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Item A formação do professor de matemática para a educação inclusiva : um relato de experiência no curso de matemática de uma universidade federal brasileira.(2016) Torisu, Edmilson Minoru; Silva, Marcilene Magalhães daO paradigma da inclusão vem se consolidando nos últimos anos como resultado de discussões ao redor do mundo, em um esforço conjunto para delineamento das bases fundantes da educação para todos. Esse paradigma instaura um novo modo de pensar a escola, compreendendo-a como um local que deve estar preparado para receber todos os alunos, sem exceção. Isso suscita discussões em torno da formação inicial e continuada de professores que, por estarem muitas vezes despreparados, se veem diante de situações com as quais não sabem lidar. Compreendemos que a formação inicial deve proporcionar as bases e as ferramentas para que os estudantes, futuros professores, desenvolvam ações inclusivas. Nesse sentido, esse texto apresenta algumas ações realizadas por docentes do curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, visando à formação inclusiva de futuros professores de Matemática. Daremos destaque ao relato de uma experiência na disciplina Fundamentos de Educação Matemática, que possibilitou aos estudantes a tomada de consciência de desafios que podem surgir em sua profissão futura e que podem ser vencidos com atitudes voltadas a uma Educação Matemática Inclusiva.Item El cine en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.(2016) Viana, Marger da Conceição Ventura; Coelho, Roseana Moreira de FigueiredoEste estudio se refiere al área de investigación en enseñanza, aprendizaje y tecnologías en la Educación Matemática. Requiere la construcción del marco teórico sobre el uso de herramientas de enseñanza de contenidos matemáticos, el papel del cine en dicho marco y el desarrollo de actividades relacionadas a esta teoría con el fin de examinar su práctica. Se justifica porque ya se encuentran artículos y tesis sobre el uso de películas en aulas de diversas disciplinas presentando resultados satisfactorios, pero en clases de matemáticas son escasos y en Brasil no se ha hallado tesis alguna sobre el tema. Sin embargo, la literatura respecto al cine en la educación ha cobrado fuerza. Se cree que las películas constituyen importante ayuda como mediadores en el proceso de aprendizaje, motivan la realización de investigaciones, desarrollan el sentido crítico y el razonamiento lógico. La pregunta es cómo hacerlo en el proceso de enseñanza/aprendizaje de las matemáticas.Item As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos.(2016) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEste estudo foi conduzido com 35 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na microrregião de Sete Lagoas, no estado de Estado de Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio da utilização da metodologia do estudo misto como o design de pesquisa denominado QUAL+ quan. Uma contribuição importante desse estudo foi a (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio da utilização do conhecimento financeiro e da perspectiva etnomatemática em sala de aula.Item As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática.(2016) Viana, Marger da Conceição Ventura; Pinto, Roberto ArlindoDocumentos oficiais relacionam as avaliações externas à busca pela melhoria da qualidade no ensino, verificando a eficácia das políticas públicas para a educação e adequado planejamento educacional. Assim, as avaliações externas podem servir para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Pesquisas em Educação Matemática têm demonstrado que o Sistema de Ensino, mais que o aluno, é responsável por seu sucesso/insucesso. Este estudo de caso se refere a uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. A análise documental do desempenho desta escola, nos últimos cinco anos, indicou que sua maior fragilidade está no tema Espaço e Forma. Comparando seus resultados, embora abaixo do recomendado, são melhores do que os de outras escolas.Item Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.(2016) Torisu, Edmilson MinoruA proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.Item Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.(2017) Santos, Fernanda Pereira; Nunes, Célia Maria Fernandes; Viana, Marger da Conceição VenturaAqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.Item Posicionalidade em pesquisas em etnomatemática : discutindo os movimentos de ir e vir entre o campo e a academia.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkPara que o trabalho investigativo em etnomatemática seja conduzido apropriadamente, é importante discutir sobre a necessidade de que os pesquisadores compreendam os outros por meio de uma relação cíclica de estranhamentos que pode ocorrer durante o desenvolvimento de encontros dialógicos durante a condução do trabalho de campo desse programa. Esse artigo teórico evidencia que, nesse jogo de estranhamentos, ocorrem constantes transformações nas leituras de mundo que estão relacionadas com a posicionalidade dos pesquisadores com relação ao estarem lá (êmico) no campo ou de estarem aqui (ético) na academia. Então, o entendimento desse movimento indissociável de ir e vir entre o estar lá e o estar aqui pode facilitar o estabelecimento de relações simétricas e de alteridade na interação dialógica que permeia a dinâmica dos encontros entre os membros de um determinado grupo cultural (insiders) com os pesquisadores (outsiders). Nesse sentido, existe a necessidade de que os pesquisadores reconheçam o movimento de ir e vir, bem como a aproximação ou o distanciamento entre os pesquisadores e pesquisados, pois a posicionalidade é uma condição necessária para que a interação dialógica se manifeste no trabalho de campo conduzido nas investigações em etnomatemática.Item La historia de las matemáticas en el aprendizaje de matemáticas : ¿uso explícito o implícito?