DELET - Departamento de Letras
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Resultados da Pesquisa
Item Apresentação da obra.(Pimenta Cultural, 2023) Ambrósio, Márcia; Pimenta, Viviane RaposoItem Pausas poéticas.(Pimenta Cultural, 2023) Pimenta, Viviane RaposoItem Prefácio dos memoriais docentes de Santa Cruz do Escalvado.(Pimenta Cultural, 2023) Pimenta, Viviane RaposoItem Prefácio dos memoriais dos(as) professores(as) do munícipio de Rio Doce (MG).(Pimenta Cultural, 2023) Pimenta, Viviane RaposoItem O olhar de professores brasileiros e franceses sobre O PISA : convergências e diferenças.(PUC Minas, 2023) Pimenta, Viviane Raposo; Silva, Sibely OliveiraItem Escre(vidas) docentes : as rochas do conhecimento.(Pimenta Cultural, 2023) Ambrósio, Márcia; Pimenta, Viviane RaposoItem Saberes mobilizados na elaboração e gestão de um projeto de intervenção pedagógica : uma proposta de letramento docente.(2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Coelho, Rosemary Cândido; Pimenta, Viviane RaposoItem Um estudo sobre a violência a partir do texto literário “a confissão da leoa”.(2022) Silva, Viviani Carla da; Pimenta, Viviane Raposo; Morais, Alessandra Fonseca deO presente trabalho propõe uma análise da violência vivenciada por mulheres de Kulumani, dentro de tradições culturais, históricas e sociais, nas personagens do romance “A confissão da leoa” (2012), de Mia Couto.A obra literária apresenta a submissão, opressão, o silenciamento, a violência dessas mulheres recortadas a partir das personagens de Hanifa Assulua, Silência e Mariamar. Para analisar o corpus desse trabalho foram abordadas as teorias de Jaime Ginzburg (2013), Rildo Cosson (2006), Antonio Cândido (2006), a importância da etnografia literária e, Mia Couto como sujeito-escritor (etnográfico), juntamente com alguns conceitos sobre violência que dialogam com as teorias apresentadas.Item Escrita acadêmica no campo da educação : orientação retórica em introduções e conclusões de artigos científicos.(2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Oliveira, Adilson Ribeiro de; Raposo, Kariny Cristina Souza; Pimenta, Viviane RaposoEm tempos de acirrada política neoliberal comprometida com o produtivismo acelerado, o artigo é uma das formas de comunicação que mais circulam no âmbito acadêmico-científico, objeto sobre o qual recaem muitos dos índices de ranqueamento institucionais e é ele próprio tema recorrente de estudos vinculados aos estudos do letramento, à didática da escrita e aos estudos do discurso. Encontramos em Swales (1990) propostas que buscam articular saberes de campos teóricos distintos que podem contribuir para a didática da escrita acadêmica. Nessa seara, o objetivo principal deste estudo é compreender como a orientação retórica de introduções e conclusões dos artigos científicos da área da Educação se faz presente na composicionalidade, no estilo e no desenvolvimento temático desse gênero. Trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é composto por 16 artigos da área da Educação, tendo sido os periódicos avaliados como Qualis A1, no quadriênio Capes 2013-2016. Os resultados revelam a presença dos movimentos retóricos apontados por Swales, por meio das estratégias discursivas de engajamento e posicionamento (HYLAND, 2015), e contribuem para a composicionalidade do gênero. Apesar disso, não é possível afirmar, como descrito por Swales, que tais movimentos sejam de ordem obrigatória. Verificou-se também que as configurações de escolhas sistemáticas de linguagem devem ser compreendidas no interior de um campo disciplinar e que o texto reflete as escolhas e as limitações que atuam sobre os autores.Item Entre o fazer e o pensar sobre o fazer : os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico.(2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane RaposoNeste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento desse profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária, realizado no período da pandemia do Covid-19. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.