DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Um peso e várias medidas : uma análise global da avaliação de leitura do PISA em comparação com o SAEB.
    (Puc Minas, 2023) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Prado, Daniela de Faria; Melo, Lillian Gonçalves de
  • Item
    Saberes mobilizados na elaboração e gestão de um projeto de intervenção pedagógica : uma proposta de letramento docente.
    (2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Coelho, Rosemary Cândido; Pimenta, Viviane Raposo
  • Item
    Escrita acadêmica no campo da educação : orientação retórica em introduções e conclusões de artigos científicos.
    (2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Oliveira, Adilson Ribeiro de; Raposo, Kariny Cristina Souza; Pimenta, Viviane Raposo
    Em tempos de acirrada política neoliberal comprometida com o produtivismo acelerado, o artigo é uma das formas de comunicação que mais circulam no âmbito acadêmico-científico, objeto sobre o qual recaem muitos dos índices de ranqueamento institucionais e é ele próprio tema recorrente de estudos vinculados aos estudos do letramento, à didática da escrita e aos estudos do discurso. Encontramos em Swales (1990) propostas que buscam articular saberes de campos teóricos distintos que podem contribuir para a didática da escrita acadêmica. Nessa seara, o objetivo principal deste estudo é compreender como a orientação retórica de introduções e conclusões dos artigos científicos da área da Educação se faz presente na composicionalidade, no estilo e no desenvolvimento temático desse gênero. Trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é composto por 16 artigos da área da Educação, tendo sido os periódicos avaliados como Qualis A1, no quadriênio Capes 2013-2016. Os resultados revelam a presença dos movimentos retóricos apontados por Swales, por meio das estratégias discursivas de engajamento e posicionamento (HYLAND, 2015), e contribuem para a composicionalidade do gênero. Apesar disso, não é possível afirmar, como descrito por Swales, que tais movimentos sejam de ordem obrigatória. Verificou-se também que as configurações de escolhas sistemáticas de linguagem devem ser compreendidas no interior de um campo disciplinar e que o texto reflete as escolhas e as limitações que atuam sobre os autores.
  • Item
    Entre o fazer e o pensar sobre o fazer : os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico.
    (2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo
    Neste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento desse profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária, realizado no período da pandemia do Covid-19. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.
  • Item
    A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente.
    (2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo
    Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.
  • Item
    Os gêneros do métier docente : a linguagem como instrumentalização do trabalho do professor.
    (2021) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane Raposo
    Ao focalizar o métier do professor, verifi ca-se que, para concretizar o real da atividade, esse profi ssional usa e ensina a linguagem. Ocorre que, muitas vezes, ele pode encontrar difi culdade na execução de tarefas cotidianas por não ter se apropriado de gêneros do discurso inerentes a seu fazer. Imerso nas temáticas de linguagem e formação docente (Bakhtin, 2011; Rojo, 2015; Kleiman, 2008), este estudo busca inventariar os gêneros do discurso que constituem o trabalho do professor nos quatro níveis de ensino e refletir sobre a importância desses textos na concretização do fazer docente. A pesquisa se justifi ca pelo potencial que tem de contribuir para as discussões sobre os currículos de formação do professor, considerando a necessidade de se (re)conhecer o relevante papel desses gêneros do discurso em sua prática. A partir de um levantamento empírico, foi possível inventariar os gêneros utilizados no exercício da docência e organizá-los em quatro funções discursivas: atividade rotineira, comunicação interpessoal, planejamento e documentação.