temps perdu compreendeu o estilo. Para realizar esta etapa da pesquisa, aproximamos o romance de Proust de sua obra crítica. A percepção do estilo proustiano como procedimento eminentemente textual nos possibilitou pensar o autor como reacionário às premissas românticas sobre sujeito e linguagem. Por fim, analisamos a dimensão subjetiva da concepção proustiana de estilo, com o objetivo de verificar como o autor intentava tutelar as tensões e ambivalências que sua Busca enseja.
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    Uma retórica primordial : de Górgias de Leontini à projeção discursiva dos Black Blocs.
    (2017) Galinari, Melliandro Mendes; Oliveira, Gabriela Nascimento Rossi de
    Este artigo apresenta uma definição de Retórica a partir da obra de Górgias de Leontini, um dos mais importantes sofistas em atividade na Atenas do século V a.C. Além disso, busca demonstrar a influência de suas reflexões no pensamento de Friedrich Nietzsche para, em seguida, conectá-las à Análise Argumentativa do Discurso, tal como postulada por Ruth Amossy. Esse percurso teórico tem como objetivo resgatar uma concepção alternativa do processo argumentativo, não o reduzindo ao mapeamento exaustivo de técnicas conscientes ou tipos de argumento, como fazem algumas perspectivas herdeiras da vertente aristotélica e perelmaniana. Assim, tem-se como problema central a busca por uma definição de Retórica cada vez mais compatível com a abordagem de todo e qualquer mecanismo da estrutura da linguagem (modalizações, estruturas narrativas, ritmo etc.), o que ultrapassa a observação de tipologias de argumentos de caráter lógico ou quase-lógico. Como resultado teórico, mostra-se que a Retórica está ligada, primordialmente, à não transparência e à opacidade do discurso, o que implica em associá-la ao fato de a linguagem, em toda a sua estrutura material, não coincidir com o real. Para colocar em prática as reflexões teóricas desenvolvidas, o artigo faz uma sucinta análise de uma reportagem presente em uma revista brasileira (Revista Época), cujo tema é a atuação dos Black Blocs nas manifestações que tomaram as ruas do Brasil a partir de junho de 2013.
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    O ethos e a verdade sobre o eu na retórica da frente parlamentar evangélica.
    (2015) Galinari, Melliandro Mendes; Santos, Juliana Couto
    No campo dos estudos da linguagem, a análise do ethos tem sido bastante discutida e praticada no sentido de ressaltar a dimensão persuasiva dos discursos. Neste artigo, interrogamo-nos sobre como, de fato, a enunciação de um texto confere à sua instância de produção um “caráter”, para além da análise estrita de dados linguístico-discursivos, o que implica levar em consideração, durante a investigação, o auditório, seus valores e sua conjuntura cultural. Para tanto, partimos da análise do discurso da Frente Parlamentar Evangélica – FPE – atuante no Congresso Nacional Brasileiro, valendo-nos de textos presentes no primeiro exemplar de sua Revista. Esse procedimento é viabilizado, primeiramente, por uma reflexão sobre o ethos a partir da Retórica Sofística, representada, aqui, por Protágoras. Num segundo momento, tais reflexões são postas em prática para apreender como os textos da citada Revista poderiam, possivelmente, acarretar em “imagens de si” diferenciadas da FPE, a depender de três conceitos sofísticos: a doxa (“saberes partilhados”), o kairos (“momento oportuno”) e o nomos (“regras” e “padrões” socioculturais). Com isso, chegamos à conclusão de que o ethos é algo de relativo, e que seu acabamento final num processo enunciativo é dado em perspectiva, ou seja, pela influência retórica desses três fatores.
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    Hic ego dux milesque bonus : as armas de eros na Elegia Romana.
    (2016) Agnolon, Alexandre
    O presente artigo tem como objetivo principal discutir a representação de Eros na elegia romana a partir de exemplos tomados de poetas como Tibulo, Propércio e Ovídio. Buscar-se-á demonstrar que a imago do deus entre os poetas elegíacos romanos serve tanto para figurar, alegoricamente, a própria poesia elegíaca e o sofrimento amoroso, pois que o deus figura a militia amoris e a seruitium amoris, como para representar o éthos da persona loquens elegíaca. Nesse sentido, Eros, bem como a incorporação, em dimensão poética, de imagens de natureza bélica, é expediente programático, já que mediante estratégia visualizante os poetas elegíacos figuravam princípios retórico-poéticos do gênero.
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    A profanação do corpo místico (sobre A menina morta, de Cornélio Penna).
    (2014) Maciel, Emílio Carlos Roscoe
    Leitura de A menina morta, de Cornélio Penna, este ensaio explora as tensões entre poder, retórica e representação no romance, tomando como ponto de partida os idiossincráticos jogos de elipse e ironia dramática que organizam a narrativa.
