DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 13
  • Item
    Meninas da FEBEM : uma análise de narrativas de ex-internas da FEBEM de Ouro Preto.
    (2019) Ferreira, Luciana de Fátima; Menezes, William Augusto; Pena, Elke Beatriz Félix; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas de vida de quatro ex-internas da FEBEM de Ouro Preto com a finalidade de compreender como a experiência de terem vivido em uma instituição como essa pode ter contribuído para a formação de suas identidades; com a premissa de que existe um estigma relacionado a essa instituição, analisaremos as estratégias utilizadas em narrativas de ex-internas que se relacionam ao estigma. Outro objetivo que nossa pesquisa possui é o de tentar compreender como se formou a memória coletiva dessas exinternas, a partir do exame da materialidade discursiva e representações que apresentam em suas narrativas.
  • Item
    Representações de si nos discursos feministas em práticas midiáticas digitais.
    (2019) Souza, Nayara Iris Silva e; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato de
    Os grupos minoritários se encontram, no decorrer da história, em desvantagem nas diversas facetas da vida social, visto que vivemos em uma sociedade patriarcal onde imperam ideais de masculinidade e feminilidade. Nesse contexto, a presente pesquisa busca compreender como os grupos de mulheres feministas e militantes constroem espaços de resistência na mídia on-line. Em especial, nossos objetivos são (i) analisar as estratégias discursivas que são utilizadas pelas mulheres que se declaram feministas e militantes na busca de igualdade de gênero na sociedade, ou seja, como esse espaço de luta é concebido, e (ii) identificar as estratégias discursivas que colaboram para a construção do ethos da mulher contemporânea como resistência política. Esta dissertação analisa 02 perfis individuais de figuras públicas do Facebook, Djamila Ribeiro e Márcia Tiburi, e dois ambientes de representatividade coletiva, sendo eles, um blog Não me Kahlo e uma Revista on-line, AzMina, entendendo-os como objetos midiáticos de grande visibilidade. É um trabalho de cunho qualitativo e documental. O quadro teórico metodológico foi construído com base nos princípios da Análise do Discurso: introduzimos BRANDÃO (2014); BENVENISTE (1989); BAKHTIN (2006); MAINGUENEAU (1997). Em seguida, o aporte teórico escolhido para discussões a respeito do ethos baseia-se em AMOSSY (2005, 2018) e CHARAUDEAU (2016). Além disso, trazendo um panorama do movimento feminista, o texto se apoia em BEAUVOIR (2006, 2016) e TIBURI (2018), e, por fim, para compreender os movimentos sociais em rede, nos estudos de CASTELLS (2017). Por meio da Análise do Discurso, buscamos compreender como a mídia on-line, como plataforma de propagação do discurso, auxilia na construção de novas realidades, neste caso a identidade e a imagem da mulher e do feminino. É possível dizer, de modo a sintetizar que, as mulheres buscam, através de seus discursos, uma nova forma de serem representadas socialmente, desempenhando papel de mulher ativa, desconstruindo o padrão hegemônico de mulher passiva.
  • Item
    Da Carta de Princípios (1979) à Carta ao Povo Brasileiro (2002) : variações ethicas do Partido dos Trabalhadores.
    (2019) Galinari, Melliandro Mendes; Pereira, Luciana de Souza
    O Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, tem sido estudado por diversos historiadores e cientistas sociais, além de ser avaliado constantemente pelas mídias e pelo senso comum quanto a mudanças de postura político-discursivas ao longo de sua existência. Neste artigo, temos como objetivo analisar o ethos institucional do PT em dois momentos históricos distintos, a saber, no momento precedente à sua fundação (1979), a partir da chamada Carta de Princípios, e no ano eleitoral em que obteve a vitória para a Presidência da República (2002), com base na Carta ao Povo Brasileiro. Com isso, pretende-se apontar como foram construídas, retoricamente, as diferentes imagens do partido nesses dois documentos, estabelecendo um contraste linguístico-discursivo panorâmico. Inicialmente, o artigo situa o surgimento do PT no contexto brasileiro e seu percurso até chegar à Presidência da República. Em seguida,no sentido de contextualizar as suas históricas mudanças, são trazidos apontamentos de cientistas políticos e historiadores, com o intuito de apresentar, por amostragem, pontos de vista controversos sobre as metamorfoses do PT. Enfim, o trabalho se atém à análise propriamente dita das cartas mencionadas, no sentido de apreender como o ethos é construído enquanto dimensão retórica. A conclusão mostra, dentre outras coisas, que, na Carta de 1979, constrói-se um partido de feição radicalmente classista, posicionando-se ao lado das massas exploradas contra as elites dominantes. Na Carta de 2002, por sua vez, tal conflito é silenciado, sobressaindo-se um ethos de caráter nacionalista e conciliador.
