PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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    O testemunho jornalístico nas obras “1968 : O ano que não terminou” e “sobre lutas e lágrimas : uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse”.
    (2021) Alves, Ticiane Karita Gomes; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Ijuim, Jorge Kanehide; Silva, Karina Gomes Barbosa da
    Esta pesquisa tem como objetos as obras jornalísticas “1968: o ano que não terminou”, de Zuenir Ventura, e “Sobre lutas e lágrimas, uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse”, de Mário Magalhães, e duas entrevistas desses autores. O objetivo é entender como os testemunhos jornalísticos dão aos anos de 1968 e de 2018 uma segunda vida, tornando-os objetos simbólicos (QUÉRÉ, 2012), numa tentativa de reconstituição da memória dessas épocas e de produção de novos significados no atual contexto de disputas narrativas. Pretendemos também compreender de que forma o testemunho midiático pode contribuir para a ampliação do fazer jornalístico e das vozes anuladas. Aplicamos, como metodologia, a análise da narrativa e das entrevistas dos autores, baseando-nos nos operadores estabelecidos por Dayane Barretos (2017): a relação entre o narrador e os personagens na etapa de captação das informações; a construção da narrativa, e o processo de compartilhamento que pressupõe o leitor. Utilizamos o conceito de “testemunho da mídia”, de Frosh e Pinchevski (2009) - “testemunho na mídia”, “testemunho pela mídia” e “testemunho através da mídia” - como eixos norteadores dos operadores, respectivamente. Entendemos que tanto Zuenir Ventura quanto Mário Magalhães dão uma segunda vida a 1968 e a 2018, narrativizando o testemunho de outros personagens (“testemunho na mídia”), e também os seus próprios testemunhos (“testemunho pela mídia”), de maneira sensível e, ao mesmo tempo, crítica sobre eventos. As duas obras mostram os testemunhos como importantes dispositivos para a produção de novos significados para os acontecimentos, colocando o leitor em uma posição ativa no processo comunicacional como aquele que “testemunha através da mídia”.