DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Efeitos da valorização de uma produtividade quantitativa em práticas de escrita acadêmica no doutorado.
    (Pedro & João Editores, 2022) Paris, Larissa Giacometti; Laranjeira, Rómina de Mello; Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
  • Item
    Manifesto acadêmico : por nova(s) pedagogia(s) de escrita para o ensino superior.
    (Pedro & João Editores, 2022) Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva; Paris, Larissa Giacometti; Laranjeira, Rómina de Mello; Fiad, Raquel Salek; Lillis, Theresa; Komesu, Fabiana; Assis, Juliana Alves; Fischer, Adriana; Menegassi, Renilson José; Fuza, Ângela Francine; Andrade, Ludmila Thomé de; Oliveira, Fellipe Bruno da Silva; Corrêa, Manoel Luiz Gonçalves
  • Item
    Letramentos acadêmicos no Brasil : diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad.
    (Pedro & João Editores, 2022) Laranjeira, Rómina de Mello; Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva; Paris, Larissa Giacometti
  • Item
    Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
    (2023) Guerra, Icaro Guilherme; Laranjeira, Rómina de Mello
    Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.
  • Item
    Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
    (2020) Christal, Wendel Cássio; Laranjeira, Rómina de Mello
    No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.
  • Item
    Tensões entre legitimidade e autenticidade nas publicações em inglês por doutorandas brasileiras.
    (2020) Laranjeira, Rómina de Mello; Paris, Larissa Giacometti
    Na esteira dos Letramentos Acadêmicos e no contexto da internacionalização da educação superior, analisam-se, neste artigo, posicionamentos e estratégias de escrita acadêmica de cinco doutorandas brasileiras em relação à publicação de artigos científicos em inglês. Os dados analisados foram gerados a partir de duas pesquisas realizadas em duas universidades públicas do estado de São Paulo, com ancoragem teórica e metodológica na etnografia da linguagem. Os resultados apontam para tensões entre legitimidade e autenticidade no cenário atual de forte produtividade científica em inglês. Argumenta-se a favor de práticas de publicação em inglês alinhadas a uma diplomacia do conhecimento em ação.
  • Item
    Autoria e internacionalização na escrita acadêmica : análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica.
    (2019) Paris, Larissa Giacometti; Laranjeira, Rómina de Mello
    Este artigo identifica e analisa as concepções de escrita acadêmica do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma organização de relevância internacional na área. Para tal, utiliza procedimentos investigativos de base documental, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativa. A partir do quadro teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos, analisa documentos do Instituto referentes à escrita e publicação de artigos científicos, com foco na autoria e internacionalização da produção científica. Em relação ao primeiro elemento, observa-se que a definição de autoria, associada a questões de ética na publicação, evidencia relações implícitas de poder institucional, no âmbito da cultura da velocidade. Em segundo lugar, conclui-se que as orientações disponibilizadas pelo IEEE, no que concerne à escrita em inglês, evidenciam uma perspectiva centrada no domínio das habilidades técnicas, perpetuando desigualdades entre o centro anglo-americano e os falantes não nativos de Inglês, na conjuntura atual da internacionalização da ciência.