  • Item
    O rompimento da Barragem de Fundão (Mariana - MG) : análise contrastiva das estratégias da mídia de referência e da mídia radical na construção do acontecimento discursivo e no enfrentamento dos seus problemas e impactos no primeiro ano da tragédia.
    (2018) Pazza, Janaína; Menezes, William Augusto; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Pena, Elke Beatriz Félix
    Esta dissertação de mestrado tem por objetivo realizar uma análise contrastiva dos discursos da Folha de São Paulo e do Portal do Movimento de Atingidos por Barragens nas notícias publicadas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), durante o primeiro ano da tragédia, através dos estudos de M. Bakhtin (Dialogismo), de P. Charaudeau (Teoria Semiolinguística), de J. Downning (Mídia Radical) e de L. G. Motta (Análise Crítica da Narrativa). O trabalho tem início com a definição das teorias dos autores citados, com uma explanação dos pontos pertinentes desses estudos em relação à pesquisa. Em seguida, explicamos como o corpus foi constituído, para, enfim, descrever a análise das notícias das duas mídias, a partir de quatro categorias analíticas: Dispositivo; Construção Narrativa; Imagens de Si e do Outro; e Orientação Argumentativa.
  • Item
    Semântica das metáforas : uma análise cognitivo-discursiva dos processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016.
    (2018) Costa, Daiman Oliveira da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Mari, Hugo
    Desde a década de 1980, os estudos que se dedicam a avaliar as relações entre pensamento e linguagem têm se expandido de modo notável e, inevitavelmente, implicam um diálogo direto com outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a presente dissertação é produto de uma investigação que se propôs a analisar como determinados recursos da linguagem, articulados por meio do discurso, são capazes de impactar a interpretação da experiência factual, influenciar o comportamento dos receptores e, até mesmo, impulsionar reconfigurações na esfera política. Para tanto, priorizou-se a análise dos principais processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016, com o intuito de mapear o funcionamento semântico-cognitivo, a atuação discursiva e as implicações pragmáticas de determinadas metáforas que, amplamente difundidas, tiveram significativa e recorrente participação no discurso das manifestações populares e na narrativa midiática sobre a conjuntura política deste período. Portanto, a análise realizada é interdisciplinar e divide-se em três partes. O primeiro capítulo intitula-se A experiência pela via da linguagem e disserta sobre os modos de apreensão e representação da realidade por meio dos recursos facultados pela linguagem e, também, introduz uma breve análise sobre a crise político-econômica brasileira. O segundo capítulo intitula-se Metáfora e metaforização e concentra-se em delimitar o referencial teórico utilizado pela pesquisa. Por fim, o terceiro capítulo, intitulado A metaforização na esfera política, dedica-se a rastrear e avaliar as referências, as estratégias e os impactos das metáforas selecionadas. Com isso, objetivou-se a realização de uma análise qualitativa das metáforas e de seus efeitos pragmáticos sobre a interpretação da experiência em um determinado período sócio-histórico e concluiu-se que a metaforização, além de ser um dos recursos semântico-cognitivos mais essenciais da existência humana, foi utilizada como estratégia discursiva para fomentar reconfigurações políticas no período em questão.
  • Item
    Entre o autoral e a escrita coletiva : identidades, discursos e performances nas piXações urbanas.
    (2017) Araújo, Maria Carolina da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Galinari, Melliandro Mendes; Souza, Ana Lúcia Silva
  • Item
    Performatividade, (des)colonialidade e políticas linguísticas : a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras.
