DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social
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Item Antropologia depois do “fim da teoria”.(2012) Mata, Giulle Adriana Vieira daO artigo propõe a defi nição de etnografi a nos termos de Rickert: uma narrativa antropológica que fi gura uma síntese da realidade, ou melhor, um “conceito de realidade”. Sua função é reduzir a complexidade do real para permitir que ele seja apreendido e pensado. Nesse sentido confi gura uma “redução” da diversidade e da complexidade histórica e cultural; um instrumento efi ciente para o antropólogo que reconhece o problema da relação entre explicação da realidade e sua “imprevisibilidade”, mas que se recusa a desistir da ideia de ciência como forma de organização do conhecimento.Item Aspectos comunicacionais da educação nas mídias sociais digitais : o caso do Youtube.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Quadros Junior, Itanel Bastos deSão estudados aspectos comunicacionais dos vídeos educativos no Youtube, uma plataforma de distribuição de conteúdo. De caráter ensaístico, o artigo propõe refletir sobre algumas ações no compartilhamento de conteúdo feitas em ambientes colaborativos. São ações que renovam a aprendizagem, que valorizam o indivíduo e que fazem a escola pensar em novas estratégias de ensino.Item A autonomia universitária na era da parceria público-privado.(2017) Ribeiro, Daniella BorgesTrata-se de um estudo com o objetivo de trazer à baila o tema autonomia universitária. Para tanto, foi realizado um levantamento das Revistas Universidade e Sociedade e, a partir dos artigos publicados nas revistas, buscou-se identificar alguns pontos importantes para o debate. Foi possível verificar, por um lado, o interesse constante do Estado em regulamentar a autonomia dando a este preceito um conteúdo de viés privatista e, por outro, a movimentação dos trabalhadores e estudiosos do campo educacional contra esta medida. Se não houve a aprovação de uma lei única para regular a autonomia universitária, o Estado tratou de elaborar e aprovar normatizações fragmentadas que incentivaram e fortaleceram a parceria entre o público e o privado, sendo esta uma forte diretriz no entendimento da autonomia a partir da lógica do mercado.Item Brand radio : la segmentación personalizada como modelo de negocio.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique CordeiroItem Caminhos e descaminhos do jornalismo ambiental.(2012) Girardi, Ilza Maria Tourinho; Schwaab, Reges Toni; Massierer, Carine; Loose, Eloisa BelingEste artigo coloca-se no entremeio de diferentes trajetos, sugeridos por textos sobre a abordagem jornalística de problemáticas ambientais. Propõe-se a descortinar as especificidades e contribuir para a conceituação do jornalismo ambiental, tomando o pensamento complexo como eixo teórico. A partir desta análise, que aponta certos descaminhos, sinalizam-se alguns percursos para pensar a operacionalização de uma prática que promova a reflexão sobre o papel da informação jornalística, calcada na óptica dos temas geradores, sugerida por Paulo Freire, e que possa dar conta dos desafios que a construção de uma racionalidade ambiental impõe.Item Circuitos interpretativos do jornalismo e um princípio ecológico para o fazer.(2013) Schwaab, Reges ToniO texto considera que o âmbito das práticas jornalísticas propõe, em seus movimentos interpretativos, um conjunto peculiar de saberes advindos da experiência. Estes discursos auxiliam na compreensão do fazer, permitindo certo tipo de conhecimento sobre o Campo e as perspectivas que assume diante das emergências do tempo presente. Trabalhamos dizeres de jornalistas que vão do exercício de cobertura sobre meio ambiente ao olhar analítico sobre ele por ocasião da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Brasil em junho de 2012. O ponto de partida para a leitura proposta são dois programas televisivos do Observatório da Imprensa. Debatemos o lugar que os jornalistas atribuem ao Campo pensando seus princípios, o tema ambiental e o acontecimento em questão.Item Como fazer extensão rural com distanciamento social? : análise da inclusão de TICs na metodologia extensionista.