DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

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    Pós-graduação, formação e trabalho profissional.
    (2017) Ribeiro, Daniella Borges
    O artigo tem como objetivo discutir as diretrizes colocadas pelo atual Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e os seus impactos para a formação e o exercício profissional do assistente social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa através da qual foi possível observar o incentivo ao empresariamento da educação e da produção de conhecimentos a nível de pós-graduação; a indução de pesquisas em determinadas áreas e temas que são mais vantajosos para o mercado; o estímulo à “universidade empreendedora” e às parcerias entre o público e o privado; o comprometimento da autonomia científica do pesquisador; além do fortalecimento dos processos de avaliação da pós-graduação como forma de distribuição dos recursos. As diretrizes colocadas para as políticas de educação, ciência e tecnologia no Brasil ao reforçarem o projeto societário hegemônico na contemporaneidade nos permite reafirmar a vitalidade do nosso projeto ético- -político que associa a luta em favor da formação e do exercício profissional crítico com o compromisso da construção de uma transformação societária que supere o projeto neoliberal em vigor.
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    Os planos nacionais de pós-graduação : qual a direção dada à produção de conhecimentos no Brasil?
    (2016) Ribeiro, Daniella Borges
    Este artigo tem como objetivo geral realizar uma breve análise sobre os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG)1 procurando demonstrar o vínculo destes planos à concepção mercadológica da produção científica, ideia ainda mais aprofundada no VI PNPG. Trata-se de um estudo qualitativo que compreendeu levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Observa-se que o atual Plano Nacional de Pós-Graduação têm incentivado as parcerias entre os setores públicos e os privados para o desenvolvimento de pesquisas científicas e fomentado as assimetrias entre as diferentes áreas do conhecimento, além de induzir a produção de conhecimentos científicos para temas privilegiados pela agenda governamental.