Navegando por Autor "Souza, Gilmar Pereira de"
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Item 1D coordination polymer based on copper(II)-containing tetrameric 1,2,3- triazole ligand from click chemistry : magnetic and catalytic properties.(2019) Teixeira, Leonardo César de Moraes; Souza, Gilmar Pereira de; Fajardo, Humberto Vieira; Luz, Sulusmon Cesar; Álvarez, Eleuterio; Lloret, Francesc; Viana, Renato Márcio Ribeiro; Rojo Marcos, Francisco Javier; Stumpf, Humberto Osório; Figueiredo, Rute Cunha; Correa, Rodrigo de SouzaA novel tetrameric tetra[O-((1-benzyl-1H-1,2,3-triazol-4-yl)methyl)]-pentaerythritol (TBTP) has been synthesized using click chemistry strategy. TBTP was characterized and used as ligand to form new Cu(II) complexes, forming 1-D coordination polymers. Two square planar complexes were characterized by single-crystal X-ray diffraction, presenting formula [Cu(TBTP)][Cu(NO3)4] (1) and [Cu(TBTP)](NO3)2 (2). In both structures, a cationic 1-D coordination polymer (CP) has been formed. The CP contain a 1:1 Cu(II)/TBTP ratio with four neutral triazole groups coordinating the Cu(II) center, forming a CuN bonds ranging 1.988(2)–2.001(2) Å. The study of the magnetic properties of compounds 1 and 2 pointed to an antiferromagnetic behavior for both compounds, defined by inter- and intra-chain dipolar interactions among their metallic centers. In addition, the complex 1 was found to be an efficient catalyst for selective oxidation of aniline to azobenzene under mild reaction conditions.Item Antioxidant activity of (+)-bergenin : a phytoconstituent isolated from the bark of Sacoglottis uchi Huber (Humireaceae).(2008) Abreu, Heitor Avelino de; Santos, Izandina Aparecida Lopes dos; Souza, Gilmar Pereira de; Veloso, Dorila Piló; Duarte, Hélio Anderson; Alcântara, Antônio Flávio de Carvalho(+)-Bergenin (1) was isolated from Sacoglottis uchi, a species of vegetable found in the Amazon region and popularly used for the treatment of several hepatic problems. The structure of 1 was fully characterized using IR, GC–MS and NMR (1D and 2D) analyses. This phytoconstituent has been used as an oriental folk medicine for the treatment of many diseases and shows antihepatotoxic properties. Tests with b-carotene, DPPH and a heterogeneous Fenton system were carried out, confirming the antioxidant activity of 1. Theoretical calculations were performed to investigate the formation of the radical derivatives of 1 using •H, •OH, •CH3, and •CCl3 as initiator radicals. DFT thermodynamic calculations showed that the methoxyl group (O-6–CH3) is the most favorable site for radical attack. Frontier molecular orbital analysis showed that nucleophilic radical attack is favored on the aromatic ring of 1 where the LUMO is localized, with antibonding character with respect to the O-6–CH3 bond. The possibilities of attack at other sites on 1 were investigated in detail in order to understand the regiospecificity of this reaction.Item Atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa sobre Alquimia.(2016) Coura, Maria Isabel Martins da Costa; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Araújo, Angélica de Oliveira de; Souza, Gilmar Pereira deCom o objetivo de promover maior contato dos licenciandos com a escola, a Universidade Federal de Ouro Preto por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - UFOP propicia a iniciação dos estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura na profissão docente e os estimula a permanecerem nessa área após a conclusão de seus cursos superiores. Neste sentido, o subprojeto PIBID Ciências se apresenta como uma iniciativa de formação e atuação docente interdisciplinar envolvendo os cursos de licenciatura em ciências naturais (Ciências Biológicas, Química e Física) oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Além de ampliar a discussão acerca da necessária reformulação dos processos de educação científica brasileira e contribuir para a formação dos licenciandos e proporcionar a inclusão de conteúdo articulado à teoria, experimentação e contexto social, tecnológico e ambiental. Uma das ações do PIBID Ciências foi o desenvolvimento de um Clube de Ciências, com início em 2013, em uma escola pública da região de Ouro Preto-MG. As atividades desenvolvidas no Clube de Ciências oferecem metodologias diferenciadas ao integrar conhecimento teórico, das áreas de biologia, física e química e conhecimento técnico-instrumental. Considerando, portanto, a