DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Uso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos : uma análise à luz dos pressupostos do letramento visual.
    (2023) Paula, Vanessa Souza de; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Silva, Giselli Mara da
    O objetivo desta pesquisa foi investigar como a seleção de imagens pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos inseridos no ensino fundamental I, matriculados em escolas inclusivas na Região dos Inconfidentes. Para tanto me ancorei em autores da área dos Estudos Surdos, que defendem, primeiramente, as identidades linguísticas e culturais dos surdos e, a partir delas, por meio das línguas de sinais como base comunicativa, o ensino da segunda língua, na modalidade escrita. O Letramento Visual foi elencado como o arcabouço teórico orientador que embasou a construção das atividades didáticas propostas e aplicadas com os alunos pesquisados. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, de natureza aplicada, através da pesquisa-ação, comumente associada às Ciências Sociais. A pesquisa foi realizada com três estudantes surdos, em três escolas diferentes: uma estadual, em um subdistrito de Ouro Preto-MG; outra estadual, em um distrito de Mariana-MG; e uma escola municipal na sede de Mariana-MG. As atividades propostas foram embasadas pelos conceitos do Letramento Visual, com o intuito de investigar se as imagens “astuciosas” contribuem, e como, para esse processo. Ao término da pesquisa, a conclusão a que se chegou é que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto imagético, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.
  • Item
    O recurso imagético como estratégia no ensino de português para surdos como segunda língua.
    (Editora CRV, 2023) Miranda, Dayse Garcia; Freitas, Luciana; Paula, Vanessa Souza de