DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

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Resultados da Pesquisa

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    Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics.
    (2019) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila Monteiro
    The purpose of this article is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning involving semiotics in its three branches and not only in speculative grammar. We will concentrate on the apprehension of the move- ment of reasoning, which diagrammatically begins with speculative grammar, runs through critical logic, and consolidates at methodeutics. We seek to apply the trichotomic logic of Peirce to list the modes of reasoning with diagrams. Our intention is to move away from the categorization as taxonomy, and try to understand how sign classes can be used in the inferential process. Thus, considering a possible relationship between the hypoicon, the three classes of iconic signs in the system of ten classes of signs, and the methods of inference, we suggest three subclasses of diagrams in inferential terms that may offer a grading system, which would present degrees of accuracy or probative capacity.
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    A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.
    (2019) Brittes, Juçara Gorski; Ruggieri, Ana Luisa
    Este artigo objetiva demonstrar que as Pesquisas de Opinião Pública são utilizadas como ferramentas midiáticas para manipular os fatos, pautar a agenda pública e sustentar argumentos específicos. Tais afirmações são fruto da análise das estraté- gias discursivas presentes nas sondagens do Instituto Datafolha referentes à presi- denta Dilma Rousseff. O procedimento metodológico é composto por elementos da Análise do Discurso, além de teorias do jornalismo, da Opinião Pública e da Esfera Pública. A pesquisa permite afirmar que a narrativa proposta pelo Datafolha omitiu fatos importantes para o entendimento da crise política instalada no Brasil. Suas estratégias argumentativas e a divulgação dos resultados, enquadrados por interesses políticos e econômicos, afetaram decisivamente a credibilidade de Dilma Rousseff, contribuindo para a interrupção de seu mandato.
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    Moda e modas no vestuário : da teoria clássica ao pluralismo do tempo presente.
    (2019) Dulci, Luciana Crivellari
    Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro refere-se às teorias que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva analítica explicou a moda desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata das modas plurais do tempo presente que, acredita-se, não podem mais ser explicadas por este primeiro cenário teórico. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica ainda explica as modas contemporâneas e em quais aspectos as modas plurais de hoje se diferenciam no seu movimento de renovação.
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    The role of beliefs and behavior on facebook : a semiotic approach to algorithms, fake news, and transmedia journalism.
    (2019) Borges, Priscila Monteiro; Gambarato, Renira Rampazzo
    This article discusses, from a Peircean semiotic perspective, (1) the logic of algorithms employed by Facebook to foster audience engagement as it relates to the spreadability of fake news in the context of transmedia journalism, and (2) how our own methods of fixation of beliefs influence this process. The methodological approach encompasses a qualitative conceptual study of Peircean semiotics, focusing on concepts such as truth, reality, representation, fixation of beliefs, and collateral experiences, as a proposition to investigate the relationship between algorithms, fake news, and transmedia journalism. The research findings point to the fact that social media networks such as Facebook have their share of responsibility in the current fake news furor, but audiences are also involved in this issue as their behavior and beliefs play an important role in feeding Facebook’s algorithms.
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    A autonomia universitária na era da parceria público-privado.
    (2017) Ribeiro, Daniella Borges
    Trata-se de um estudo com o objetivo de trazer à baila o tema autonomia universitária. Para tanto, foi realizado um levantamento das Revistas Universidade e Sociedade e, a partir dos artigos publicados nas revistas, buscou-se identificar alguns pontos importantes para o debate. Foi possível verificar, por um lado, o interesse constante do Estado em regulamentar a autonomia dando a este preceito um conteúdo de viés privatista e, por outro, a movimentação dos trabalhadores e estudiosos do campo educacional contra esta medida. Se não houve a aprovação de uma lei única para regular a autonomia universitária, o Estado tratou de elaborar e aprovar normatizações fragmentadas que incentivaram e fortaleceram a parceria entre o público e o privado, sendo esta uma forte diretriz no entendimento da autonomia a partir da lógica do mercado.
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    Radio, mobility and ubiquity : analysis of Abert’s mobile digital inclusion project.
