DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Identificando os “discursos de ódio” : um olhar retórico-discursivo.
    (2020) Galinari, Melliandro Mendes
    Tem sido uma constatação comum de diversos estudiosos e movimentos sociais que certos discursos, ditos “de ódio”, encontram-se em franca ebulição nas esferas públicas contemporâneas, com uma intensidade jamais antes sentida, principalmente com o surgimento e a difusão tecnológica das redes sociais. Este artigo propõe alguns parâmetros de identificação desse fenômeno em nossa sociedade, com base nas Leis, e também a partir de noções clássicas da Retórica e da Análise do Discurso, como, por exemplo, a própria noção de discurso e de condições de produção do discurso. Como resultado, o artigo conclui que nem todo discurso que expressa raiva, ira ou cólera é, necessariamente, um Discurso de Ódio, pois este depende de seus efeitos sociais discriminatórios, examinados dentro das características de seu contexto social e histórico. Dentro dessa perspectiva, o artigo apresenta, ainda, algumas possíveis recorrências discursivas dos Discursos de Ódio, tais como o estereótipo, o insulto, a ridicularização, a expressão de euforia diante da dor do outro, a deslegitimação e o negacionismo.
  • Item
    A discursivização dos gêneros na atividade comunicativa.
    (2011) Galinari, Melliandro Mendes
    Abordamos, aqui, a questão dos gêneros discursivos/textuais de um ponto de vista sóciocomunicativo, no intuito de buscar apreender o valor de uso de tais categorias nas interações verbais. Buscamos alcançar, assim, pelo caminho singular dos gêneros, subsídios teóricos para interpretar os possíveis efeitos de sentido dos discursos. Em termos gerais, o trabalho mostra que a questão dos gêneros, na perspectiva aqui defendida, constitui uma etapa necessária (dentre outras) nos processos de análise de corpora empreendidos pela Análise do Discurso.
  • Item
    A polissemia do Logos e a argumentação : contribuições sofísticas para a análise do discurso.
    (2011) Galinari, Melliandro Mendes
    Este artigo busca, apoiado na tradição sofística, resgatar a polissemia do logos. A partir daí, constrói-se uma compreensão teórica ampla do que se convencionou chamar de “relação argumentativa”, enfatizando a complexidade das adesões possíveis. Elabora-se, igualmente, um olhar teórico sobre a própria argumentação, que é concebida, sobretudo, como uma propriedade da linguagem em ação e, jamais, como um “modo de organização do discurso”, como pensam alguns teóricos da Análise do Discurso e da Linguística Textual.