DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Perfil de comunicação e linguagem de alunos surdos de escolas de ensino fundamental do município de Ouro Preto-MG.
    (2023) Fagundes, Kênia Toledo; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Miranda, Izabel Cristina Campolina
    Esta pesquisa interdisciplinar, originada no campo da fonoaudiologia, estuda a linguagem e a comunicação na surdez, conforme trabalhos desenvolvidos por Lichtig (2004), Barbosa e Litchtig (2013), e busca reflexão e solução conjunta com os estudos da linguística funcional, que, segundo Halliday e Hasan (1985), aborda a linguagem e a comunicação como evento social em seu uso e contexto. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil de comunicação e linguagem de crianças surdas moradoras de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, apoiando-se nas orientações do Protocolo Bilíngue de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas Reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013). A investigação procurou estudar o desenvolvimento linguístico de crianças surdas dessa região, devido a possíveis dificuldades de acesso a língua de sinais. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, levantamento de campo e pesquisa aplicada. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram o Protocolo Bilíngue do PIFFCS-reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013), o questionário com os professores e o Critério de Classificação Econômica Brasil, de Kamakura e Mazzon (2022). Foram estudas a linguagem e comunicação de duas crianças surdas com nove anos de idade, filhas de pais ouvintes, estudantes do Ensino Fundamental I de escolas regulares públicas inclusivas de Cachoeira do Campo-MG. Os resultados obtidos, tendo em vista os contextos, revelaram que as crianças pesquisadas utilizam gestos, oralidade e a Libras em aquisição durante suas interações familiares, com predomínio de uso da modalidade visuoespacial e que elas possuem desenvolvimento linguístico correspondente a crianças com idade inferior a 2 anos, conforme Quadros (1997). Portanto, ao identificar o perfil dos participantes, pode-se confirmar o pouco acesso dessas crianças à língua de sinais, revelar a importância do contato precoce com essa língua, contribuindo para melhor consciência da educação da cidade sobre a relevância desse contato, assim apoiando a construção de diretrizes educacionais bilíngues para crianças surdas e ações públicas de defesa às minorias linguísticas.