importância do PIBID Ciências para diminuir a lacuna entre formação docente e atuação em sala de aula, objetiva-se por meio desse estudo investigar a aprendizagem dos alunos dos 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da região de Ouro Preto-MG, participantes de um Clube de Ciências com atuação de bolsistas do PIBID Ciências, a partir da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre Alquimia, e também analisar as contribuições desta atividade para os processos de ensino e de aprendizagem. Essas contribuições são analisadas a luz da Teoria Sociocultural e a Teoria da Atividade. A primeira focando a mediação semiótica, especialmente a fala, a outra acentuando mais a atividade, ambas buscam explicar a aprendizagem e o desenvolvimento humano como processos mediados, ambas fornecem orientações metodológicas para captar processos e formas pelos quais fatores sociais, culturais e históricos promovem o desenvolvimento humano, e tratam dos contextos em que ocorrem as mediações cognitivas. Dessa forma, ao longo dessa dissertação procurou-se defender o ensino por investigação como uma metodologia privilegiada para o ensino de ciências a partir de um ambiente de compartilhamento de ideias e conceitos. Contudo, acreditamos que as interações discursivas e dialógicas entre os bolsistas do PIBID e alunos para a realização das atividades da sequência didática foram importantes para a apropriação de conceitos pelos estudantes, de modo que suas ações e operações foram realizadas para a busca de uma solução de um problema mobilizado pelas atividades. De modo geral, podemos estruturar uma atividade, temos o sujeito (aluno e bolsista) em atividade que possui objetivos individuais e coletivos, definem ações para atingi-los e conforme as condições executam operações que sustentam as ações.Item A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local : o olhar dos professores do ensino médio.(2015) Silva, Márcio Antônio da; Souza, Gilmar Pereira de; Gomes, Suzana dos SantosA interdisciplinaridade é um conceito que se opõe ao modelo de ensino realizado de forma fragmentada e sem uma maior relação entre os saberes e as pessoas de distintas áreas. Além de se tratar de uma união do ontológico com o epistemológico, a interdisciplinaridade é categoria de ação, distinguindo-se das disciplinas escolares, que são categorias do conhecimento. Construir a interdisciplinaridade, levando em consideração a realidade social, pode ser uma das maneiras de enriquecer a educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2013, p. 34) determinam que 20% da carga horária do ano letivo seja destinada a práticas interdisciplinares e de contextualização. Apresentamos então a uma Escola Pública de Ensino Médio de Igaratinga/MG, um projeto de pesquisa para que professores e alunos do 2o ano vivenciassem a interdisciplinaridade, fundamentados em suas realidades. A cidade de Igaratinga é considerada a “Capital dos Tijolos”, tendo nesse artefato a principal fonte de renda da comunidade. Analisar como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar, quando a prática não é comum no ambiente escolar, foi o objetivo principal desta pesquisa. Para isso as formas como professores e alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas, tiveram um tema gerador: O Tijolo. Relatamos, com estudos in loco e também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do município. Analisamos também os Documentos Legais sobre a interdisciplinaridade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 93/94/96 - até o Projeto Político Pedagógico da Escola. Nosso referencial bibliográfico envolve os estudos da interdisciplinaridade apoiados nas pesquisas de Fazenda; sobre Educação Libertadora, de Paulo Freire; e na Pesquisa Participante de Pedro Demo. Percebemos três categorias a priori, fundamentadas nos trabalhos de Mozena e Ostermann (2014) e quatro categorias a posteriori, que são resultado das observações da pesquisa em campo. Os resultados mostram avanços conquistados e degraus a serem superados, mas concluímos que deve haver uma revisão da formação dos professores que contemple as novas DCNEM, a discussão dos documentos da Educação Básica dentro das universidades e das Escolas, além de uma nova forma de gestão da escola para tempos interdisciplinares.Item Contribuições das neurociências para formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(2017) Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Gilmar Pereira de; Antunes, Katiuscia Cristina VargasO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando deficit nas dimensões sócios comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Podendo apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social. O ambiente escolar pode se revelar desafiador tanto para o aluno com TEA, quanto para o professor. Para minimizar essas possíveis dificuldades, há necessidade de um ensino adaptado com as contribuições de estudos neurocientíficos em relação ao processo ensino e aprendizagem. