PPGEP - Mestrado (Dissertações)
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12873
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Item Artefatos comunicacionais criados entre os níveis organizacionais durante a implantação de uma estratégia lean : estudo de caso em uma empresa multinacional.(2021) Bouzada, Douglas de Paula; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Paiva, Ely LaureanoO objetivo desta pesquisa foi identificar o papel do processo de comunicação e seus artefatos gerados pelos níveis hierárquicos organizacionais durante a implantação do Lean Manufacturing (LM). Baseamos nossa pesquisa em um estudo de caso aprofundado e longitudinal da implantação do LM em uma empresa multinacional do segmento de rochas naturais, com unidades produtivas no Brasil e na Espanha. Utilizamos uma metodologia qualitativa onde foram abordadas diferentes fontes de dados, tais como, entrevistas com funcionários de diversos níveis e análise de arquivos realizada em mais de 1.500 documentos. Observamos que os objetivos dos artefatos comunicacionais mudam ao longo das etapas de implantação do LM segundo as seguintes funções: (1) Overview do projeto LM; (2) Disseminação de cultura LM; (3) Estabelecimento de metas e objetivos; (4) Nivelamento de conhecimento a partir de treinamentos; (5) Coordenação das atividades do LM; (6) Controle e ajuste dos projetos do LM; (7) Apresentação dos resultados; (8) Continuidade do projeto e ferramentas do LM; e que o protagonismo dos níveis hierárquicos que são disseminadores dos artefatos comunicacionais também se altera de acordo com a etapa do projeto. Constatamos que as reuniões presenciais são o principal meio de comunicação utilizado pela organização para o estabelecimento de acordos e metas, e que os demais artefatos comunicacionais como e-mails, relatórios, visitas de campo e murais informacionais são utilizados como forma de comunicação auxiliar e apoio na implantação do LM.Item Competências e cultura na indústria 4.0 : um estudo de caso em uma siderúrgica brasileira.(2021) Cunha, Rafaela Souza; Bouyer, Gilbert Cardoso; Pereira, Alana Deusilan Sester; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Braga, Beatriz Maria BarbosaA Indústria 4.0 (I4.0) caracteriza-se pelo uso extensivo de tecnologias capazes de conectar um sistema produtivo em rede, ampliando a virtualização, conectividade e sensoriamento nos ambientes operacionais e das cadeias produtivas. Tal estrutura prevê, de um lado, melhorias na produtividade e, de outro, acirramento da concorrência global. O futuro da indústria requer reflexões e reformulação de estratégias, deste modo, exigirá uma nova forma de competência e cultura. Na literatura, observa-se um número expressivo de estudos envolvendo aspectos tecnológicos da I4.0, por outro lado, há lacunas de pesquisa para uma abordagem centrada nas competências, no ser humano e na cultura. Portanto, o objetivo desta pesquisa qualitativa é identificar as competências dos profissionais de uma equipe que se dedica a processos de inovação em uma organização siderúrgica brasileira em transição para I4.0 e os aspectos culturais desta. Utilizou-se o método estudo de caso em uma empresa do setor econômico siderúrgico, e a coleta de dados apoiou-se em entrevistas semiestruturadas com os integrantes da equipe de inovação, além de questionário e observação direta. As descobertas mostraram que a cultura impacta nos resultados e que as competências se sobressaem às questões estritamente técnicas. Além disso, evidenciou a relevância de características essencialmente humanas na I4.0. Assim, este estudo contribui no âmbito teórico acrescentando considerações sobre as competências dos profissionais e a cultura em ambiente sob transição para I4.0; e suas contribuições práticas revelam pontos de encontro entre competências, cultura e I4.0, evidenciando a importância de considerar tais aspectos nos planos de estruturação da I4.0.Item Inovações no processo de colheita florestal : a visão dos Stakeholders sobre aspectos da sustentabilidade das tecnologias.