DEEMA - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando DEEMA - Artigos publicados em periódicos por Assunto "Alunos com deficiências"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Etnomatemática e educação inclusiva : reflexões sobre a ação pedagógica.(2023) Silva, Giovana Aparecida Pereira da; Rosa, MiltonA inclusão pode ser considerada como um processo que auxilia os alunos a superarem barreiras que limitam a sua presença, participação e conquistas na sociedade. Esse paradigma educacional discute sobre a importância de que as instituições escolares se adaptem a todos os alunos para que possam se posicionar como um movimento direcionado para um processo ético que parte de um princípio democrático educativo para todos. Consequentemente, há a necessidade da proposição de uma ação pedagógica que possa conscientizar que o conhecimento matemático produzido no dia a dia é diferente daquele praticado no ambiente escolar, sendo que essa distinção pode proporcionar a compreensão de situações-problema que são relevantes para a compreensão sobre a importância da realização de uma ação pedagógica inclusiva no sistema educacional por meio da contextualização das situaçõesproblema propostas em sala de aula. Assim, a Educação Matemática e a Inclusão podem ser aliadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática e de suas dimensões.