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, contemplando os professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de investigar se o conhecimento sobre Neurociências e Educação Inclusiva afeta a percepção desses docentes e o atendimento aos alunos com TEA. Realizou-se pré-teste com questões de sondagem fechadas e abertas, no qual os professores expressaram seu conhecimento acerca dos seguintes temas: neurociências e educação, características do TEA e Inclusão escolar. A aplicação do produto foi por meio de minicurso presencial contendo informações sobre neurociências e educação, inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista. Os docentes, sujeitos desta pesquisa, receberam como material para consultas posteriores o minicurso virtual e uma apostila sobre os temas tratados. Após o minicurso e recebimento do material, os docentes responderam ao questionário de pós-teste com a intenção de verificar as percepções dos docentes após a intervenção do minicurso. E a última etapa foi denominada de análise de dados com tratamento qualitativo por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A partir das interpretações dos dados obtidos, foram realizadas inferências da contribuição do minicurso e percebeu-se uma mudança de perspectiva em comparação do pré-teste ao pós-teste em relação ao conhecimento e perspectivas sobre os temas tratados. Os professores, sujeitos desta pesquisa, reconhecem a necessidade de capacitação para o trabalho efetivo de alunos com TEA. Concluiu-se, portanto, que o minicurso vem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes podendo favorecer a prática pedagógica cotidiana.Item Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.(2016) Santos, Gislene Patricia Costa; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Mozzer, Nilmara Braga; Souza, Gilmar Pereira deEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.Item O descarte correto de cosméticos no cotidiano : o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA.(2023) Casela, Ivna; Souza, Gilmar Pereira de; Travain, Silmar AntonioPelo incentivo ao consumo, novos produtos são fabricados pelas indústrias e consequentemente, adquiridos pelo consumidor, que os compra com a disposição de harmonizar sua aparência pessoal com seu ideal de beleza. Nesse cenário, nota-se o crescente acúmulo de resíduos químicos e embalagens cosméticas no meio ambiente, devido ao descarte incorreto desses materiais e a escassez de políticas educativas destinadas ao público consumidor. A fim de promover, em ensino remoto, a reflexão dos impactos gerados pelo descarte inadequado das embalagens cosméticas e investigar as opiniões dos participantes da pesquisa em relação à temática, foi divulgado um Podcast com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e um formulário Google aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio (EM) de rede pública, via WhatsApp. Os dados coletados revelaram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido, sendo observada a existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias presentes nos cosméticos. Por fim, destacou-se o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas úteis no auxílio aos processos envolvidos no ensino e aprendizagem em atividades assíncronas.Item Dinuclear copper(II) complexes containing oxamate and blocking ligands : crystal structure, magnetic properties and DFT calculations.