(2021) Alves, Marisa Alice Singulano; Souza, Maurício Leonard de; Freitas, LuanaAnalisamos as implicações da adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte da metodologia empregada em ações extensionistas desenvolvidas junto a agricultores familiares do município de Ouro Preto-MG no contexto da pandemia de COVID-19. Em tal caso, as TICs foram utilizadas como mediadoras das ações extensionistas em geral e, especificamente, como ferramentas de apoio à comercialização de produtos agroecológicos durante a pandemia de COVID-19. A partir dessa experiência, buscamos extrair considerações sobre o emprego das TICs no processo extensionista em geral e, especificamente, no trabalho com populações rurais, sujeitas à exclusão social e digital. A partir dos resultados da experiência, ponderamos que o uso das TICs como parte da metodologia extensionista apresenta potencialidades e desafios para a realização da extensão de forma inclusiva.Item Comunicação organizacional e futebol : análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel.(2017) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata MoreiraCom a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.Item O conceito de diagrama em Peirce : uma leitura semiótica para além da gramática especulativa.(2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroA proposta do presente artigo é explorar o conceito de diagrama e de raciocínio diagramático envolvendo a semiótica em seus três ramos e não somente na gramática especulativa. Deteremo-nos na apreensão do movimento do raciocínio que diagramaticamente se inicia na gramática especulativa, atravessa a lógica crítica e se consolida na metodêutica. Buscaremos aplicar a lógica tricotômica de Peirce para relacionar os modos de raciocínio com os diagramas. Dessa forma, considerando uma possível relação entre o hipoícone e as três classes de signos icônicos nas dez classes de signos e os modos de inferência, sugerimos três subclasses de diagramas que, em termos inferenciais, podem oferecer um sistema de gradação que apresentaria graus de precisão do raciocínio ou capacidade probatória. A proposta é um afastamento da categorização como uma taxonomia para tentar compreender como as classes podem ser utilizadas no processo inferencial.Item Constituição da assistência social em Juiz de Fora.(2012) Ferreira, Ana MariaA Política Nacional de Assistência Social nos rumos dos últimos três governos brasileiros, assume relevância como um dos principais mecanismos no enfrentamento das expressões da questão social, no quadro da ampliação das desigualdades sociais, resultado das mudanças e reestruturação da economia, das reformas do Estado e suas implicações no sistema de proteção social. Neste contexto faz necessário traçar as particularidades percorridas pela constituição histórica da política de assistência social em Juiz de Fora. Refletir sobre o papel da Associação Municipal de Apoio Comunitário – AMAC - o contexto de implementação e consolidação do SUAS, a partir da experiência do município, com o intuito de compreender os entraves, retrocessos e dificuldades no contexto da assistência social, que não pode ser tratado por nós como um quadro dado natural e irreversível e sim como um desafio na constituição da assistência como direito.Item Criatividade no mundo da cópia.(2016) Borges, Priscila MonteiroItem A crise do capital e seus rebatimentos para a produção de conhecimentos.(2015) Ribeiro, Daniella BorgesEste artigo tem por objetivos discutir: a) as contribuições proporcionadas pela ciência moderna para o desenvolvimento das forças produtivas no capitalismo e como ela serviu (e ainda serve) como meio de controle da força de trabalho e de valorização do capital; b) como a produção de conhecimentos passou a ser apropriada de forma mais profunda pelo capital diante de sua crise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em obras marxistas. A partir deste estudo, consideramos que a “imbricação nociva” entre a produção de conhecimentos e as necessidades de acumulação do capital deixa explícita a necessidade de uma luta coletiva em favor da reversão desse processo.Item As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Batista, Ana Luiza; Rabello, IsadoraOs clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.Item Da perspectiva de trabalho à realidade do futuro profissional do jornalismo.(2013) Quadros, Cláudia Irene de; Langeira, Alvaro NunesEste artigo traz resultados parciais da pesquisa realizada entre alunos do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) sobre perspectivas profissionais. Os dados da referida pesquisa fazem parte do projeto Identidades e Culturas Profissionais, que investiga estudantes de Jornalismo no Chile, Brasil, México, Austrália, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Em Curitiba, a pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2012, quando a maioria de estudantes de Jornalismo entrevistados respondeu que gostaria de trabalhar em empresas de comunicação quando concluir a faculdade. No entanto, cresce o número de alunos que percebem a comunicação corporativa como uma boa oportunidade para iniciar a carreira. Este artigo também traça o cenário atual do mercado jornalístico paranaense e apresenta a realidade dos egressos da UTP, destacando o início da trajetória profissional de recém-formados.Item Da técnica ao ensino superior : um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro.