DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A construção narrativa da identidade de uma “atingida por barragem” : investigando a experiência consciente pela via da intersubjetividade.
    (2022) Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Costa, Daiman Oliveira da
    Nesse artigo, abordaremos o “problema” da consciência pela via da intersubjetividade, com o objetivo de mapear e avaliar o funcionamento sociocognitivo de certos padrões de experienciação intersubjetiva que se manifestam por meio da linguagem e, mais especificamente, por meio da prática narrativa. Para tanto, selecionamos uma entrevista narrativa, gravada e transcrita em 2016 no âmbito das reuniões do GEDEM-UFOP, por meio da qual a narradora relata a sua experiência com o rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (MG), e constrói, intersubjetivamente, a sua identidade como “atingida por barragem” a partir de três estágios: o não-pertencimento, a identificação e a militância. Em termos teóricos, nos apoiaremos principalmente nas contribuições de Damásio (2015; 2018), Abrantes (2010), Zlatev (2008) e Gallagher e Hutto (2008), para mostrar que a prática narrativa pode ser concebida como um “dado de primeira pessoa do plural” no âmbito dos estudos da consciência.
  • Item
    Semântica das metáforas : uma análise cognitivo-discursiva dos processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016.
    (2018) Costa, Daiman Oliveira da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Mari, Hugo
    Desde a década de 1980, os estudos que se dedicam a avaliar as relações entre pensamento e linguagem têm se expandido de modo notável e, inevitavelmente, implicam um diálogo direto com outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a presente dissertação é produto de uma investigação que se propôs a analisar como determinados recursos da linguagem, articulados por meio do discurso, são capazes de impactar a interpretação da experiência factual, influenciar o comportamento dos receptores e, até mesmo, impulsionar reconfigurações na esfera política. Para tanto, priorizou-se a análise dos principais processos de metaforização atuantes na esfera política brasileira entre 2013 e 2016, com o intuito de mapear o funcionamento semântico-cognitivo, a atuação discursiva e as implicações pragmáticas de determinadas metáforas que, amplamente difundidas, tiveram significativa e recorrente participação no discurso das manifestações populares e na narrativa midiática sobre a conjuntura política deste período. Portanto, a análise realizada é interdisciplinar e divide-se em três partes. O primeiro capítulo intitula-se A experiência pela via da linguagem e disserta sobre os modos de apreensão e representação da realidade por meio dos recursos facultados pela linguagem e, também, introduz uma breve análise sobre a crise político-econômica brasileira. O segundo capítulo intitula-se Metáfora e metaforização e concentra-se em delimitar o referencial teórico utilizado pela pesquisa. Por fim, o terceiro capítulo, intitulado A metaforização na esfera política, dedica-se a rastrear e avaliar as referências, as estratégias e os impactos das metáforas selecionadas. Com isso, objetivou-se a realização de uma análise qualitativa das metáforas e de seus efeitos pragmáticos sobre a interpretação da experiência em um determinado período sócio-histórico e concluiu-se que a metaforização, além de ser um dos recursos semântico-cognitivos mais essenciais da existência humana, foi utilizada como estratégia discursiva para fomentar reconfigurações políticas no período em questão.