DELET - Departamento de Letras
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Item Respostas no tempo : relação mnemônica entre Cartas Chilenas e Resposta às Cartas Chilenas.(2012) Quintino, Sara Helena; Menezes, William AugustoNo presente artigo, focalizamos a relação mnemônica entre Cartas Chilenas, obra setecentista atribuída a Tomás Antônio Gonzaga, e Respostas às Cartas Chilenas, do poeta Napoleão Valadares, escrita em 1991. Situando-nos no âmbito dos estudos da linguagem, optamos por uma via discursiva para descrição e interpretação dessa relação, em que se realçam aspectos literários, sociopolíticos e culturais da memória. Para isso, aproximamos as noções de dialogismo (Bakhtin) e de memória (Charaudeau), com destaque para as três dimensões desta: a memória de signos, a memória de situações e a memória de discursos. Percebemos que a inserção de Respostas às Cartas Chilenas na memória faz emergir – em meio à tradição satírica e denúncias do mau governo – um conjunto de valores sociopolíticos encenados como argumentos de combate ao governo do então presidente Fernando Collor de Mello. Assim, a relação mnemônica entre tais obras contribui para o projeto persuasivo de Valadares.Item Um estudo discursivo de Cartas Chilenas : construção retórica e representações da memória.(2012) Quintino, Sara Helena; Menezes, William AugustoNeste trabalho, propomos um estudo sobre os processos discursivos de inscrição e representação da obra Cartas Chilenas na história oficial da nação como discurso constituinte do mito da Inconfidência Mineira. Esse estudo comporta três níveis de análise: (I) abordagem conceitual em torno das relações entre memória e discurso dirigida para a apreensão das memórias discursivas subjacentes às sátiras coloniais como acontecimento discursivo que irrompe de práticas sociodiscursivas específicas do período; (II) elaboração teórica em torno dos principais mecanismos discursivos inerentes à prática de representação da memória cultural da Região dos Inconfidentes que atendia às finalidades políticas do governo republicano, em consonância com os institutos históricos, de estabelecer um projeto de nação que promovesse o sentimento de pertencimento entre os indivíduos; (III) análise retórico-discursiva de Cartas Chilenas voltada para o exame enunciativo das formas de interação entre os sentidos estabelecidos pela tradição republicana e aqueles que o discurso das sátiras sustentam no interior de seu arranjo retórico. Tal percurso teórico-analítico foi delineado segundo o conjunto de elaborações desenvolvidas no campo do discurso, em especial da Teoria Semiolinguística, considerando também seus possíveis diálogos com os estudos culturais e historiográficos. A reflexão central incide sobre a relação entre memória discursiva e memória cultural que foi posta em evidência no desenvolvimento da noção de “jogo mnemônico” e de seus desdobramentos no plano da representação discursiva.