REDEMAT - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais
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Navegando REDEMAT - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais por Assunto "Abrasivos"
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Item Desgaste abrasivo de níquel e de liga binária níquel- cobalto eletrodepositados em substrato de cobre.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Altera, Francisco de Asssis; Costa, Adilson Rodrigues daOs custos com reparos e substituições de peças, que são submetidas a trabalhos que proporcionam desgastes dos mesmos significam elevadíssimos gastos para as empresas. Para a maioria das peças, os testes de campo geralmente são caros para serem desenvolvidos, além de necessitarem de um longo tempo para serem completados. A partir do momento que se notou a necessidade do desenvolvimento de materiais com maiores resistências ao desgaste, começaram a ser feitas várias pesquisas na área de desgaste abrasivo. O desgaste abrasivo tem sido definido como o deslocamento de material causado por partículas ou protuberâncias de elevada dureza onde estas partículas ou protuberâncias são forçadas contra e ao longo de uma superfície sólida. De acordo com trabalhos realizados, pode-se concluir que existe uma grande variedade de parâmetros que influenciam os mecanismos de desgaste de maneira geral. Neste trabalho estudou-se o coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste por abrasão em dois tipos de materiais, sendo uma amostra com revestimento de níquel e uma amostra revestida com liga binária de níquel com 7,3% de cobalto. O enfoque principal foi centrado na taxa de desgaste por abrasão, caracterizado pelo atrito de partículas entre dois corpos em contato. Para realização dos ensaios de desgaste foi efetuada a montagem, em um torno convencional, de todos os itens necessários para o estudo. O torno convencional encontra-se instalado no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Técnicas Afins (LESTA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Como material abrasivo foi utilizado uma suspensão de diamante com diferentes granulometrias e foram aplicadas cargas diferentes, totalizando 12 (doze) ensaios. Nestes, foi possível observar que maiores desgastes estão diretamente relacionados com material de maior dureza, abrasivo de maior granulometria e menor carga aplicada.Item Determinação do coeficiente de atrito nos ensaios de abrasão por esfera rotativa.(2014) Artuzo, Gesiele Corrêa; Costa, Adilson Rodrigues daAtualmente os tubos de minerodutos que são fabricados com aço API têm sido revestidos internamente com poliuretano (PU). A aplicação do PU em revestimento interno de tubos de minerodutos é uma tecnologia recente e poucos estudos enfatizando o desgaste por abrasão e erosão deste material são encontrados. Este trabalho estudou o desgaste do PU utilizado no revestimento interno dos tubos de minerodutos, que transportam diferentes polpas de minério de Ferro (abrasivos). Foram investigadas três amostras de PU, submetidas a ensaios de desgaste por esfera rotativa durante uma hora, utilizando três polpas de minério de Ferro com diferentes granulometrias e pH. Após os ensaios de desgaste, foram calculados os coeficientes de atrito no tribossistema esfera de aço – abrasivos (polpas) – PU. Em seguida, foi analisado o desgaste das amostras correlacionando-o com a microestrutura e a morfologia dos abrasivos. Feito isto, interpretou-se os resultados visando compreender o(s) mecanismo(s) de desgaste nos PU’s, permitindo classificá-los quanto a resistência ao desgaste abrasivo nas condições experimentais estabelecidas.Item Efeito da abrasividade de minérios de ferro da mina S11D-Vale no desgaste de borrachas de correias transportadoras.(2022) Nins, Bárbara Diniz; Costa, Adilson Rodrigues da; Penagos, Jose Jimmy; Costa, Adilson Rodrigues da; Valera, Ticiane Sanches; Bortoleto, Eleir Mundim; Falqueto, Patrick Amaral; Penagos, Jose JimmyOs transportadores de correias são, hoje, um dos meios mais usados no transporte de minério de ferro. Dentre os componentes do equipamento, a correia é de especial importância econômica e o elemento com a maior probabilidade de falha. A principal causa dessas falhas é o desgaste abrasivo da cobertura de borracha das correias, o que acarreta paradas corretivas, prejuízos econômicos e perdas de performance consideráveis. A habilidade do minério de ferro em gerar desgaste abrasivo na borracha da correia é chamada de abrasividade. Como essa propriedade não é intrínseca do material, os resultados dos ensaios de abrasividade em laboratório serão mais confiãveis quanto mais próximas forem as condições de ensaio das condições de serviço. O ensaio ASTM G65 é