(2020) Simões, Tatiana Renata Gomes; Pim, Walace D. do; Metz, Karina Carla; Ribeiro, Marcos Antônio; Valente, Daniel de Castro Araújo; Cardozo, Thiago Messias; Pinheiro, Carlos Basílio; Pedroso, Emerson Fernandes; Horta, Bruno Araújo Cautiero; Pereira, Cynthia Lopes Martins; Souza, Gilmar Pereira de; Stumpf, Humberto OsórioThree dinuclear copper(II) complexes containing oxamate-based ligands with the chemical formula [Cu(opba)Cu(dap)(H2O)]H2O (1), [Cu(opba)Cu(dap-OH)(H2O)]1.5H2O (2), and [Cu(opba)Cu(en)(H2O)]·4H2O (3) in which opba = o-phenylenebis(oxamato), dap = 1,3- diaminopropane, dap-OH = 2-hydroxy-1,3-diaminopropane and en = ethylenediamine have been synthesized and their crystal structures have been determined by single-crystal X-ray diffraction. The molecular structures of 1-3 consist of neutral dicopper(II) complexes obtained by the "complex as ligand" strategy, in which each [Cu(opba]2‒ fragment acts as a bidentate ligand towards the copper(II) ion bonded to the amine capping ligands (dap, dap OH and en) and the two other carbonyl groups are uncoordinated. Variable-temperature magnetic susceptibility measurements of 1-3 in the temperature range of 4-300 K reveal a strong antiferromagnetic coupling between the metal centers through the oxamate bridge with J = −183.5 cm−1 (1); J = −195.8cm−1 (2), and J = −195.6 cm−1 (3). The fit of the variable-temperature magnetic susceptibility data of 3 revealed that coupling CuIICuII···CuIICuII between the dinuclear entities is very weak. In all cases, the Hamiltonian used was H = −JS1·S2. DFT calculations based on the broken-symmetry formalism were used to provide further insight and an explanation for the reported behavior.Item Escova progressiva no ensino de Química : análise da argumentação dos alunos mediante o uso de uma sequência didática fundamentada na abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino remoto.(2021.) Casela, Ivna; Travain, Silmar Antonio; Souza, Gilmar Pereira de; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Souza, Gilmar Pereira de; Travain, Silmar AntonioO público adolescente, na busca por alcançar o padrão de beleza apresentado por seus ídolos, tem se submetido aos mais diversos procedimentos estéticos e capilares, sem considerar os possíveis riscos à sua saúde e as adversidades que os produtos utilizados para esses fins podem causar ao meio ambiente. A fim de se promover a reflexão sobre a beleza ideal, a utilização do método de alisamento: escova progressiva e as implicações do uso de produtos cosméticos, foi desenvolvida nesta proposta uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com viés argumentativo. A SD deveria ser aplicada em sala de aula presencial para uma turma do 1° ano do Ensino Médio (EM), porém, devido à situação pandêmica provocada pela COVID-19, foi adequada partes da SD para aplicação remota, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa foi dividida em três etapas: a investigação dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa (primeira etapa), a aplicação do Material do Aluno-Atividade Argumentativa (segunda etapa) e a discussão do descarte correto das embalagens cosméticas (terceira etapa). Na primeira etapa, foi aplicado um questionário via Google Formulários, no qual o público-alvo foi ampliado, abrangendo pessoas com diversos níveis de escolaridade. Os dados coletados nesta etapa evidenciaram: interesse maior do público feminino por esse tema; essencialidade dos produtos cosméticos; desconfiança de seu uso nos cuidados com a saúde humana; conhecimento dos efeitos do descarte inadequado dos produtos cosméticos ao meio ambiente e o desconhecimento de políticas de redução dos efeitos dos mesmos à natureza. Os alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM participaram no desenvolvimento da segunda etapa da pesquisa. Nesta etapa, os dados foram coletados por meio de registros de áudio e atividades escritas, sendo posteriormente analisados segundo o referencial de Toulmin (2006) e Erduran, Simon e Osborne (2004). Os dados mostraram que o material do aluno na atividade, “O que aconteceu?” possibilitou articulação entre conhecimentos químicos e elementos argumentativos, evidenciando o potencial do material desenvolvido e a importância do papel do professor na orientação argumentativa. A partir do uso da ferramenta analítica de Erduran, Simon e Osborne (2004) foi possível classificar os níveis dos argumentos orais e escritos dos alunos, revelando a dificuldade na formulação de refutações pelos estudantes no ensino remoto. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário (Google Formulários) aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM. Os dados mostraram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido. Foi observada existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias químicas presentes nos cosméticos. No ensino remoto, foi observada uma maior dificuldade dos alunos no desenvolvimento da argumentação, dentre elas a refutação. À vista disso, destaca-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao uso das TDIC, associadas às atividades argumentativas, bem como a elaboração de materiais didáticos adaptados para o ensino remoto.Item Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.