DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/630
Navegar
Item Para aprender e ensinar comunicação.(2004) Brittes, Juçara GorskiItem A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.(2019) Brittes, Juçara Gorski; Ruggieri, Ana LuisaEste artigo objetiva demonstrar que as Pesquisas de Opinião Pública são utilizadas como ferramentas midiáticas para manipular os fatos, pautar a agenda pública e sustentar argumentos específicos. Tais afirmações são fruto da análise das estraté- gias discursivas presentes nas sondagens do Instituto Datafolha referentes à presi- denta Dilma Rousseff. O procedimento metodológico é composto por elementos da Análise do Discurso, além de teorias do jornalismo, da Opinião Pública e da Esfera Pública. A pesquisa permite afirmar que a narrativa proposta pelo Datafolha omitiu fatos importantes para o entendimento da crise política instalada no Brasil. Suas estratégias argumentativas e a divulgação dos resultados, enquadrados por interesses políticos e econômicos, afetaram decisivamente a credibilidade de Dilma Rousseff, contribuindo para a interrupção de seu mandato.