(2020) Dulci, Luciana CrivellariO ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990. Inicialmente foi oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil, a partir de um recorte da Região Sudeste e evidenciar, através de análises que envolvem um olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como sobre aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para esta análise, realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país.Item Deslizando pelas categorias sígnicas de C. S. Peirce : um estudo de caso.(2017) Borges, Priscila Monteiro; Santos, MarceloAo apropriar-se, fonética e graficamente, da fórmula da água (o legissígno simbólico H2O), a marca de refrigerantes H2OH! adotou uma estratégia semiótica peculiar: deslocou um signo predominantemente de terceiridade para a primeiridade, habilitando-o a gerar, preferencialmente, interpretantes na esfera qualitativa-sugestiva. Neste trabalho, fazemos a análise semiótica da marca grafada no rótulo da bebida, com enfoque nos interpretantes da divisão dos signos em dez tricotomias.Item Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics.(2019) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroThe purpose of this article is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning involving semiotics in its three branches and not only in speculative grammar. We will concentrate on the apprehension of the move- ment of reasoning, which diagrammatically begins with speculative grammar, runs through critical logic, and consolidates at methodeutics. We seek to apply the trichotomic logic of Peirce to list the modes of reasoning with diagrams. Our intention is to move away from the categorization as taxonomy, and try to understand how sign classes can be used in the inferential process. Thus, considering a possible relationship between the hypoicon, the three classes of iconic signs in the system of ten classes of signs, and the methods of inference, we suggest three subclasses of diagrams in inferential terms that may offer a grading system, which would present degrees of accuracy or probative capacity.Item O discurso jornalístico e a noção-conceito de interdiscurso.(2014) Schwaab, Reges Toni; Zamin, AngelaEste artigo apresenta uma reflexão sobre análise do discurso e jornalismo. Para en¬tender a relação de um texto com suas condições sócio-históricas, sugerimos que o gesto de leitura do discurso jornalístico deve fazer trabalhar a noção-conceito de interdiscurso, bem como os efeitos relativos ao trabalho da memória em cada dizer. Trata-se de pensar o discurso jornalístico como formador de redes interdiscursivas, por meio de retomadas, réplicas, atualizações e deslocamentos de outros tantos já-ditos. O desafio do analista é entender como uma interdiscursividade afeta os efeitos de sentido, além de pensar as especificidades do fazer jornalístico também em relação aos efeitos que sua prática discursiva instala.Item Discursos e vozes na cobertura jornalística das COP15 e 16.(2013) Girardi, Ilza Maria Tourinho; Massierer, Carine; Moraes, Cláudia Herte de; Loose, Eloisa Beling; Neuls, Gisele; Schwaab, Reges Toni; Camana, Ângela; Gertz, LauraO texto apresenta um exercício de análise da cobertura das Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 15 e 16, em revistas brasileiras publicadas em 2009 e 2010. Examina como foi construído o discurso sobre sustentabilidade e quais foram as vozes acionadas. Por meio da leitura produzida, teórica e metodologicamente baseada na análise do discurso e das fontes, foi possível evidenciar a predominância de um discurso ecotecnocrático e a opção privilegiada por fontes dos campos político e econômico.Item Educação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.(2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila MonteiroO desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobri-lo. Embora exista a força dos algoritmos que orientam interações e escolhas, é possível afirmar que a construção da recepção e apropriação de produtos culturais é um processo social complexo, envolvendo uma atividade contínua de interpretação e assimilação de conteúdo significativo por indivíduos e grupos. Assim, apesar de desempenharem um papel decisivo na limitação da exposição a diferentes pontos de vista, é possível afirmar que os algoritmos não são o único elemento determinante na filtragem de conteúdo e agência individual. Diante disso, além do algoritmo, quais são os motivos do “embubblement” fornecido pelo Facebook?