DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/630

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Rádio em ambientes digitais : experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.
    (2017) Pessoa, Sônia Caldas; Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.
  • Item
    GT história da mídia sonora : trajetória, contribuições e perspectivas.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia consolida-se como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país. Os grupos temáticos se constituem na estruturação científica da entidade, por meio das pesquisas realizadas por seus membros. O GT História da Mídia Sonora apresenta crescimento quantitativo e qualitativo de suas pesquisas, atuando como protagonista na perspectiva de levantar e analisar essa história. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do GT, de modo a explicitar a sua contribuição para os estudos da história da mídia sonora brasileira e, por meio deste levantamento, apontar os principais pesquisadores da área e as principais temáticas estudadas.
  • Item
    Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil.
    (2014) Martins, Nair Prata Moreira; Mustafá, Izani; Pessoa, Sônia Caldas
    A presente pesquisa apresenta um levantamento da produção acadêmica sobre o rádio no Brasil. O objetivo é reunir o trabalho de pesquisadores e teóricos que colaboram tanto para pensar o rádio enquanto objeto de estudo, quanto para consolidar um campo teórico que tenha a radiofonia como temática principal. Para tal, foram identificados e analisados trabalhos apresentados nos principais congressos nacionais de comunicação como Intercom, SBPJor, Rede Alcar e Compós. Também foram mapeadas as dissertações e as teses publicadas no Portal Capes (1987-2010) e livros publicados que têm o rádio como objeto principal.
  • Item
    O lugar do rádio curitibano nas redes sociais digitais.
    (2013) Quadros, Cláudia Irene de; Kaseker, Mônica
    Este artigo pretende registrar como o rádio em Curitiba vem construindo a sua história na era da convergência de meios. Considerando que os meios de comunicação influenciam e são influenciados por outros, como propõe Fidler (1998), observamos como o rádio vem utilizando as redes sociais digitais para interagir com o público e, assim, tentar garantir a fidelidade do ouvinte no rádio de antena. Neste artigo, analisamos quatro rádios de Curitiba, sendo duas generalistas, líderes de audiência, e duas all news. As rádios Caiobá FM, Banda B AM, CBN-Curitiba e Band News Curitiba são analisadas em diferentes plataformas: sites, blogs, Facebook, Twitter e Youtube. Percebemos que há muito conteúdo disponibilizado na internet por essas emissoras, mas nem sempre o ouvinte/internauta se manifesta. O diálogo parece inexistente e o público só participa quando o assunto é polêmico ou envolve prêmios.
  • Item
    Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom – 20 anos.
    (2011) Martins, Nair Prata Moreira
    O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) completa 20 anos, constituindo-se como uma referência na pesquisa radiofônica no país. O GP tem sua trajetória marcada como um grupo acadêmico produtivo, inovador e colaborativo. O objetivo deste artigo é recuperar os 20 anos de história do GP - por meio do levantamento das produções dos pesquisadores, dos trabalhos apresentados nas sessões do grupo nos congressos da Intercom e também por entrevistas com os ex-coordenadores – e, a partir daí, propor algumas diretrizes para o futuro.