DELET - Departamento de Letras

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    Letramentos acadêmicos no Brasil : diálogos e mediações em homenagem a Raquel Salek Fiad.
    (Pedro & João Editores, 2022) Laranjeira, Rómina de Mello; Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva; Paris, Larissa Giacometti
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    Tensões entre legitimidade e autenticidade nas publicações em inglês por doutorandas brasileiras.
    (2020) Laranjeira, Rómina de Mello; Paris, Larissa Giacometti
    Na esteira dos Letramentos Acadêmicos e no contexto da internacionalização da educação superior, analisam-se, neste artigo, posicionamentos e estratégias de escrita acadêmica de cinco doutorandas brasileiras em relação à publicação de artigos científicos em inglês. Os dados analisados foram gerados a partir de duas pesquisas realizadas em duas universidades públicas do estado de São Paulo, com ancoragem teórica e metodológica na etnografia da linguagem. Os resultados apontam para tensões entre legitimidade e autenticidade no cenário atual de forte produtividade científica em inglês. Argumenta-se a favor de práticas de publicação em inglês alinhadas a uma diplomacia do conhecimento em ação.
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    Autoria e internacionalização na escrita acadêmica : análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica.
    (2019) Paris, Larissa Giacometti; Laranjeira, Rómina de Mello
    Este artigo identifica e analisa as concepções de escrita acadêmica do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), uma organização de relevância internacional na área. Para tal, utiliza procedimentos investigativos de base documental, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativa. A partir do quadro teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos, analisa documentos do Instituto referentes à escrita e publicação de artigos científicos, com foco na autoria e internacionalização da produção científica. Em relação ao primeiro elemento, observa-se que a definição de autoria, associada a questões de ética na publicação, evidencia relações implícitas de poder institucional, no âmbito da cultura da velocidade. Em segundo lugar, conclui-se que as orientações disponibilizadas pelo IEEE, no que concerne à escrita em inglês, evidenciam uma perspectiva centrada no domínio das habilidades técnicas, perpetuando desigualdades entre o centro anglo-americano e os falantes não nativos de Inglês, na conjuntura atual da internacionalização da ciência.