DELET - Departamento de Letras
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Item Pode uma literatura imensa?(2019) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO romance de Frederico Lourenço, Pode um desejo imenso(2005), oferece oportunidade de retorno a Camões, desta feita, por meio de uma leitura ficcionalizada. O presente artigo tenta esmiuçar essa ficcionalização – a realizada pelo romance – abordando o texto do romance pelo viés da Psicanálise. O movimento privilegia o contorno intertextual da “leitura” que o narrador do romance oferece ao leitor. Partindo deste pressuposto, o artigo se desenvolve buscando apontar como a leitura ficcionalizada, que o texto do romance apresenta, deixa aberta a possibilidade de releitura do próprio Camões. Os argumentos ficcionais utilizados pelo narrador do romance são a chave para o retorno a Camões, desta feita, inusitado pela articulação intertextual que se propõe. O campo da Literatura Comparada é o perí- metro crítico e teórico por onde a proposta do artigo se desenvolve. A Psicanálise, como referido, desempenha seu papel instrumental, sustentando algumas das hipóteses apresentadas pelo artigo.Item Metonímias do desejo.(2016) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO presente artigo tenta articular leitura comparativa de três textos fragmentos de um romance, uma carta e fragmentos poéticos (de Guimarães Rosa, António Nobre e Álvaro de Campos, respectivamente) sob o signo da ausência do corpo. Na textualidade de cada um dos gêneros contemplados pelo olhar do leitor, a corporalidade se faz ausente de formas diferenciadas, articulando discursos metonímicos de um mesmo desejo, ainda que não necessariamente nominado. A perspectiva comparatista e o aparato psicanalítico se fazem operacionalmente interessantes e eficazes.Item Mário de Sá-Carneiro sob a mira do homoerotismo.(2011) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deApresentação de perspectiva renovada de leitura do poeta português. Exercício de leitura crítica da Literatura Portuguesa, considerando parâmetros do comparatismo, na perspectiva aberta pelo olhar homoerótico, como um olhar diferenciado para a leitura da literatura.