DELET - Departamento de Letras
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16 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Professores públicos em Minas Gerais na primeira metade do século XIX : produção de uma categoria profissional.(Editora UEMG, 2022) Lages, Rita Cristina LimaItem História do ensino secundário em Minas Gerais : percursos, rubricas, finalidades.(EDUFU, 2019) Lages, Rita Cristina LimaItem Experiências estrangeiras : princípios e propostas para a instrução pública mineira.(Mazza Edições, 2017) Lages, Rita Cristina Lima; Faria Filho, Luciano Mendes deItem A marcha da civilização : civilidade e modernidade nos discursos sobre instrução pública em Minas Gerais no século XIX.(Mazza Edições, 2016) Lages, Rita Cristina LimaItem História da educação : sujeitos na/da história.(Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina LimaItem História da educação : políticas, instituições e instâncias educativas.(Editora Brazil Publishing, 2021) Jinzenji, Mônica Yumi; Lages, Rita Cristina LimaItem Moderno, modernidade e modernização : a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX.(Mazza Edições, 2016) Carvalho, Marcus Vinicius Correa; Lages, Rita Cristina Lima; Gaspar, VeraItem Langue française et langue portugaise au Brésil du XIXème siècle : entre la francophilie et les discours sur la langue nationale.(2022) Lages, Rita Cristina LimaAvec ce travail on a eu le but d ́étudier le processus de scolarisation de la langue française dans l’instruction publique au Brésil pendant les premières décennies du XXe siècle. Se donnait à voir dans cette période une ambiance culturelle marquée par une forte influence française qui se montrait surtout par la circulation et usage des imprimés, ce qui indiquait la France comme la grande productrice et marchande de connaissances. C’est dans ce contexte que la langue française est proposée et instituée comme discipline scolaire dans l’enseignement public brésilien depuis la première décennie du 19ème siècle. Se trouveront dans le centre des analyses proposées: la production d’une législation qui prescrit l’enseignement de la langue et institue le “passage” d’une pratique culturelle à un savoir scolarisé, et la relation de ce processus avec le contexte culturel. Nous soulignons également les enregistrements d’un paradoxe. Le même langue qui porte un paradigme de civilité, qui permet l’accès aux connaissances nécessaires à une société éclairée qui rêve d’être civilisée, pourrait présenter un aspect négatif à partir du moment où elle a commencé à interférer dans l’identité de la nation, également envisagée à travers l’unité de sa langue de patrie.Item A questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.(2020) Siqueira, Juliane Evelyn; Gonçalves, Clézio Roberto; Lages, Rita Cristina LimaEste artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.Item Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.(2020) Lages, Rita Cristina Lima; Maciel, Paola Damaceno; Valadares, Joziane de FatimaEste trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.