DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Educação de surdos : reflexões e práticas.
    (Editora CRV, 2023) Miranda, Dayse Garcia; Pinheiro, Rodrigo Carlos; Freitas, Luciana
  • Item
    Portuguese language textbook adapted to Brazilian Sign Language : analysis of a second language didactic activity to deaf children.
    (2022) Miranda, Dayse Garcia
    This paper aims to present and analyze an episode regarding the application of a didactic activity, in the written modality, on the study of the Portuguese Language related to Alphabetical Order, withdrawn from a Portuguese Language TB2 adapted to Libras3 . The participants in this investigation are deaf fifth-grader elementary school students in a special and bilingual school, public system, in the state of Minas Gerais, Brazil. The respondents’ answers reveal that the intention to promote a second language learning environment, led by a pedagogical activity that has not been experienced in their first language, makes it unfeasible to access and reflect on L2.4 The sign language adaptation of the didactic activity did not help the understanding of the exercise proposal as in the Portuguese language. In summary, it is evinced that didactic materials with proposals for adaptation and accessibility in SL5 for deaf students are inadequate and do not build learning in L2.
  • Item
    Letramento visual : um possível caminho para a criança surda chegar à escrita.
    (2020) Miranda, Dayse Garcia
    Este artigo propõe apresentar uma reflexão sobre o Projeto de Iniciação Científica vinculado ao Departamento de Letras da UFOP, realizado no ano de 2016, que objetivou investigar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, a partir do uso da Língua de Sinais (LS) como base comunicativa, em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana-MG, que possuía 2 (dois) alunos surdos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, foi determinante ao projeto que todo o processo de ensino-aprendizagem da LP para surdos fosse realizado, inicialmente, com o ensino da LS e, a partir daí, construíssem possibilidades quanto ao uso da LP escrita. Intencionou-se um trabalho diferenciado ao propor sua realização em sala de aula e com a participação de crianças surdas. O ensino-aprendizagem se desenvolveu apoiado sobre a Libras e sem a intermediação do intérprete. A metodologia adotada foi de cunho etnográfico, nesse sentido, buscou-se triangular os dados, o método e a teoria. Acompanhando o processo dinâmico que envolveu a abordagem, concluiu-se que o constante apoio de recursos visuais são ferramentas fundamentais que irão conferir embasamento ao processo de desenvolvimento de aquisição da LS e, consequentemente, o despertar da consciência para compreender e assimilar os processos de aquisição da LP, de tal forma a contribuir para um aprendizado significativo.
  • Item
    O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
    (2019) Miranda, Dayse Garcia; Silva, Renato Caixeta da; Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
    Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente, Libras e Língua Portuguesa, neste artigo propõe-se mostrar como um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo ensino de Libras. Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro da perspectiva da surdez, como também mostrar como as imagens e diferentes línguas podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas. Aspectos do material proposto são discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.