caracterizado por promover um desgaste com abrasivo solto, podendo ser por baixos esforços e, portanto, se aproxima mais das condições de operação das correias transportadoras. Quatro tipos de minério de ferro da mina S11D da Vale (Hematita friável, Hematita compacta, Jaspilito e Minério Hidratado) foram ensaiados no tribômetro ASTM G65 com amostras de borrachas de correias. Foram caracterizados os mecanismos de desgaste que ocorrem em serviço e em testes de laboratório. O mecanismo predominante encontrado nas duas condições foi a formação de ondas de Schallamach. Nos testes de desgaste, as amostras de Hematita Friável apresentaram a maior abrasividade. Além disso, as características químicas, mineralógicas e morfológicas das amostras de minério de ferro foram caracterizadas. A alta abrasividade da Hematita Friável se deve principalmente à grande quantidade de minerais de hematita dura, principalmente hematita sinuosa e microcristalina, que contribuem mais para o desgaste do que outros minerais.Item Estudo da utilização de briquetes de matéria prima na produção de carbureto de silício.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Lima, Tatiana Chaves Fontes; Tenório, Jorge Alberto SoaresO carbureto de silício (SiC), um material cerâmico amplamente utilizado nas indústrias de refratários, de fundição e de abrasivos, é produzido industrialmente no forno Acheson através do aquecimento de uma mistura de grãos de carbono (normalmente coque de petróleo) e areia silicosa de alta pureza. Este aquecimento acontece através da passagem de corrente elétrica por uma resistência de grafite posicionada no centro da mistura que atinge cerca temperatura superior a 2600°C. O presente trabalho teve por objetivo estudar a alteração da estrutura macroscópica da matéria prima para produção de SiC. As matérias primas (coque e areia) tiveram o tamanho de partículas reduzido e foram aglomerados utilizando prensa de rolos. Estes aglomerados foram testados no forno em escala piloto substituindo a matéria prima original. Com esta alteração foi possível melhorar a homogeneidade da composição da matéria prima, aumentou a permeabilidade da carga e aumentou a eficiência energética de 5 a 12%.Item Proposição de uma metodologia para desenvolvimento de um sistema para monitoramento do desgaste de bombas na indústria Mínero-metalúrgica.(2010) Araújo, Cássio Roberto de; Costa, Adilson Rodrigues da; Costa, Adilson Rodrigues da; Souza, Erivelto Luís de; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Cassino, Flávio Sandro LaysO desgaste de componentes de máquinas e outros elementos funcionais tem um custo elevadíssimo em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que os custos relacionados ao desgaste atinjam por ano, cerca de 6% a 7% do produto nacional bruto. Diante deste quadro mundial, a partir do momento que se notou a importância do desenvolvimento de materiais com maior resistência ao desgaste, começaram a ser feitas várias pesquisas na área de desgaste em geral, principalmente sobre desgaste abrasivo, que é um dos mais importantes dentro dos processos tribológicos. O presente trabalho tem por objetivo descrever a criação de um sistema voltado para o monitoramento do desgaste abrasivo em revestimentos de bombas de polpa, visando obter uma ferramenta que permita avaliar as condições operacionais de um processo de bombeamento destinadas à prevenção de quebras inesperadas e conseqüente maximização da vida útil dos componentes do equipamento. Atualmente, graças ao avanço tecnológico, é comum em sistemas de bombeamento a instalação de sensores e outros dispositivos (instrumentação em geral) que facilitem ao operador a visualização das condições operacionais do processo. O sistema em questão possui intercomunicação direta com tais sensores através dos CLP’s, (Controladores Lógicos Programaveis). Através da visualização/armazenagem de dados informados pelos sensores e através de desenvolvimentos matemáticos adequados à estrutura do software (além de uma aquisição contínua do deslocamento do sistema em função do tempo e da qualidade do material bombeado), consegue-se medir a agressividade (capacidade de um material desgastar outro) obtida para cada tipo de revestimento (metálicos, poliméricos o cerâmicos), conforme o desgaste sofrido, e o mais importante, em tempo real. O sistema em questão possui um fluxo organizado de informações, auxiliando todas as etapas do processo de manutenção, desde identificação da demanda, bem como aprovisionamento de recursos, até a execução das atividades diárias de manutenção preventiva. Por outro lado é proposta uma metodologia que visa desenvolver um sistema de monitoramento do desgaste de equipamentos em três segmentos da indústria mínero-metalurgica.