DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Edição e análise de fenômenos linguísticos presentes em um manuscrito eclesiástico setecentista de Minas Colônia.
    (2018) Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    Neste artigo temos duplo objetivo: discutir a importância de transcrição feita com critérios filológicos e mostrar como o respeito ao texto original possibilita ao pesquisador diacronista, e ao público em geral, conhecer o uso linguístico, manifesto no manuscrito sob análise, de um estágio pretérito da língua. Na segunda parte do texto, é feita uma apresentação não exaustiva de fenômenos linguísticos extraídos de parte de um manuscrito do século XVIII, intitulado Processo De Genere Vita et Moribus de Francisco de Paula Meireles (1779).
  • Item
    Apontamentos paleográficos e análise de indícios de mudança fonética em manuscrito setecentista de Minas Geraes.
    (2017) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Gomes, Matheus Freitas
    Este artigo apresenta, de forma parcial, dados paleográficos de um manuscrito setecentista localizado no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (MG), do qual são extraídos e analisados casos que podem indiciar mudança fonética. Muitos desses casos ainda são recorrentes e atuantes no português brasileiro. Os dados aqui apresentados podem, de alguma forma, contribuir para os estudos etimológicos, já que o corpus analisado, transcrito com critérios filológicos, possui datação e localização.
  • Item
    A concordância variável em manuscritos civis e eclesiásticos de Minas Geraes.
    (2017) Oliveira, Christiane Benones de; Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    A concordância variável – verbal e nominal – é um fenômeno bastante atual no PB, conforme demonstram as pesquisas já realizadas. Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e discutir a ocorrência desse tipo de concordância em manuscritos exarados em Minas Gerais, no período colonial. Os dados levantados mostram que a variação na concordância no período antigo da língua portuguesa não é aleatória, assim como ocorre na sincronia atual, mas motivada por fatores de ordem sintática e morfofonêmica.