DELET - Departamento de Letras
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5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Ensino de língua portuguesa escrita para surdos : uma proposta para o trabalho com verbos no infinitivo.(Editora CRV, 2023) Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraItem A emergência das primeiras palavras : aspectos da produção sonora inicial da criança.(2017) Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraEste estudo tem por objetivo discutir aspectos fonológicos da emergência da fala em crianças, em fase inicial de aquisição da linguagem, a partir de um estudo longitudinal. Avaliam-se as características fonéticas da produção inicial de quatro crianças, a partir da teoria da Whole-Word Phonology (VIHMAN, 1996), procurando-se discutir quais os padrões motores são usados inicialmente na produção das primeiras palavras. O corpus para esta pesquisa foi obtido a partir da fala espontânea e da nomeação de figuras. A análise dos dados aponta que as formas das primeiras palavras podem ser variáveis para diferentes indivíduos. Foi possível observar a presença de padrões sonoros como CVCV, como uma espécie de resquício do balbucio, a ocorrência de palavras selecionadas do alvo adulto e, em outros sujeitos, a variabilidade, na produção inicial, ocorreu com a tentativa de uso de formas diversas e complexas. Os resultados indicam que a forma sonora inicial das primeiras palavras é variável e aponta caminhos possíveis de aquisição individual.Item A aquisição da linguagem falada e escrita : o papel da consciência linguística.(2013) Silva, Thaís Cristófaro; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraEste artigo discute aspectos referentes à consciência fonológica e sua relação com a aquisição da linguagem escrita. Consideramos também o papel do item lexical como peça chave da apropriação do conhecimento linguístico. O debate centra-se na segmentação da linguagem em unidades específicas (palavra, sílaba, fonema) e na produtividade de tais unidades. Avaliamos a relação fala e escrita na aquisição da linguagem demonstrando que a fala interfere na escrita bem como a escrita interfere na fala. Adotamos a perspectiva dos Modelos Multirrepresentacionais e argumentamos que a fala e a escrita estão em constante interação na construção da representação mental e, consequentemente, na emergência e consolidação da consciência linguística.Item Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica.(2007) Miranda, Izabel Cristina Campolina; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraModelos tradicionais, tais como a Fonologia Natural, explicam o desenvolvimento do sistema fonológico da criança em termos de processos e regras, assumindo que a representação mental do componente fonológico é única e abstrata. Por outro lado, a Fonologia de Uso e o Modelo de Exemplares (também chamados modelos multirrepresentacionais) argumentam que a representação mental, a qual inclui o detalhe fonético e a variação fonológica, é baseada no uso e composta por múltiplos exemplares. Uma contribuição dos modelos multirrepresentacionais diz respeito à gradiência fonética. Estudos mostram que a criança utiliza pistas acústicas finas para alcançar o alvo adulto. O objetivo deste artigo é apontar as contribuições dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Para tanto, analisamos a aquisição de padrões sonoros variáveis no português brasileiro. Os resultados mostram evidências de gradiência fonética e lexical. Argumentamos que os modelos multirrepresentacionais podem captar a natureza dinâmica da aquisição fonológica.Item Contribuição dos modelos multirrepresentacionais à variação fonológica.(2013) Miranda, Izabel Cristina Campolina; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraEste artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre as teorias chamadas multirrepresentacionais (fonologia de uso e modelo de exemplares), destacando as contribuições de tais teorias à compreensão da variação sonora. De acordo com os modelos multirrepresentacionais, a variação é parte do conhecimento que o falante tem da língua, sendo, portanto, representada em sua memória atrelada a fatores sociointeracionais diversos. Dessa forma, considera-se que a representação mental é, assim como a língua, múltipla, variável e dinâmica. Argumenta-se que os modelos multirrepresentacionais apresentam uma contribuição importante aos modelos variacionistas tradicionais ao incorporar padrões gradientes, variáveis e a probabilidade na organização do conhecimento linguístico.