(2021) Teixeira, Joana Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Robert, André Désiré; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi UenoEm muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.Item Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.(2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira deA hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.Item Imagens, analogias, modelos e charge : distintas abordagens no ensino de química envolvendo o tema polímeros.(2014) Souza, Gilmar Pereira de; Pereira, Aline Imaculada; Silva, Cristiane Martins da; Gandra, Daniela Aparecida; Oliveira, Gabriela de Paula; Ramos, Gabriela Rosa; Casela, Ivna; Fernandes, Jardel Marques; Sena, Marcelle Cristina Correia; Martins, Marina Rodrigues; Nascimento, Marlon de Oliveira do; Fideles, Renata Aparecida; Ramos, Stela Nhandeyara do Carmo; Araújo, Thayna Dadamos; Moreira, Leandro MarcioNo presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima.Item Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.(2019) Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Ferry, Alexandre da SilvaAs atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.Item Lixo eletrônico na instrumentação para o Ensino de Física : aplicação e análise de atividades investigativas sobre mecânica.(2019) Vieira, Graciene Carvalho; Carvalho, Edson José de; Carvalho, Edson José de; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Emerson Izidoro dosO presente trabalho tem por objetivo investigar a aprendizagem dos alunos mediada por atividades investigativas. Em particular, foram utilizados experimentos quantitativos construídos a partir de componentes retirados do lixo eletrônico e que visavam abordar conceitos de cinemática. Foram desenvolvidas atividades investigativas com base nestes experimentos, atividades estas que foram aplicadas em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Congonhas. Para coleta de dados foram utilizados caderno de campo, materiais produzidos pelos estudantes e filmagens. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. As atividades proporcionaram momentos de discussões entre os estudantes, que se mostraram interessados no tipo de abordagem utilizada tanto para o estudo de conceitos científicos quanto para a evidenciação das questões sociais e ambientais relativas ao lixo eletrônico. O produto educacional gerado a partir do presente trabalho será um livro que conterá a descrição de montagem de alguns experimentos, explicações dos conceitos relacionados a cada experimento além de sugestões de atividades para explorá-los.Item O lúdico no ensino de física : eletrostática via quadrinhos.(2019) Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Nunes, Maria Eugenia Silva; Nunes, Maria Eugenia Silva; Dickman, Adriana Gomes; Souza, Gilmar Pereira deNeste trabalho produzimos uma sequência didática que tem como objetivo ensinar conceitos de carga elétrica e eletrização via estratégias de ensino diversificadas, sendo a principal ferramenta didática, as Histórias em Quadrinhos (HQs). As HQs foram escolhidas por estarem presentes no cotidiano da maioria dos estudantes desde a infância. Além disso, os estudantes associam as HQs com uma atividade lúdica e prazerosa. As Histórias em Quadrinhos trazem muitas características positivas que podem ser utilizadas no ambiente escolar, pois, tradicionalmente, elas são um meio de comunicação de fácil acesso, familiar ao aluno e com um formato literário bastante universal. Como nos dias de hoje, os games, aplicativos na internet, vídeos e TV são muito utilizados e sedutores para os estudantes, resgatar o gosto pela leitura é algo extremamente desafiador. A sequência didática consiste de dez aulas de 50min. A primeira aula tem caráter exploratório com o objetivo de detectar subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos estudantes sobre conceitos relativos à eletricidade e eletrostática. O fio norteador dessa aula foi um questionário. A segunda e terceira aulas tratam dos modelos atômicos e história do átomo por meio de vídeo, HQs e atividade consistindo da representação dos modelos atômicos pelos alunos utilizando massa