DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Imagens de uma poética cotidiana : a vida submarina de Ana Martins Marques.
    (LED, 2023) Passos, João Gabriel Ribeiro; Machado, Rodrigo Corrêa Martins
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    Para educar crianças feministas : um manifesto como um caminho para um ensino antirracista e antimisógino.
    (2022) Ferraz, Talita Ferreira; Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    O presente artigo parte de uma reflexão sobre o atual desinteresse pela literatura dos estudantes brasileiros, uma vez que o ensino literário ainda é canônico, excluindo os autores subalternos. Diante disso, propõe-se a análise crítica da obra. Para educar crianças feministas: um manifesto, da autora nigeriana Chimamanda Adichie. Para tanto, o trabalho terá como metodologia os pressupostos da decolonialidade, principalmente os do feminismo decolonial, termo cunhado por Lugones (2020). Com tais medidas, espera-se contribuir com a construção de um ensino de literatura antimisógino e antirracista.
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    A literatura de cordel : proposta de formação de leitores na escola básica.
    (2022) Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Cunha, Bruna Araújo; Gonçalves, Edilânia de Lima
    o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através de cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi explorado o gênero cordel e elementos que o compõe. Além disso, os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia a dia.
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    Por um ensino decolonial de literatura.
    (2021) Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete Bernardino
    Estre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.
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    Faces da morte na poesia de Jorge de Sena.
    (2019) Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    Este trabalho tem como principal objetivo investigar e analisar algumas das distintas representações da morte presentes na poética seniana. Para tanto, detive-me mais especificamente em três notáveis faces da morte com as quais me deparei e que busquei me aprofundar: a morte como aniquilamento do ser; como trânsito deste mundo para um além inescrutável; e, por fim, como término do possível de si. Em cada uma delas há um sujeito poético angustiado, seja pela não aceitação de sua finitude, seja pelo desejo de a escrita poética ser uma espécie de continuidade de si, seja pela constatação de que a própria vida pode tornar-se um espaço tumular.
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    Navegações ou a descoberta de si.
    (2018) Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    Navegações (1983) é um livro, de Sophia de Mello Breyner Andresen, no qual há reflexões acerca de questões e problemas que assolam a história contemporânea de Portugal e a imagem mítica do ser português desbravador. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a obra andreseniana em destaque em contraste com Os Lusíadas, de Luís de Camões. Enquanto o texto camoniano mais se aproxima de uma epopeia tradicional, marcado pela viagem marítima em barcos, com herói, uma narração, uma glorificação, Navegações pode ser considerada uma epopeia moderna, em que o sujeito poético, sobrevoando o globo em um avião, questiona o país, a vida e o presente em que vive.
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    Camões, poeta da experiência interior.
    (2018) Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    Este ensaio tem como objetivo principal analisar a escrita camoniana enquanto palco de encenações de experiências interiores. Para levar a cabo esse propósito, baseei a minha leitura nas obras A experiência interior, O erotismo e As lágrimas de Eros do ensaísta Georges Bataille, a fim de destacar que a poesia camoniana se constitui também enquanto palco para as manifestações das experiências interiores, possibilitando que, a partir do individual, a palavra poética toque os universais da existência humana.