(2017) Viana, Marger da Conceição VenturaSe presenta un estado del arte sobre el rol de la Historia de las Matemáticas, que incluye múltiples relaciones, entre otras con Matemáticas y Educación Matemática. Este artículo se va a detener en esa última, discutiendo formas de relaciones de la Historia de las Matemáticas y sus potencialidades en la enseñanza de Matemáticas. Esto incluye la forma explícita, cuando se pone el énfasis en la propia Historia de las Matemáticas, a ejemplo del uso de una su pequeña parte, como la creación de los conceptos matemáticos para resolver problemas; o implícitamente cuando aparece de forma indirecta, en la perspectiva y organización de los contenidos, al indicar el camino de trabajo que se debe seguir, como un elemento orientador en la elaboración de actividades. Así, en la práctica del profesor, el conocimiento de la Historia de las Matemáticas es muy relevante para la enseñanza de las matemáticas.Item Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.(2017) Martins, Marileny Aparecida; Ferreira, Ana CristinaO presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.Item Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.(2017) Pinheiro, Rodrigo Carlos; Rosa, MiltonEsse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa.Item EtnoMatemaTicas : pluralidade cultural em diversos Brasis.(2017) Sousa, Olenêva Sanches; Fonseca, Adriano; Rosa, MiltonCom um panorama sócio-histórico composto por diversas etnias, geografias e realidades, o Brasil exibe uma pluralidade cultural, sendo diverso em si mesmo. Há diversos Brasis! O Programa Etnomatemática expressa os saberes e fazeres de culturas distintas, que se identificam nas ticas (artes/técnicas) de matema (compreender/conviver/lidar) de distintos etnos (realidades socioculturais). Há diversas EtnoMatemaTicas! Por causa dessa diversidade, representada nos estudos publicados nos dois volumes da Edição Especial Etnomatemática, promovida pelo Journal of Mathematics and Culture em conjunto com EtnoMatemaTicas Brasis, esse artigo reflete acerca das possibilidades teórico-práticas da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa, campo epistemológico e possibilidade teórica para orientação de ações pedagógicas em diversos contextos.Item Polysemic interactions of Ethnomathematics : an overview.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkLocal knowledge interrelationships related to assorted academic knowledge areas are important to enable a more precise understanding about a particular study field in relation to diverse forms of mathematics. Here, in this article, interrelations are addressed, especially wherever one needs to understand specific concepts acquired in academic knowledge broadly-based on science and mathematics; which may be supported by research fields called ethnoscience or ethnomathematics. This theoretical article essentially considers the emergence of important terminologies connected to certain research areas referred as ethno-x. By means of a bibliographic study, the central theme of ethno-x presents us with an attempt to understand polysemical relations that emphasize the ethno in the sciences. The main goal in this discussion is to further advance research and understanding in relation to an ethnomathematics research program and its polysemic relation with other knowledge fields.Item Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática.(2017) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonItem Educação matemática inclusiva e saberes docentes em um curso de extensão : o caso de Júlia.(2017) Ferreira, Ana Cristina; Costa, Viviane CristianeMesmo com os avanços na legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva, a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores ainda está muito distante do desejável. No caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos, apesar da obrigatoriedade de existência de intérpretes nas escolas e da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura, o cenário não é muito diferente. Uma formação de professores para atuar nesse cenário é uma tarefa urgente tanto nos cursos de Licenciatura quanto nos espaços dedicados à formação continuada. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito analisar possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Nesse artigo, analisamos a experiência vivida por uma participante, Júlia. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio ou vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, bem como registros produzidos pela participante ao longo do curso e questionário respondido por ela. Os resultados evidenciam que ela se engajou ativamente nas atividades realizadas ao longo do curso e que ampliou seus saberes ao vivenciar e construir tarefas matemáticas que poderiam ser desenvolvidas com todos os alunos, inclusive surdos. Há indícios de que ela mobilizou conhecimentos matemáticos para a inclusão e, em particular, conhecimentos pedagógicos do conteúdo. A professora ainda ressignificou sua percepção dos papeis do intérprete e do professor de Matemática em classes inclusivas.Item Competencies as resources for responsible subversive mathematics teachers programs.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Kistemann Junior, Marco AurélioThe main objective of this theoretical essay is to present suggestions for competencies that should be cultivated by mathematics teachers. We present a possibility of creative insubordination and responsible subversive pedagogical action, which can be critical in the development of teachers, in both teacher education programs1 and professional development courses2. We also introduce the definitions that will help to understand how teachers can act, do it differently and, hopefully, make a difference. We also present aspects of responsible subversion in mathematics teacher education programs rooted in ethnomathematical perspectives. Our theoretical references are Ubiratan D’Ambrosio, Beatriz D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, Philippe Perrenoud e Paulo Freire.Item Developing critical and reflective dimensions of Mathematical Modeling in Virtual Learning Environments.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkIn this article, the authors discuss how mathematical modeling becomes a teaching methodology that focuses on the development of a critical and reflective efficacy that engages students in a contextualized teaching and learning process that allows them to become involved in the construction of solutions of social significance. When learners explore examples and problems from their reality, they begin to study symbolic, systematic, analytical, and critical contexts to their work by using technological tools provided in a virtual VLE. Long distance education assists students to overcome difficulties regarding the adoption of critical and reflective mathematical modeling courses because technological tools offered by the platforms such as Moodle are simple and functional. By developing discussion forums and videoconferences, professors and tutors are able to analyze interactions enabled by these tools, which contributed to the reflective development of the elaboration of mathematical models in the VLE.Item Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual da região metropolitana de Belo Horizonte e, também, em uma feira livre situada nessa região. O seu principal objetivo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados aplicando o Método do Estudo Misto. A abordagem dialógica de etnomodelagem propiciou a integração do currículo matemático escolar utilizando as abordagens êmica e ética.Item Traduzindo dialogicamente as práticas laborais de um feirante por meio da etnomodelagem.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkEsse artigo descreve uma pesquisa conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre localizada na mesma região. O principal objetivo do estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem poderia contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de categorias. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.Item Uma fundamentação teórica para as coreografias didáticas no ambiente virtual de aprendizagem.(2017) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkO principal objetivo deste artigo é discutir sobre a fundamentação teórica para a utilização da plataforma Moodle no contexto da Coreografia Didática e do design instrucional considerando os novos desafios midiáticos e colaborativos enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem. Consideramos a plataforma Moodle como uma ferramenta pedagógica que pode potencializar a contextualização dos conceitos das coreografias didáticas na perspectiva do design instrucional do processo de ensino e aprendizagem que ocorre nesse ambiente. A relevância desse artigo se estrutura na ampliação das possibilidades pedagógicas relacionadas com o emprego dos recursos tecnológicos da plataforma Moodle na educação à distância, visando atender às demandas de uma sociedade globalizada que se torna exigente na utilização das tecnologias de informação e comunicaçãoItem Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem.(2017) Freitas, Joelma de Fátima Rodrigues Batista; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonO principal objetivo desse artigo é analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com 4 (quatro) alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal, do estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica foi utilizada as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula. Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de categorias que emergiram da fase analítica e interpretativa dessa pesquisa. Assim, a Educação Ambiental emergiu como uma categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar. A interpretação dos resultados mostra que a proposição da modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem matemática para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Através destes projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos.