DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    História da educação : sujeitos na/da história.
    (Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina Lima
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    História da educação : políticas, instituições e instâncias educativas.
    (Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina Lima
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    Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale.
    (2022) Lages, Rita Cristina Lima
    Avec ce travail on a eu le but d ́étudier le processus de scolarisation de la langue française dans l’instruction publique au Brésil pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. C’est dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans l’enseignement public brésilien depuis la première décennie du 19ème siècle. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production d’une législation qui prescrit l’enseignement de la langue et institue le “passage” d’une pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la relation de ce processus avec le contexte culturel. Nous soulignons également les enregistrements d’un paradoxe. Le même langue qui porte un paradigme de civilité, qui permet l’accès aux connaissances nécessaires à une société éclairée qui rêve d’être civilisée, pourrait présenter un aspect négatif à partir du moment où elle a commencé à interférer dans l’identité de la nation, également envisagée à travers l’unité de sa langue de patrie.
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    A questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.
    (2020) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Lages, Rita Cristina Lima
    Este artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.
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    Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
    (2020) Lages, Rita Cristina Lima; Maciel, Paola Damaceno; Valadares, Joziane de Fatima
    Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.
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    Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
    (2020) Lages, Rita Cristina Lima; Anastácio, Alaíde das Graças
    Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos.
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    Aquisição da leitura e da escrita : a importância da avaliação processual e da intervenção.
    (2020) Lages, Rita Cristina Lima; Souza, Selma Aparecida de
    Este artigo apresenta uma análise dos resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para os problemas de aprendizagem da leitura e da escrita no ciclo inicial de alfabetização. Tem como objetivo principal apresentar estratégias para a melhoria dos níveis de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos na implementação do projeto permitiram concluir que o baixo desempenho dos alunos exigia novas posturas da equipe gestora, da equipe pedagógica, como também dos professores. As metodologias e estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento das crianças nas diversas fases da alfabetização, respeitando a individualidade e reais necessidades de cada um no processo de aquisição da leitura e da escrita. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos que nos auxiliaram a alcançar resultados positivos: pesquisa bibliográfica, observação das aulas, pesquisa-ação, estudo de caso, análise das produções escritas dos alunos, reuniões de planejamento etc.
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    Língua, literatura e impressos franceses no Brasil do século XIX.
    (2020) Lages, Rita Cristina Lima
    A proposta deste trabalho é tratar da circulação de livros, e impressos de modo geral, que circularam no Brasil no século XIX, e que foram apropriados para o ensino da língua francesa. Nos primeiros momentos de escolarização do idioma, mapas que traziam os programas dos exames indicaram a utilização não só de manuais específicos, as gramáticas, como também a apropriação de obras de belas letras, de filosofia, política e economia para o ensino da língua. Tomaremos de modo mais específico a experiência da província de Minas Gerais. Destacou-se na província mineira uma ambiência cultural marcada por uma forte influência francesa que se fazia, sobretudo, pela circulação de livros e impressos.