DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/630

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o acesso aos canais de comercialização dos agricultores familiares : estudo qualitativo no município de Mariana - MG.
    (2023) Alves, Marisa Alice Singulano; Viana, Francisca Diana Ferreira; Inácio, Iago Luciano Estevam
    Este artigo trata do efeito da pandemia de Covid-19 sobre o acesso aos mercados por agricultores familiares em Mariana. A pesquisa se orientou teoricamente pela discussão sobre a construção social dos mercados acessados por agricultores familiares. Foi utilizada como modelo analítico uma tipologia de mercados desenvolvida por Schneider (2016) que diferencia os principais canais de comercialização acessados pelos agricultores familiares no Brasil de modo a avaliar possíveis alterações nas formas de comercialização durante a pandemia. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, contando com uma metodologia qualitativa, consistindo na realização de entrevistas semiestruturadas com os agricultores familiares de Mariana. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível identificar que não se alteraram os canais de comercialização disponíveis no contexto pandêmico, mas, devido às restrições de acesso, somando-se à ausência de incentivos e políticas públicas, os agricultores foram impactados, destacando-se a redução expressiva em sua renda.
  • Item
    Como fazer extensão rural com distanciamento social? : análise da inclusão de TICs na metodologia extensionista.
    (2021) Alves, Marisa Alice Singulano; Souza, Maurício Leonard de; Freitas, Luana
    Analisamos as implicações da adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como parte da metodologia empregada em ações extensionistas desenvolvidas junto a agricultores familiares do município de Ouro Preto-MG no contexto da pandemia de COVID-19. Em tal caso, as TICs foram utilizadas como mediadoras das ações extensionistas em geral e, especificamente, como ferramentas de apoio à comercialização de produtos agroecológicos durante a pandemia de COVID-19. A partir dessa experiência, buscamos extrair considerações sobre o emprego das TICs no processo extensionista em geral e, especificamente, no trabalho com populações rurais, sujeitas à exclusão social e digital. A partir dos resultados da experiência, ponderamos que o uso das TICs como parte da metodologia extensionista apresenta potencialidades e desafios para a realização da extensão de forma inclusiva.
  • Item
    Formas de adaptação de produtores de café à liberalização mercantil : proposta de uma tipologia analítica a partir de um estudo de caso na região das Matas de Minas.
    (2021) Alves, Marisa Alice Singulano; Higgins, Sílvio Salej
    O artigo trata de formas de adaptação desenvolvidas por cafeicultores ao contexto da liberalização mercantil. Analisamos o modo como os cafeicultores constroem suas estratégias de adaptação à nova conjuntura e as relações destas estratégias com a reconfiguração das formas de controle de mercado. Foi realizado um estudo de caso na região das Matas de Minas, tipicamente uma área de produção familiar, levando em conta o período pós-1990, sendo uma região ainda pouco considerada na literatura. A partir dos dados qualitativos da pesquisa, propomos um modelo analítico centrado na construção de uma tipologia de produtores, que visa descrever a diversidade de formas de adaptação ao novo contexto econômico e institucional definido pela liberalização. A análise é fundamentada na perspectiva neoinstitucional da sociologia econômica, focando nos processos de construção social das estratégias e estruturas de mercado, neste caso pautadas, fundamentalmente, pela questão da construção social da qualidade. Esta proposta de análise se contrapõe à perspectiva da economia dos custos de transação, principal modelo a nortear os estudos sobre sistemas agroindustriais ou agroalimentares no Brasil atualmente, oferecendo uma alternativa teórica e metodológica.
  • Item
    A natureza em campo : considerações sobre a política ambiental brasileira.
    (2010) Alves, Marisa Alice Singulano
    Este artigo aborda uma dimensão específica da política ambiental no Brasil – a implementação de Unidades de Conservação e de uma legislação ambiental correspondente – destacando-se a região amazônica. Analiticamente, considera-se a política ambiental brasileira como um fator constituído no interior de um campo ambiental, cuja doxa está centrada na noção de desenvolvimento.