    (2017) Vieira, Naiara de Paiva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Couto, Lígia Paula
    Para esta pesquisa de mestrado embasamos nos estudos pós-modernos de linguagem e de identidade. Partindo então dos estudos de Austin (1990) sobre “atos de fala”, em que o autor considera a linguagem como ação e, por isso, os sujeitos que fazem uso dela como agentes sociais, consideramos fundamental a análise dos discursos de professores de espanhol para atingir (e transcender) os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo principal: analisar os impactos para as identidades de professores de língua espanhola causados pela experiência com a docência. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: 1) dissertar como a visão performativa da linguagem ajuda na compreensão da fragmentação da identidade de professor; 2) identificar, partindo da discussão sobre (des)colonialidade, qual a visão de língua/língua espanhola está presente no imaginário discursivo dos professores; 3) verificar se a atuação em diferentes áreas de ensino impacta de forma diferente o ensino de língua espanhola e 4) entender o porquê do entendimento de algumas pessoas de que o espanhol dos latinohispânicos é um espanhol de menor importância. Para a escrita dessa dissertação, embasamos em alguns teóricos como: Bauman (2005) e Hall (2005) e suas visões pósmodernas de identidade e cultura; utilizamos da teoria de Fanon (1968) e Hall (2003) sobre o conceito de pós-colonial e a noção de descolonialidade; também trazemos a teoria de Mignolo (2006, 2008) e Walsh (2006) sobre a importância da interculturalidade no ensinoaprendizagem de línguas. Bagno (2003) nos sugere que o preconceito linguístico é na verdade um preconceito social, então com essa pesquisa procuramos também contribuir com o rompimento de pensamentos sociais hegemônicos que consideram a variação espanhola europeia como a mais “digna” de ser ensinada por ser falada por europeus. Considerando também a dificuldade do quadro atual em que se encontra o ensino de espanhol no Brasil, percebemos uma pesquisa como esta fundamental para tentarmos compreender mais sobre a(s) identidade(s) desses professores de espanhol e sobre o ensino de espanhol no Brasil.
  • Item
    A discursivização dos gêneros na atividade comunicativa.
    (2011) Galinari, Melliandro Mendes
    Abordamos, aqui, a questão dos gêneros discursivos/textuais de um ponto de vista sóciocomunicativo, no intuito de buscar apreender o valor de uso de tais categorias nas interações verbais. Buscamos alcançar, assim, pelo caminho singular dos gêneros, subsídios teóricos para interpretar os possíveis efeitos de sentido dos discursos. Em termos gerais, o trabalho mostra que a questão dos gêneros, na perspectiva aqui defendida, constitui uma etapa necessária (dentre outras) nos processos de análise de corpora empreendidos pela Análise do Discurso.
  • Item
    Estratégias discursivas na construção do poder nos jornais marianenses O Germinal e o Cruzeiro (1930).
