DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/630
Navegar
Item As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Batista, Ana Luiza; Rabello, IsadoraOs clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.