DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/630

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Rádio em ambientes digitais : experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.
    (2017) Pessoa, Sônia Caldas; Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.
  • Item
    Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil.
    (2014) Martins, Nair Prata Moreira; Mustafá, Izani; Pessoa, Sônia Caldas
    A presente pesquisa apresenta um levantamento da produção acadêmica sobre o rádio no Brasil. O objetivo é reunir o trabalho de pesquisadores e teóricos que colaboram tanto para pensar o rádio enquanto objeto de estudo, quanto para consolidar um campo teórico que tenha a radiofonia como temática principal. Para tal, foram identificados e analisados trabalhos apresentados nos principais congressos nacionais de comunicação como Intercom, SBPJor, Rede Alcar e Compós. Também foram mapeadas as dissertações e as teses publicadas no Portal Capes (1987-2010) e livros publicados que têm o rádio como objeto principal.
  • Item
    O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes.
    (2011) Martins, Nair Prata Moreira; Santos, Maria Cláudia; Campelo, Wanir; Pessoa, Sônia Caldas
    O Brasil prepara-se para receber o rádio digital, mas as discussões acerca da nova mídia são marcadas, principalmente, pelos aspectos tecnológicos; pouco se debate sobre a produção de conteúdo, as novas formas de jornalismo e o que o público espera desse novo modelo. Há três anos, foi realizada pesquisa com ouvintes e jornalistas da Rádio Itatiaia, com o objetivo de conhecer a opinião deles no que diz respeito ao impacto do processo de digitalização. Em 2011, a pesquisa foi reaplicada. Os resultados mostram que há um novo público e que as emissoras devem se apressar, senão o digital já nasce obsoleto.