DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    A internacionalização da educação superior e a experiência de EMI na Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2022) Dutra, Anelise Fonseca; Penna, Silvia Maria de Oliveira
    Este trabalho tem por objetivo descrever a implantação e execução do projeto de ensino EMI (English as a Medium of Instruction), realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, e avaliar o impacto do trabalho desenvolvido pelos professores que participaram do referido projeto. Dentre as estratégias de Internacionalização desenvolvidas pela UFOP, o projeto EMI é um avanço na preparação de estudantes brasileiros que participarão de processos de mobilidade internacional. Além disso, ele visa atender alunos estrangeiros que estejam em mobilidade na UFOP. Para a execução do projeto teve a participação de 4 professores que se voluntariaram para ministrar disciplinas de suas respectivas áreas em língua inglesa. Para tal, esses professores participaram de um workshop que abordou temas relativos ao EMI com o intuito de prepará-los para essa experiência. Eles também preencheram dois questionários, um antes de ministrar suas disciplinas e o outro no final do período. Os resultados apontam que a experiência foi extremamente positiva. Além de contar com grande adesão por parte dos alunos, cuja participação se manteve até o fim do semestre em pelo menos três das quatro disciplinas, a avaliação feita pelos professores demonstra seu nível de satisfação com o próprio desempenho e com o desempenho dos alunos. Por fim, eles destacam a importância dessa experiência como estratégia para ampliar as possibilidades de compartilhar conhecimento e desenvolver pesquisa com outras instituições.
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    Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
    (2021) Dutra, Anelise Fonseca; Souza Junior, Plinio Carvalho de
    Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.
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    O desenvolvimento da competência intercultural de alunos de Letras por meio do contato com assistentes de ensino americanas.
    (2019) Dutra, Anelise Fonseca
    O conhecimento de uma língua estrangeira já vem sendo apontado há anos como não apenas um direito, mas uma necessidade de alunos em todo o país. No entanto, o mero conhecimento linguístico não é suficiente para preparar os alunos para uma visão intercultural que os leve a conhecer diferentes culturas e relacioná-las com a sua própria. Neste caso é necessário que haja um ensino específico dessa competência. Este conhecimento não é inerente ao ensino de língua, sendo necessário que professores intencionalmente ajudem seus alunos a relacionar sua cultura com outras e a ter empatia com diferentes pontos de vista. Essa ideia é corroborada por vários autores. Este estudo tem como foco a presença de duas ETAs (English Teaching Assistants) em salas de aula do curso de Letras de uma universidade federal da região sudeste. O objetivo principal deste estudo é verificar como a competência intercultural dos alunos de Letras foi desenvolvida ao longo de um semestre. Para alcançar este objetivo investigaremos igualmente os seguintes pontos: verificar a expectativa de alunos e professores em relação à presença de um professor nativo em sala e investigar até que ponto eles acreditam que o ensino intercultural deve fazer parte do ensino de língua. Como metodologia foram utilizados questionários aplicados a alunos e ETAs no início e no final do semestre letivo. Os resultados indicam que os envolvidos acreditam que o desenvolvimento da competência intercultural é uma das principais contribuições da presença de professores de uma diferente nacionalidade em sala.
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    CELPE-BRAS : confecção de material didático.
    (2014) Dutra, Anelise Fonseca; Penna, Silvia Maria de Oliveira
    O CELPE-BRAS, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em português. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem parcerias com instituições estrangeiras, o que suscitou numa crescente demanda por parte de estudantes estrangeiros (de um curso de preparação para este teste). Entretanto, há uma lacuna na preparação que UFOP oferece aos interessados em prestar o exame. Este projeto pretendeu contribuir na elaboração de material adequado para a preparação do aluno em um curso de Português voltado para o CELPE-Bras, pautado pela abordagem comunicativa (Brown, 2001; Almeida Filho, 1993; Widdowson, 1978; entre outros).
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    A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
    (2014) Dutra, Anelise Fonseca
    Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.