    (2015) Flausino, Gabriele Cerceau; Menezes, William Augusto; Paulinelli, Maysa de Pádua Teixeira
    A presente pesquisa dedica-se ao estudo das práticas discursivas relacionadas à construção do poder político nacional e local, em 1930, a partir de dois jornais de circulação na cidade de Mariana (MG), quais sejam: o jornal O Germinal – Órgão Oficial do Partido Republicano no Município – e o jornal O Cruzeiro – Órgão Oficial da União dos Moços Católicos no Município. O primeiro, criado pelos militantes do Diretório Municipal do PRM, em 1905, teve como principal colaborador o chefe político Dr. Gomes Freire de Andrade – republicano histórico, senador e Chefe do Executivo marianense, por quase três décadas; o segundo, vinculado à hierarquia eclesiástica da Arquidiocese de Mariana, no período em que era arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, constituiu-se como importante organismo de formação da opinião entre habitantes da cidade, entre 1929 e 1935. Em 1930, esses dois jornais tiveram papel fundamental na construção da narrativa A Revolução de 1930, participando de maneira assídua na constituição dos acontecimentos, podendo ser classificados, respectivamente, como Jornal Tribuna-política e Jornal Tribuna-religiosapolítica. A questão central da pesquisa consistiu em saber como esses dois periódicos colocaram em ação, nesse cenário de disputa política em torno do poder, as suas estratégias discursivas, em especial na organização narrativa e na orientação argumentativa. A partir dessa problemática, examinou-se como essas estratégias relacionavam-se à persuasão, no que diz respeito às imagens de si e às emoções no discurso, e quais foram as soluções encontradas para a crise de poder, segundo as narrativas jornalísticas, tanto para a situação nacional, quanto para a situação na cidade de Mariana. A pesquisa privilegiou dois eixos de análise: (i) a análise da narrativa, a partir de formulações da tradição neste campo e, sobretudo, tendo em conta uma formulação discursiva para o estudo da narrativa; e (ii) a análise argumentativa, centrada no estudo dos procedimentos semânticos e discursivos, bem como nos efeitos de ethos e de patemização. Para tal, foram utilizadas, principalmente, as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, e a Análise Crítica da Narrativa, de Luiz Gonzaga da Motta. O corpus da pesquisa, formado por textos de quatro edições de cada um dos jornais, foi coletado junto ao Acervo Particular Rafael Arcanjo, que se encontra disponível junto ao Centro de Pesquisa Linguagem, Memória e Tradução (CPLMT-UFOP).
  • Item
    Os “black-blocs” brasileiros : vândalos ou ativistas? A construção retórico-discursiva em revistas brasileiras.
    (2015) Oliveira, Gabriela Nascimento Rossi de; Galinari, Melliandro Mendes
    No início de junho de 2013, inúmeras manifestações populares ocorreram nas principais capitais do Brasil, abrangendo vários temas como o aumento anunciado dos preços das taxas de transportes, os gastos públicos em eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a corrupção política em geral. Durante as Jornadas de Junho, “ataques diretos” foram alvos de críticas: políticos e os grandes grupos de comunicação brasileiros noticiaram os protestos mais violentos sob o rótulo de “vandalismo", enquanto muitos jornais internacionais como o portal francês Rue89, criticaram a cobertura de massa do Brasil como parcialmente a favor da “versão oficial”. Diante disso, os Black-Blocs entraram na “ordem do dia” no Brasil, ocupando as ruas e as manchetes de jornais e revistas como até então nunca acontecera, o que, por um lado, denota sua presença marcante nas manifestações e, por outro, um investimento midiático na construção de sua imagem. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar, mapear e analisar as imagens do que se convencionou chamar de “Black-Bloc” em discursos midiáticos. A estrutura metodológica é norteada pelos procedimentos gerais da AD, a partir da seleção e organização do corpus de um total de 4 (quatro) reportagens cujo tema central são os Black-blocs, no período de junho a novembro de 2013 nas revistas Veja, Carta Capital, Época e Caros Amigos. O trabalho partiu de estudos da retórica antiga e da apropriação desse referencial realizada por Ruth Amossy no quadro contemporâneo da Análise do Discurso. Em seguida, foram levantados os dados sobre as condições de produção do corpus selecionado. Por fim houve a identificação, mapeamento e análise das formas referenciais presentes no corpus, assim como dos mecanismos de descrição e narração; e análise do funcionamento argumentativo desses elementos textuais com base nas suas condições institucionais de produção. Como resultado, temos duas imagens próximas e negativas dos Black-blocs em Época e Veja e outras duas imagens próximas e positivas da tática Black-bloc em Carta Capital e Caros Amigos com nuances que variam conforme às noções de visada e dimensão argumentativa em cada discurso. Verificamos também particularidades que giraram em torno de um ethos pretenso e ethos possíveis a partir de diferentes auditórios, e o mesmo em relação a um pathos pretendido e pathos possíveis em públicos distintos. Ao final do trabalho, acreditamos que o discurso jornalismo com seu poder simbólico, deve ser uma ferramenta para potencializar uma forma de organização social que possibilite a emancipação dos seres humanos ao contrário de uma naturalização das relações sociais hegemônicas sob o domínio da burguesia e do modo de produção capitalista.