DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Estudos diacrônicos.
    (UFMG, 2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Pastorini, Vanessa
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    O resgate da memória : o topônimo do bairro ouro-pretano Cabeças.
    (2023) Fernandes, Fernanda Kelly Mineiro; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Nosso objetivo é resgatar parte da memória cultural da setecentista Vila Rica, hoje Ouro Preto, por meio da análise do topônimo “Cabeças”, nome atribuído a um dos bairros ouro-pretanos mais antigos. Com base nos estudos onomásticos e nas narrativas dos moradores, discutimos aspectos que extrapolam dados linguísticos e que estão presentes na nomeação de topônimos. A análise dos dados nos mostrou que a configuração geográfica e a posição da localidade em relação à Vila motivaram a escolha toponímica. Assim, podemos afirmar que, com a recuperação dos contextos histórico, cultural, geográfico e social, que propiciaram a criação do topônimo sob análise, foi possível recuperar-lhe o significado ao trazermos à tona informações subjacentes ao nome e em que situação ele foi atribuído à localidade.
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    A denúncia de um anônimo : traços de oralidade numa carta novecentista de Minas Gerais.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Lopes, Izadora; Botelho, Demartone de Oliveira
    Objetivamos investigar a presença de vocábulos com alterações fonéticas como pistas de oralidade manifestas numa carta pessoal autônoma novecentista exarada em Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, utilizamos critérios filológicos para a proposição de uma edição diplomática (SPINA, 1977), a fim de torná-la mais próxima do texto original, além de também propormos o alfabeto do punho que redigiu a carta, com o objetivo de facilitar a leitura (FACHIN, 2009). Propomos uma discussão sobre a relação oralidade-escrita e gênero textual (MARCUSCHI, 2001; 2008), para constatarmos em que lugar do continuo oral-escrito o gênero sob análise se encontra. Fizemos o levantamento de vocábulos que apresentavam alterações fonéticas com base em Viaro (2011), e os tipos mais recorrentes foram: subtração (síncope e apócope) e transformação (despalatização). Como resultado final, constatamos que o gênero sob análise, embora tenha sido manifesto por meio da escrita, está mais próximo da oralidade, e a presença de vocábulos com alterações sonoras, típicas da linguagem oral, e que foram captadas pela escrita reforçam que se trata de um manuscrito com vestígios de uma oralidade manifesta no início do século XX.
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    Análise da variação de vogais pretônicas no Livro de Fábrica, datado de 1854, pertencente à Igreja Matriz de Cachoeira do Brumado – Mariana - MG.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Lopes, Izadora
    Para o presente artigo, apresentamos, parcialmente, a edição diplomática do Livro de Fábrica, pertencente ao século XIX, exarado no distrito de Cachoeira do Brumado (Mariana- MG). O objetivo deste texto é duplo: (i) fazer uma discussão sobre a importância da transcrição feita com critérios filológicos, o que dá respaldo à edição, tornando-a apta para uma pesquisa sobre a história da língua portuguesa do Brasil (PB) e (ii) mostrar/analisar a variação de vogais pretônicas, via escrita, recolhidas desse manuscrito. Após a transcrição do referido documento, com base em normas estabelecidas para esse fim, foram levantados casos de alçamento e abaixamento de vogais pretônicas, com base em Bisol (1981), Magalhães (2013) dentre outros autores. Quanto às considerações finais, discutimos como esse tipo de documento é importante para conhecermos e darmos a conhecer o estágio pretérito da língua portuguesa, no caso específico a variação de vogais pretônicas, desde que o manuscrito receba um tratamento filológico fidedigno.
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    Caderno de receita de Minas Gerais oitocentista : uma análise de itens lexicais de pesos e medidas.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Este artigo utiliza como corpus o caderno de receita de Dona Plautina Nunes Horta, escrito em 1896, na cidade de Mariana (MG), o qual possui um conjunto de 130 receitas culinárias da cozinha mineira. Nosso objetivo é analisar, sob o viés histórico, o uso de uma terminologia lexical de pesos e medidas de diferentes sistemas aqui denominados de “antigo” e “novo”. Com o uso da ferramenta Concordanciador AntConc, fizemos o levantamento de 34 tipos diferentes de pesos e medidas dos ingredientes. Após fazer um estudo sobre a história da implantação dos sistemas de medição, tanto em Portugal quanto no Brasil (LOPES, 2005; ZUIN, 2007), procuramos explicar por que são utilizados diferentes itens lexicais terminológicos para indicar pesos e medidas no corpus sob análise. Como resultado, constatamos que a diversidade de terminologias lexicais retrata um habitus cultural (BOURDIEU, 1977; DURANTI, 2000) de permanecer com o antigo sistema e, ao mesmo tempo, aceitar o novo.
