DEMAT - Trabalhos apresentados em eventos

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    Modelagem de chegadas em filas GI[X]/M/C/K via núcleo-estimadores.
    (2011) Cruz, Frederico Rodrigues Borges da; Duarte, Anderson Ribeiro; Brito, Nilson Luís Castelúcio
    A incorporação da estimação estatística na análise de filas finitas é uma ideia interessante e promissora como área de pesquisa. Neste artigo exploramos a ideia de utilizar um conhecido método não-paramétrico (o núcleo-estimador), na modelagem de chegas gerais em bloco. Apresentamos uma implementação na linguagem R dos métodos discutidos, bem como resultados preliminares da avaliação dos algoritmos em função do tipo de núcleo-estimador utilizado, do tamanho da janela de suavização, da intensidade de tráfego e do tamanho do sistema. Os resultados são animadores.
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    Uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos que se iniciam no estudo da álgebra.
    (2010) Veloso, Débora Silva; Ferreira, Ana Cristina
    Embora seja fundamental no currículo de Matemática, a Álgebra figura como uma das áreas que oferece maiores dificuldades para professores e alunos. O presente texto é parte de uma Dissertação de Mestrado em andamento e tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca dessa temática. Tais reflexões são estabelecidas a partir de um diálogo entre as experiências docentes de uma das pesquisadoras e a literatura. O foco são as dificuldades enfrentadas por alunos que se iniciam no estudo da Álgebra.
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    Os alunos são realmente desinteressados quando se trata de aprender matemática.
    (2011) Ferreira, Ana Cristina; Nepomuceno, Mayara Maia Bruno; Mapa, Thierrse Fany Modesto; Cunha, Vanessa Miranda da
    Para muitos professores de Matemática, o desinteresse dos alunos para aprender Matemática e a indisciplina são suas principais dificuldades. Contudo, nem sempre, as percepções que os professores têm acerca dos alunos corresponde ao que os mesmos parecem pensar. Nesse artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com 388 alunos de 6º ao 9º anos cujo foco era identificar sua percepção acerca d a Matemática, bem como a indisciplina e o desinteresse. Os dados foram coletados por meio de um questionário construído coletivamente (PET e professores da escola parceira) e uma entrevista realizada com alguns dos alunos. Os resultados indicam que, ao contrário de que acreditam os professores, um número significativo de alunos afirma gostar da Matemática e não considerá-la tão difícil . Além disso, afirmam que a indisciplina relaciona -se a aulas desinteressantes e monótonas, mas também parecem perceber que o comportamento dos alunos em sala de aula influencia o processo de ensino e aprendizagem.
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    A motivação do aluno para aprender Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e o potencial dos materiais manipulativos.
    (2011) Jesus, Adriana Garabini de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina
    As dificuldades dos alunos em Matemática não se limitam aos conteúdos, mas envolvem a própria motivação deles para a realização de atividades e a dificuldade de estabelecer relações desta Matemática escolar com situações cotidianas. Assim, desenvolvemos uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Belo Horizonte-MG. Implementamos uma proposta de ensino de área de polígonos e volume de prismas baseada, principalmente, na manipulação de materiais e objetos que possibilitaram ao aluno a compreensão dos conceitos, favorecendo a visualização das figuras geométricas e de suas propriedades. Buscamos verificar como essa proposta de ensino favoreceu a motivação dos alunos para a realização das atividades e consequentemente, a sua contribuição para a melhoria de seu desempenho em Matemática. Análises feitas até o momento mostram a importância do papel do professor em implementar estratégias diferenciadas para motivar os alunos para aprende
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    Matemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica.
    (2011) Silva, Alessandra Pereira da; Ferreira, Ana Cristina
    O potencial pedagógico da História da Matemática tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Educação Matemática há algum tempo e diversas experiências bem sucedidas têm sido relatadas. Aliar a possibilidade de problematizar a evolução de conceitos matemáticos a reflexão acerca do seu processo de construção oportuniza um ensino de Matemática pautado na construção de conhecimento por parte do sujeito em uma perspectiva sócio-histórica. O presente texto apresenta um projeto de pesquisa em elaboração cujo propósito é investigar o potencial de uma proposta de ensino fundamentada nessas ideias para o estudo de Geometria no 2º ano do Ensino Médio. Essa proposta será construída a partir do estudo histórico da Matemática – e mais especificamente, da Geometria – presente nas técnicas de pintura no Renascimento. Dessa forma, Arte e História da Matemática serão aliadas em uma proposta interdisciplinar. Apresentamos aqui uma breve síntese das leituras iniciais sobre o tema e alguns elementos da pesquisa.
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    O ensino de geometria para alunos com deficiência visual : uma proposta de ensino em desenvolvimento.
    (2011) Pereira, Maíra Kelly da Silva; Ferreira, Ana Cristina
    A inclusão de pessoas sem acuidade visual é hoje um fato em muitas escolas do país, porém, nem sempre ela envolve uma integração efetiva desses alunos, nem um atendimento condizente com suas necessidades. Este artigo apresenta uma pesquisa em desenvolvimento na qual, em parceria com um grupo de alunos do 7º ano sem acuidade visual de uma instituição pública de Belo Horizonte, é desenvolvida e avaliada uma proposta de ensino de Geometria. Além de apresentar brevemente as atividades realizadas, analisamos as respostas dos alunos a uma sondagem de conhecimentos realizada antes do início da proposta. Os resultados sugerem que os alunos conhecem alguns termos geométricos, porém, apenas foram memorizados, sem uma compreensão efetiva de seu significado. Esperamos construir, com eles, uma proposta de ensino que possa ser compartilhado com outros professores.
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    O ensino de probabilidade na educação básica : análise da produção de um grupo de estudos de professores de matemática.
    (2011) Rezende, Fernanda Monteiro de Castro; Ferreira, Ana Cristina
    Os documentos oficiais e a literatura têm sugerido a inserção de conceitos de probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, a maioria dos professores não se sente preparado para realizar essa tarefa. Apresenta-se aqui um estudo em fase inicial de desenvolvimento. Seu propósito é analisar o processo de constituição e consolidação de um grupo de estudos envolvendo professores que lecionam Matemática para a Educação Básica e pesquisadores voltado para o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Esse grupo envolverá professores de Conselheiro Lafaiete (MG) que atuam em escolas públicas e/ou privadas e se interessem, voluntariamente, em pertencer ao mesmo. Os dados serão coletados por meio de diário de campo, gravação em áudio e, ocasionalmente, em vídeo, dos encontros do grupo, registros produzidos pelos participantes e entrevistas. Nesse texto, apresentamos as primeiras leituras realizadas sobre o tema.
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    A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Minas Gerais : reconstruindo a história da formação de professores de matemática em Minas Gerais.
    (2011) Ferreira, Ana Cristina
    Compreender, a partir de uma perspectiva histórica, a estrutura e organização dos primeiros cursos de licenciatura em Matemática em Minas Gerais, pode trazer alguma luz para as discussões atuais acerca da formação inicial e continuada de professores dessa disciplina. Nesse texto, apresentamos brevemente o processo de constituição do primeiro curso de Licenciatura em Matemática de Minas Gerais (Brasil). Apresentamos aqui o contexto histórico de criação do curso, sua estrutura básica, disciplinas, processo seletivo e regime didático. Os dados foram coletados principalmente a partir de documentos do Arquivo Público Mineiro e de arquivos da Faculdade de Filosofia da UFMG.