de modelar sobre cartolina. Na quarta aula são apresentados os conceitos de carga elétrica e processos de eletrização por atrito, contato e indução utilizando-se slides e HQs. A quinta aula aborda os conceitos de conservação da carga nos processos de eletrização, além da atração e repulsão de corpos carregados. Nessa aula utiliza-se a simulação PhET Balões e Eletricidade Estática e um questionário/roteiro investigativo. A sexta aula é composta de experimentos de baixo custo sobre eletrização. Na sétima aula é utilizado o artigo “Por que o pólen adere à abelha? E por que ele salta para o estigma?”, que mostra que a polinização é feita via processo de eletrização. As últimas três aulas são referentes à oficina para confecção de HQs pelos estudantes. O referencial teórico desse trabalho é a aprendizagem significativa de Ausubel e a aprendizagem significativa crítica de Moreira, portanto, a sequência didática foi desenvolvida de tal maneira que uma aula servisse como organizador prévio da próxima. A pesquisa foi aplicada numa escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Como indicadores de aprendizagem significativa nós avaliamos os resultados dos questionários e as falas das tirinhas (HQs) confeccionadas pelos próprios alunos sobre os temas: história da eletricidade, história do átomo, carga elétrica e processos de eletrização.A análise das HQ’s produzidas pelos estudantes foi feita via modelo de categorização analítica de Bardin. Para a categorização das HQs foram estabelecidas as categorias de conceitos: História da Eletricidade, Princípio da Eletrostática, Modelos Atômicos, Eletrização e Energia Elétrica. Observamos que as estratégias utilizadas nas 10 aulas da sequência didática proporcionaram a compreensão dos conceitos abordados, o que ficou evidenciado nos registros das falas citadas nas HQs da maioria dos estudantes.Item A percepção de professores do ensino básico sobre uma atividade didática com o conteúdo de pH a ser aplicada em uma sala de aula com aluno surdo.(2021) Almeida, Ana Cláudia Carvalho de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Oliveira, Iara Terra de; Souza, Gilmar Pereira de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Santos, Cláudio Gouvêa dosCom o início e crescimento da discussão sobre a Educação Inclusiva, a Química, como uma ciência abstrata, se mostrou um desafio ainda maior para professores. Assim, nos debruçamos no presente trabalho na construção de uma atividade didática experimental de caráter investigativo sobre o tema pH para ser trabalhada em sala de aula com alunos surdos. Sob a visão de professores do Ensino Básico, discutiu-se a validade da aplicação dessa atividade em sala de aula e sua contribuição para uma aprendizagem mais eficaz dos alunos surdos. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e seguiu o seguinte percurso: escolha do tema; construção da atividade; elaboração de uma cartilha para os professores; coleta de dados por meio de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas; e uma roda de conversa também on-line. Os dados foram discutidos com o aporte da análise de conteúdo. No total, 15 professores de instituições públicas e privadas de Minas Gerais responderam ao questionário. Como resultado, tem-se que73,3% dos participantes já tiveram alunos surdos em sala e 60% não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência. Além disso, ouviram-se críticas, sugestões, dificuldades e obstáculos dos professores para, desta forma, validar a proposta feita. Assim, 85% dos respondentes disseram que a cartilha proposta trouxe informações relevantes para sua atuação profissional e 64% informaram que trouxe novas informações. Diferentes temas também foram apontados, como: formação continuada; despreparo ao sair da graduação; maior presença dos alunos com deficiência na rede pública de ensino; e a dificuldade dos professores de instituições privadas em trabalhar com estes alunos. Para 93,3% dos professores que participaram da pesquisa a atividade proposta é válida no trabalho com alunos surdos. Diante disso, buscou-se fomentar as pesquisas na área de inclusão de surdos na Química, acreditando que trabalhos como este possam incentivar a presença dos alunos com deficiência no Ensino Básico regular, bem como colaborar com os professores que buscam apoio e formação para atuar de forma efetiva por uma Educação Inclusiva.Item Photoluminescence, thermal stability and structural properties of Eu3+, Dy3+ and Eu3+/Dy3+ doped apatite-type silicates.