DELET - Departamento de Letras

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    O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas : um estudo sobre identidades docentes.
    (2018) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Lara, Kelly Anjos; Couto, Dores
    O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as representações dos professores de língua inglesa da rede pública de duas cidades da Região dos Inconfidentes no que tange à aprendizagem dessa disciplina em escolas públicas. Torna-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades subjetivas e sobre pontos de singularidade na formação desses professores, bem como os desdobramentos desse processo para os contextos de formação docente. A trajetória teórico-metodológica ancora-se no atravessamento das perspectivas dos estudos sobre motivação (MASTRELLA e NORTON, 2011) e das representações sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) estrangeira(s) - LE (SÓL e NEVES, 2012). Vinte e nove professores participaram do estudo; para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados em duas etapas. Os resultados mostraram que, nos discursos dos professores, ecoam representações dos alunos como desmotivados, seja pela falta de referencial familiar ou por questões externas ao ensino da LE como um todo. Além disso, grande parte desses professores se mostrou desamparados pelos setores públicos de educação, alegando que não suprem suas expectativas e/ou necessidades. Concluindo, o presente estudo subsidia reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês ao investir na escuta dos professores, levantando questões inquietantes sobre a (des)construção identitária dos docentes.
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    O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola.
    (2010) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
    Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.
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    Representações de professores de inglês da escola pública : o olhar sobre o aluno e o espaço escolar.
    (2012) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Neves, Maralice de Souza
    Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Assim sendo, este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apoia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores de ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.