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    Variação na escrita infantil : realização x não realização do /R/ em coda silábica final.
    (2020) Martins, Karine Gonçalves; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Nosso objetivo é, de forma geral, apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, POSLETRAS/UFOP, intitulada “Variação na escrita do /R/ final: uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do Ensino Fundamental I” (MARTINS, 2019), a partir da qual buscamos refletir sobre parte do processo de aquisição da escrita pela criança. Nesta pesquisa, respaldamo-nos teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora realizamos a coleta de textos escritos e a gravação de áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Com isso, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Os resultados, quanto à análise quantitativa, apontaram para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracterizaria pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, ao analisarmos os mesmos resultados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros escritos presentes nos textos dos alunos, cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.
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    Variação linguística e ensino : conceitos e (im)possibilidades.
    (2020) Sena, Viviane de Andrade Soares; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Por meio deste artigo pretendemos discutir achados da pesquisa intitulada “Esta língua vareia: uma análise da variação linguística no ensino de língua portuguesa em Mariana, MG”3 (Soares-Sena, 2018), a partir da qual e sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista Laboviana (2008 [1972]) apresentamos uma análise a respeito do tratamento dado à variação linguística nos ensinos Fundamental II e Médio. Assim, visando desenvolver ainda mais o tema em questão, acrescentamos a esta discussão algumas reflexões acerca da variação linguística no processo de alfabetização-letramento de crianças; conhecimento que nos foi possibilitado trazer a este estudo a partir da realização da disciplina “LIG948 - STV em Linguística Aplicada: Da aquisição da fala à apropriação da escrita pela criança” do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Dessa maneira, evidenciaremos resultados da pesquisa empírica e refletiremos, ainda, sobre o processo de alfabetização no Ensino Fundamental I (anos iniciais – 1º ao 5º ano). Isso para que possamos discutir conceitos e (im)possibilidades ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica como um todo. Os resultados nos mostram que poderemos compreender que, embora existam grandes estudos com foco em um ensino-aprendizagem diverso, criativo, dinâmico, efetivo e significativo com tendências à erradicação do analfabetismo no Brasil (Soares, 2002, 2018; Faraco, 1992, 2008, 2016; Bortoni-Ricardo, 2005; dentre outros), ainda há muitas lacunas no nosso ensino. Da alfabetização ao ensino médio, existe um caminho extenso a ser percorrido para se alcançar a educação de qualidade.
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    Testamento do Rei Dom Pedro II, de Portugal, ano de 1704.
    (2019) Oliveira, Chirstiane Benones de; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    A edição diplomática apresentada neste artigo é parte da dissertação da primeira autora e orientada pela segunda, intitulada “Estudo comparativo das abreviaturas em documentos politestemunhais do testamento do rei D. Pedro II, de Portugal.” Esse tipo de edição busca facilitar a leitura de documentos manuscritos de diacronias passadas, sem, contudo, alterar as características linguísticas genuínas do documento original. O documento se encontra nas Gavetas da Torre do Tombo e está disponível para consulta online. Ao longo dos doze fólios do manuscrito é possível compreender melhor como funcionava a composição da Corte no início dos setecentos, além de perceber aspectos da política, religião e sociedade da época. O testamento escrito no ano de 1704, pelo padre confessor Sebastião de Magalhães, sob comando do rei Dom Pedro II, tinha por objetivo garantir a sucessão ao trono para os descendentes do rei, uma vez que havia a possibilidade da sucessão não acontecer da forma como Dom Pedro II almejara.
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    Edição e análise de fenômenos linguísticos presentes em um manuscrito eclesiástico setecentista de Minas Colônia.
    (2018) Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Neste artigo temos duplo objetivo: discutir a importância de transcrição feita com critérios filológicos e mostrar como o respeito ao texto original possibilita ao pesquisador diacronista, e ao público em geral, conhecer o uso linguístico, manifesto no manuscrito sob análise, de um estágio pretérito da língua. Na segunda parte do texto, é feita uma apresentação não exaustiva de fenômenos linguísticos extraídos de parte de um manuscrito do século XVIII, intitulado Processo De Genere Vita et Moribus de Francisco de Paula Meireles (1779).
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    O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG.
    (2018) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Alvim, Luana Veloso Tolentino
    O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.