(2020) Oliveira, Adriana Souza de; Silva, Bruno Henrique Sacoman Torquato da; Goés, Márcio Sousa; Cuin, Alexandre; Costa, Helder Alexander Santos; Oliveira, Luiz Fernando Cappa de; Souza, Gilmar Pereira de; Schiavon, Marco Antônio; Ferrari, Jefferson LuisCa2Y8(SiO4)6O2 phosphors doped with Eu3þ and Dy3þ and co-doped with Eu3þ/Dy3þ were synthesized via sol-gel method. The materials showed apatite-type silicates crystallized in a hexagonal unit cell. The photoluminescence spectra of the Eu3þ-doped silicates exhibited an intense red emission and the Dy3þ-doped phosphors showed intense emissions in the blue ( 4 F9/2 → 6 H15/2) and yellow ( 4 F9/2 → 6 H13/2) regions. The Eu3þ/Dy3þ-co-doped phosphors presented improvements when compared with the spectra of the Dy3þ-single doped materials by means of compensation in the red component of the emission spectrum. The chromaticity diagram presented a tunable color emission. The energy transfer from Dy3þ to Eu3þ was confirmed based on the photoluminescence intensities and decay curves. The temperature dependence of photoluminescence demonstrated that the synthesized phosphors did not reach thermal quenching, even when subjected to a temperature of 250 °C.Item Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental.(2023) Bitencourt, Rosangela; Maia, Cristina de Oliveira; Oliveira, Danilo Ribeiro de; Souza, Gilmar Pereira de; Maia, Cristina de OliveiraA presente pesquisa, do tipo intervenção, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, surgiu da inquietação sobre a possível contribuição da percepção ambiental na educação ambiental crítica para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes em relação às questões ambientais. Teve como objetivo identificar como jovens moradores de um município fronteiriço de uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, compreendem e se relacionam social e ambientalmente com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. O suporte teórico da pesquisa, está fundamentado na educação ambiental crítica e na formação da consciência socioambiental para embasar as discussões sobre a percepção ambiental. A metodologia envolveu a elaboração de uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada durante as aulas de ciências e geografia nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual localizada no município onde fica localizada a sede administrativa da unidade de conservação. As atividades da sequência envolveram, entre outras coisas, uma visita à unidade de conservação ambiental. Ao longo de todo período de aplicação, os estudantes foram separados em grupos, observando como critério a localidade de residência dos participantes em relação ao parque. A coleta de dados foi realizada por meio de produções escritas, mapas mentais, registro de imagem por foto, vídeos e diário de campo da pesquisadora. Os dados passaram pela Análise Textual Discursiva, o que nos levou a identificação de unidades de significado e formulação de categorias, nos permitindo a produção de um metatexto. As análises sugerem que a proposta de intervenção como prática educativa favoreceu o despertar de uma possível consciência socioambiental. Concluímos que a utilização de estratégias variadas de ensino como aula de campo, vídeos, mapas geográficos e roda de conversa contribuem na construção do conhecimento científico. A SD favoreceu a assimilação, de forma crítica e reflexiva, das informações sobre a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a importância de uma unidade de conservação para preservar o meio ambiente natural dos impactos ambientais sofridos pela ação antrópica e a formação da consciência socioambiental. Ao final da pesquisa foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado uma sequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar a temática ambiental como proposta de material didático.Item Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências : construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores.(2020) Moreira, Ingriddy Nathaly Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Oda, Welton Yudi; Prudêncio, Christiana Andréa Vianna; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eEm sala de aula assuntos relacionados à raça e discriminação podem se apresentar como questões polêmicas. Para refletir sobre esses problemas, a inclusão de questões bioéticas nos programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pode auxiliar na construção de pontes entre as temáticas que envolvem as desigualdades, o racismo ambiental e apontar para diálogos que favoreçam a resolutividade. Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo identificar as interações e translações que ocorreram entre os professores em formação do PIBID- Ciências de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os encontros promovidos contaram com espaços formais de Educação e com um espaço não-formal de Educação, uma mina de galeria da cidade de Ouro Preto, um caminho para a construção de uma estratégia que possa vir a contribuir para que assuntos relacionados à raça se tornem temáticas consideradas relevantes ao Ensino de Ciências. Por se tratar de uma temática polêmica, sendo a pesquisa realizada em um programa de mestrado profissional a proposta será a produção de um produto educacional que abarca uma oficina colaborativa para a formação inicial de professores. Para a análise da pesquisa e consequente criação do produto utilizamos como referencial teórico-analítico a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos, focando sempre nas ações e interações entre os elementos. Essa interação nos permitiu visualizar uma rede sociomaterial emergindo a partir dos encontros. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permitiu compreender a afetação como efeito das translações que ocorreram a partir da associação entre diversos actantes. A partir do material obtido, descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, as redes performadas entre os actantes e o que emergiu delas durante os encontros realizados. Ao final, os participantes construíram uma sequência didática como atividade final da oficina colaborativa, evidenciando que a visita à mina fora um importante mediador, colocando o espaço não formal de aprendizagem como actante focal desse processo. Dessa forma, foi possível considerar que a oficina colaborativa contribuiu com a discussão, reflexão e emergência de temas tão caros ligados à raça a partir da troca e da construção conjunta.Item A relação entre a formação e a prática docente : o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP.(2020) Sales, Fernanda Karine Moura Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Gilmar Pereira de; Andrade, Ana PaulaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação indutora de política pública de estímulo e valorização da docência, sobretudo, da formação inicial. Esse programa envolve: bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), supervisores (professores da educação Básica), coordenadores de área (professores do ensino superior), coordenador Institucional (professor da IES que coordena o projeto institucional) e coordenação de área de gestão de processos educacionais (professor da IES que auxilia na gestão do projeto institucional, devido a sua proporcionalidade). Os coordenadores de área são professores do ensino superior que fazem a gestão de um projeto, chamado subprojeto, de acordo com a sua respectiva área de formação na instituição de Ensino Superior inscrita no PIBID. Dessa maneira, estudos recentes apontam que os Professores do Ensino Superior (Coordenadores de área) têm despertado o interesse por parte dos pesquisadores do programa, a partir de seus desdobramentos. Pretendemos, então, discutir a contribuição do PIBID para os coordenadores de área. Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do PIBID para a formação e a prática docente dos coordenadores de área da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Buscamos, assim, contribuir para responder à seguinte questão: Em que medida o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos coordenadores de área? Para atender a essa finalidade, utilizamos a abordagem qualitativa e para a construção dos dados, optamos pelos instrumentos de coleta: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa treze professores coordenadores de área do PIBID/UFOP. Após levantamento e análise dos dados, foi possível constatar que o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos participantes à medida que: oportunizou vivenciar o contato com a escola pública; colaborou com a construção do repertório de conhecimento e escrita sobre suas ações; permitiu o desenvolvimento de materiais didáticos; proporcionou que o grupo de coordenadores de área trabalhasse em conjunto; assim como possibilitou colocar a licenciatura em destaque dentro da universidade.