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    Das variações ethicas do Partido dos Trabalhadores : uma análise retórico-discursiva.
    (2016) Pereira, Luciana de Souza; Galinari, Melliandro Mendes; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Pinto, Carlos Fernando Jáuregui
    Em 1979, foi criado o Partido dos Trabalhadores (PT), com o objetivo de atuar como um instrumento de luta de classes dos menos favorecidos, conforme aponta a sua Carta de Princípios. No entanto, diferentes segmentos sociais vêm discutindo acerca de uma possível traição (ou não) do partido aos princípios originais que nortearam a sua fundação, principalmente após a eleição de Lula em 2002 e das mudanças de “tom” na oratória do PT. A partir disso, esta dissertação tem o objetivo de analisar como os índices linguísticos de modalização contribuem, discursiva e retoricamente, para a apreensão das diferentes imagens enunciativas/institucionais do Partido dos Trabalhadores (seus discrepantes ethè), a partir da comparação entre discursos de momentos políticos distintos (entre 1979 e 2010), numa tentativa de assimilar os tipos de adesão que tais ethè partidários poderiam provocar junto à sociedade. No plano teórico, o trabalho enquadra-se nos estudos retórico-discursivos e, portanto, engloba as reflexões da Retórica Aristotélica somadas a algumas Teorias da Argumentação contemporâneas (principalmente Ruth Amossy), buscando articular esses domínios para a compreensão da persuasão. Além disso, embasa-se também em estudos das Ciências Políticas e da História, no sentido de contextualizar a situação do Brasil do ponto de vista econômico, político e social, com a finalidade de ancorar as análises discursivas empreendidas. Nas análises, observamos que os discursos da primeira fase do PT (1979-1987) apontam para um ethos edificado na necessidade de apresentar-se como um novo partido, voltado exclusivamente aos interesses populares dos trabalhadores e explorados. Nota-se a predominância de um ethos militante, combativo e dedicado à luta e à defesa dos direitos desse segmento social, caracterizando uma imagem acentuadamente classista. Já os discursos da segunda fase (2002-2010), apontam para um ethos que se volta para o realce das conquistas partidárias, com destaque para o campo econômico e mercadológico, sem perder de vista o foco na questão social. Nesse arco de tempo, percebe-se uma imagem em que predomina um viés de nacionalismo e de união entre as classes, contraditória com o ethos classista que se extrai da fase anterior. Ressalta-se, por fim, que tanto as imagens partidárias analisadas, quanto seus efeitos prováveis na esfera pública, se tratam de possibilidades ressaltadas por este trabalho, pois um mesmo ethos poderia desencadear reações diversas (positivas ou negativas) diante das características e crenças políticas do auditório, ou seja, de sua vinculação à doxa.
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    Os ''políticos de Cristo'' : uma análise retórica do ethos fundador da Frente Parlamentar Evangélica.
    (2015) Santos, Juliana Couto; Galinari, Melliandro Mendes
    Esta dissertação tem por objetivo analisar o funcionamento do ethos da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) no momento de sua fundação (2003), por meio do número 1 da sua revista, que foi lançada em 2004, averiguando como ele, o ethos, apresentou-se discursivamente à sociedade brasileira como um todo. Para tanto, este trabalho irá estabelecer uma interface entre a Análise do Discurso, a Retórica e as Ciências da Religião. Neste trabalho, a perspectiva de discurso utilizada por nós baseia-se na retórica sofística de Protágoras e Górgias, assim como os estudos retóricos de Aristóteles, que se constituem como importantes referenciais. Os estudos desses antigos filósofos da linguagem nos ajudarão a apreender uma das três provas retóricas mais estudadas no campo da persuasão: o ethos. Os estudos retóricos contribuem eficazmente tanto para o estudo da imagem construída pela FPE, ou seja, do seu caráter moral construído discursivamente (ou das formas pelas quais ela se mostraria “digna de fé”), quanto das teses e visões de mundo erigidas pelo logos (suas visões políticas da realidade). Para a apreensão do ethos, utilizaremos alguns mecanismos de linguagem, como os dêiticos, os modalizadores e a polifonia, ou seja, elementos que funcionarão como ponto de partida para a apreensão linguístico-discursiva da imagem criada pela FPE. Também nos reportamos e embasamos nossa dissertação nos trabalhos realizados pelos estudiosos das ciências da religião, os quais nos ajudaram a compreender as condições de produção do nosso objeto. Como conclusão, acredito que a imagem encontrada por nós na Revista da Frente foi a de um ethos que se estilhaça em inúmeros pedaços, mas que, no entanto, são fragmentos de uma mesma imagem. Além disso, há uma relativização desses ethos, pois como vimos no referencial teórico, a verdade seria relativa, dependendo de fatores como auditório, valores compartilhados (doxa), momento oportuno (kairós) e o contexto social (nomos) em que o discurso é proferido.