    (2018) Bianco, Nelia Rodrigues Del; Martins, Nair Prata Moreira
    Mobile phones have become the main device for consuming radio content, broadening the traditional forms of mobility once restricted to transistor radios and automobiles. In an effort to have small and medium-sized radio stations incorporate the use of digital mobile phones, the Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV has created a project called Mobilize-se. This project provides a free radio integration app; a radio app exclusive to smartphones; and a social network page. There are about 700 radio stations currently participating in this project. The goal of this quantitative/ qualitative study was to understand how these radio stations have benefitted from the advantages of digital inclusion (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) by using data triangulation (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005) to assess the impact that digital inclusion has had on them. The results indicate that broadcasters have made this inclusion without too much forethought, and are not fully caught up with marketing strategies.
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    Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.
    (2018) Diehl, Danielle; Martins, Nair Prata Moreira
    Este trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.
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    O real na filosofia de Charles S. Peirce.
    (2015) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila Monteiro
    O trabalho buscará, a partir do Realismo de C. S. Peirce, traçar elementos que configuram uma possível ontologia no sistema filosófico de Peirce. Começaremos por trabalhar a noção de real em Peirce mostrando como ela se relaciona com a existência, o possível, e a noção de geral. Em seguida, será apresentada a crítica que Peirce fez ao Nominalismo para mostrar como se constitui seu realismo. Segundo alguns autores, a Virada Linguística, no século XX, foi marcada pela subordinação do ser à linguagem. O Construtivismo, nesse contexto, fomentaria a ideia de que o mundo está contido dentro de nós (Barad, 2003, p. 801). Tal noção tem sido bastante criticada pelo Realismo Especulativo, pois transforma questões ontológicas em questões epistemológicas. Isto é, a busca pelo real foi substituída por questões sobre como acessar o conhecimento, deixando de lado a discussão sobre a realidade ela mesma. Na teoria peirceana, é possível encontrar uma solução interessante para essa questão, pois há nela, ao mesmo tempo, uma teoria metafísica que considera a existência de um certo tipo de realidade e a semiótica que nos indica o modo como representamos e significamos o mundo. Dessa forma, será apresentado um caminho complementar para se fazer uma leitura da ontologia em Peirce, que aborda a noção de objeto e especificamente a noção de objeto dinâmico, evidenciando como Peirce trabalha o problema do acesso ao real na semiótica.
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    O conceito de diagrama em Peirce : uma leitura semiótica para além da gramática especulativa.
    (2017) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila Monteiro
    A proposta do presente artigo é explorar o conceito de diagrama e de raciocínio diagramático envolvendo a semiótica em seus três ramos e não somente na gramática especulativa. Deteremo-nos na apreensão do movimento do raciocínio que diagramaticamente se inicia na gramática especulativa, atravessa a lógica crítica e se consolida na metodêutica. Buscaremos aplicar a lógica tricotômica de Peirce para relacionar os modos de raciocínio com os diagramas. Dessa forma, considerando uma possível relação entre o hipoícone e as três classes de signos icônicos nas dez classes de signos e os modos de inferência, sugerimos três subclasses de diagramas que, em termos inferenciais, podem oferecer um sistema de gradação que apresentaria graus de precisão do raciocínio ou capacidade probatória. A proposta é um afastamento da categorização como uma taxonomia para tentar compreender como as classes podem ser utilizadas no processo inferencial.
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    La radio en busca de su audiencia : hacia una escucha diversificada y multiplataforma.
    (2017) Costa, María del Pilar Martínez; Martins, Nair Prata Moreira
    La radio es un medio condicionado por los cambios tecnológicos. Desde sus orígenes ha sido también un espacio de comunicación pública que fomenta la complicidad, proximidad e interacción personal con la audiencia, que se amplifica ahora con las posibilidades que ofrece el entorno digital. Este trabajo describe una recopilación de iniciativas radiofónicas que muestran el esfuerzo permanente de la radio por buscar a la audiencia en los viejos y en los nuevos escenarios de comunicación. El objetivo de dicha descripción es caracterizar el nuevo modelo de escucha y de consumo de la radio.