(2023) Leite, Leonidas de Oliveira; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Bouyer, Gilbert Cardoso; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Viana, Francisca Diana Ferreira; Faria, Adriana FerreiraA relação entre sustentabilidade e inovações tecnológicas possui diversas faces, as quais precisam ser compreendidas para que as organizações tomem as melhores decisões no que diz respeito aos impactos positivos e negativos de sua adoção para diferentes stakeholders. A busca pela sustentabilidade, ou seja, por um mundo ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo – configurando o chamado Triple Bottom Line – é uma discussão que permeia esferas como as de fornecedores, clientes, entidades de fomento, comunidades acadêmicas, sindicatos, veículos de comunicação, entre outros stakeholders. Cada stakeholder, no âmbito de suas particularidades, visualiza e avalia determinado objeto de peculiar, conforme seus interesses, riscos, oportunidades e ameaças. O presente trabalho tem como objeto de estudo a indústria de base florestal, especificamente focado no processo de colheita, o qual passou por grandes transformações e inovações tecnológicas ao longo dos anos. Dentro deste contexto, foi realizada uma pesquisa documental com o intuito de captar tanto as percepções dos stakeholders quanto a relação entre as tecnologias de colheita florestal e o impacto – positivo, neutro ou negativo – que estas tecnologias causam na economia, no meio ambiente e na sociedade. Baseado em indicadores de sustentabilidade, os resultados qualitativos e quantitativos mostraram que a percepção dos aspectos econômicos predomina sobre os aspectos ambientais e sociais, notadamente entre os stakeholders que possuem poder de barganha e aqueles que possuem alta interdependência. Além disso, a pesquisa mostrou alto índice de neutralidade no âmbito de meio ambiente e opiniões divergentes no que diz respeito a aspectos sociais, demonstrando que há um descompasso entre os discursos dos diferentes stakeholders analisados no que tange às 3 perspectivas da sustentabilidade.Item As relações entre parques científicos e tecnológicos e agentes externos : uma abordagem multinível.(2021) Leite, Taiane Quaresma; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Silva, Sergio Evangelista; Silva, André Luís; Bouyer, Gilbert Cardoso; Lago, Rochel Montero; Silva, Joaquim Alexandre dos RamosOs PCTs (Parques Científicos e Tecnológicos) consistem em espaços físicos e sociais, cujo papel é dar suporte ao desenvolvimento de EBTs (Empresas de Base Tecnológica) que se encontram em um estágio maduro. Embora a literatura sobre PCTs já tenha mostrado como eles dão suporte, internamente, às EBTs, verifica-se ainda a necessidade de se explorar de modo mais sistemático quais são os agentes do ambiente externo dos PCTs e também como eles se relacionam para o desenvolvimento de cada um deles. Dessa maneira, surgem as seguintes questões de pesquisa: quais são os agentes do ambiente externo dos PCTs? Quais as relações estabelecidas entre os PCTs e estes agentes? Com o propósito de responder estas questões, o objetivo desta dissertação é apresentar uma visão sistemática dos agentes externos aos PCTs e quais as relações constituídas com os mesmos. Assim, estes agentes são analisados a partir de cinco perspectivas, que vão desde a municipal até a global. Da perspectiva metodológica, este estudo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, foram utilizados dados documentais de um total de 30 PCTs, dos quais, 16 estão localizados no Brasil, e 14 em Portugal. Na segunda fase, como forma de triangulação e validação dos dados obtidos na primeira, foram realizadas entrevistas por meio do uso de um protocolo de pesquisa semiestruturado. Como principais resultados, apresentamos uma visão detalhada dos vários tipos de agentes que permeiam o ambiente externo dos PCTs e identificamos os tipos de relações existentes entre eles. Como contribuição para a teoria, este estudo traz uma visão mais detalhada dos tipos de agentes externos dos PCTs e sobre a natureza das relações construídas. Da perspectiva prática, o modelo conceitual gerado pode ser utilizado como instrumento de autoavaliação e planejamento estratégico para os PCTs.