DELET - Departamento de Letras
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Item Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à aquisição fonológica.(2007) Miranda, Izabel Cristina Campolina; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraModelos tradicionais, tais como a Fonologia Natural, explicam o desenvolvimento do sistema fonológico da criança em termos de processos e regras, assumindo que a representação mental do componente fonológico é única e abstrata. Por outro lado, a Fonologia de Uso e o Modelo de Exemplares (também chamados modelos multirrepresentacionais) argumentam que a representação mental, a qual inclui o detalhe fonético e a variação fonológica, é baseada no uso e composta por múltiplos exemplares. Uma contribuição dos modelos multirrepresentacionais diz respeito à gradiência fonética. Estudos mostram que a criança utiliza pistas acústicas finas para alcançar o alvo adulto. O objetivo deste artigo é apontar as contribuições dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. Para tanto, analisamos a aquisição de padrões sonoros variáveis no português brasileiro. Os resultados mostram evidências de gradiência fonética e lexical. Argumentamos que os modelos multirrepresentacionais podem captar a natureza dinâmica da aquisição fonológica.Item Contribuição dos modelos multirrepresentacionais à variação fonológica.(2013) Miranda, Izabel Cristina Campolina; Guimarães, Daniela Mara Lima OliveiraEste artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre as teorias chamadas multirrepresentacionais (fonologia de uso e modelo de exemplares), destacando as contribuições de tais teorias à compreensão da variação sonora. De acordo com os modelos multirrepresentacionais, a variação é parte do conhecimento que o falante tem da língua, sendo, portanto, representada em sua memória atrelada a fatores sociointeracionais diversos. Dessa forma, considera-se que a representação mental é, assim como a língua, múltipla, variável e dinâmica. Argumenta-se que os modelos multirrepresentacionais apresentam uma contribuição importante aos modelos variacionistas tradicionais ao incorporar padrões gradientes, variáveis e a probabilidade na organização do conhecimento linguístico.