DELET - Departamento de Letras
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Item Mário de Sá-Carneiro sob a mira do homoerotismo.(2011) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deApresentação de perspectiva renovada de leitura do poeta português. Exercício de leitura crítica da Literatura Portuguesa, considerando parâmetros do comparatismo, na perspectiva aberta pelo olhar homoerótico, como um olhar diferenciado para a leitura da literatura.Item As paralelas que se encontram : elucubrações acerca da leitura de “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu.(2010) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO artigo pressupõe a análise de um texto, sob a perspectiva do olhar homoerótico. Em termos de linguagem, o homoerotismo manifesta uma poética do olhar, na insinuação de formas, na dança dos gestos e na possibilidade do encontro. A tradução desses dêiticos para a ficção é o passo a mais dado por Caio Fernando Abreu: sua expressão para os desejos por meio de palavras. A releitura que aqui se apresenta busca tirar proveito da imagem de uma impossibilidade: o encontro de duas retas paralelas, para falar da “infinitude” de possibilidades de leitura que um texto suscita.Item Nacionalidade como metáfora : fronteira (possíveis?) entre Literatura e História.(2000) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO presente texto defende a possibilidade de se delinear outras perspectivas da leitura da nacionalidade, considerada enquanto metáfora cultural de uma realidade político-social. O artigo não desenvolve em profundidade a análise das narrativas referidas, pela simples razão de que se quer apenas problematizar a questão. A teorização implícita refaz os encaminhamentos até aqui realizados pelos estudos de História e historiografia, apontando para possibilidades do exercício crítico dessa escrita no campo do literário numa perspectiva absolutamente independente dos parâmetros positivistas. Sem se deter em pormenores de ordem teórica, esse artigo apresenta pontos de vista diferenciados para a leitura do "cânone" tomado como uma construção discursiva da crítica, sem o poder de definir ou. mesmo legitimar a produção ficcional de qualquer autor. Assim, a leitura que se produz a partir desse operador, a "nacionalidade" não referenda o cânone já estabelecido, mas busca demarcar o campo de consolidação de cânones outros, que são fruto de leituras e releituras, a partir de "protocolos" que tornam a operacionalizar os mesmos conceitos.Item Entre a ordem e o caos, a farofa das ides, de Embla Rhodes.(2013) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de; Lara, Maria das DôresO artigo faz uma apresentação do romance A farofa das Ides, de Embla Rhodes, destacando suas qualidades estruturais e enfatizando a sua proposta de renovação de cânones narrativos, sem expressa preocupação “teórica”. A opção pelo caráter “simples” da apresentação se justifica pela marca estilística do autor que, num exercício de ficcionalização de dados concretos, constrói narrativa instigante de leve saber policial, o que identifica a personalidade do texto do autor. A apresentação aponta para a prática da tentativa de renovação do gênero, operacionalizado por dicção narrativa particular. O romance revela extrema preocupação com a ficcionalização dos referidos dados, numa perspectiva crítica e irônica do processo mesmo de narrar.Item Diogo Mainardi e uma(sua) nacionalidade outra.(2008) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO presente artigo procura desenvolver uma leitura do romance de Diogo Mainardi, Contra nação, considerando a possibilidade de enxergar no texto referências a um discurso de desconstrução da idéia de nação. A leitura depreende do texto uma possível discussão da dicotomia moderno X pós-moderno, dado que a paródia e a ironia permeiam o discurso ficcional, fazendo emergir do texto referências aparentemente desvinculadas de sua leitura.