DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

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Resultados da Pesquisa

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    Radio, mobility and ubiquity : analysis of Abert’s mobile digital inclusion project.
    (2018) Bianco, Nelia Rodrigues Del; Martins, Nair Prata Moreira
    Mobile phones have become the main device for consuming radio content, broadening the traditional forms of mobility once restricted to transistor radios and automobiles. In an effort to have small and medium-sized radio stations incorporate the use of digital mobile phones, the Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV has created a project called Mobilize-se. This project provides a free radio integration app; a radio app exclusive to smartphones; and a social network page. There are about 700 radio stations currently participating in this project. The goal of this quantitative/ qualitative study was to understand how these radio stations have benefitted from the advantages of digital inclusion (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) by using data triangulation (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005) to assess the impact that digital inclusion has had on them. The results indicate that broadcasters have made this inclusion without too much forethought, and are not fully caught up with marketing strategies.
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    Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.
    (2018) Diehl, Danielle; Martins, Nair Prata Moreira
    Este trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.
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    La radio en busca de su audiencia : hacia una escucha diversificada y multiplataforma.
    (2017) Costa, María del Pilar Martínez; Martins, Nair Prata Moreira
    La radio es un medio condicionado por los cambios tecnológicos. Desde sus orígenes ha sido también un espacio de comunicación pública que fomenta la complicidad, proximidad e interacción personal con la audiencia, que se amplifica ahora con las posibilidades que ofrece el entorno digital. Este trabajo describe una recopilación de iniciativas radiofónicas que muestran el esfuerzo permanente de la radio por buscar a la audiencia en los viejos y en los nuevos escenarios de comunicación. El objetivo de dicha descripción es caracterizar el nuevo modelo de escucha y de consumo de la radio.
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    As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Batista, Ana Luiza; Rabello, Isadora
    Os clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.
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    A influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding : um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse.
    (2016) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Yasmim Moreira
    A presente pesquisa tem como objetivo de compreender e analisar as estratégias de comunicação digital realizadas pelas organizações que utilizam as plataformas de crowdfunding para financiarem seus produtos, serviços e projetos. Para atingir este fim, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando sua essência descritiva e exploratória, utilizando de técnicas de coleta de dados e o estudo multicasos e entrevistas estruturadas para a análise de conteúdo. A unidade empírica desta pesquisa foram 24 projetos bem-sucedidos, dentre o período de 1º/08/2014 e 23/10/2014, nas maiores categorias da plataforma de financiamento coletivo brasileiro, o Catarse: Música, Cinema e Vídeo e Teatro. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais (Facebook, Twitter e e-mail) foram essenciais para a realização destes projetos. Dentre todas as ferramentas estudadas, foi possível elencar o Facebook como aquela mais utilizada pelos organizadores para a divulgação e promoção do projeto.
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    Reflexões sobre o game Divertida Mente na Rádio Disney e o simulacro de Baudrillard.
    (2017) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata Moreira
    Jean Baudrillard cunhou os conceitos de simulação e simulacro como substitutos da realidade. Para o autor, o que existe são representações que assumem por vezes o caráter da neo-realidade ou hiper-realidade. A construção da hiper-realidade é mediada pela máxima exploração do significante resultando em fragmentos da realidade. A partir da explanação dos conceitos, este artigo pretende apresentar o aplicativo Rádio Disney e analisar o game Divertida Mente, que integra o aplicativo da rádio. A pesquisa se desenvolve à luz das ideias cunhadas por Baudrillard e pela pesquisa exploratória. A partir desses elementos é possível concluir que o aplicativo é um suporte com capacidades de criar e recriar situações que representam a magia em um exercício autor-referencial.
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    Rádio em ambientes digitais : experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.
    (2017) Pessoa, Sônia Caldas; Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.
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    GT história da mídia sonora : trajetória, contribuições e perspectivas.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia consolida-se como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país. Os grupos temáticos se constituem na estruturação científica da entidade, por meio das pesquisas realizadas por seus membros. O GT História da Mídia Sonora apresenta crescimento quantitativo e qualitativo de suas pesquisas, atuando como protagonista na perspectiva de levantar e analisar essa história. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do GT, de modo a explicitar a sua contribuição para os estudos da história da mídia sonora brasileira e, por meio deste levantamento, apontar os principais pesquisadores da área e as principais temáticas estudadas.
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    Comunicação organizacional e futebol : análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel.
    (2017) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata Moreira
    Com a transformação do futebol em negócio, e cada vez mais independentes do clube que representam, tornando-se fundamental uma imagem positiva para sua manutenção, a comunicação organizacional passou a ter grande importância para as torcidas organizadas. Assim, o presente artigo busca analisar os meios de comunicação do Grêmio Gaviões da Fiel, investigando a maneira como a torcida se comunica com seu público.
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    Brand radio : la segmentación personalizada como modelo de negocio.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro