Navegando por Autor "Silva, Tiago Moy da"
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Item Ripples and grains segregation on unpaved road.(2019) Silva, Tiago Moy da; Bernardes, Américo TristãoRipples or corrugations are common phenomena observed in unpaved roads in less developed countries or regions. They cause several damages in vehicles leading to increased maintenance and product costs. In this paper, we present a computational study about the so-called washboard roads. Also, we study grain segregation on unpaved roads. Our simulations have been performed by the Discrete Element Method (DEM). In our model, the grains are regarded as soft disks. The grains are subjected to a gravitational ¯eld and both translational and rotational movements are allowed. The results show that wheels' of di®erent sizes, weights and moving with di®erent velocities can change corrugations amplitude and wavelength. Our results also show that some wavelength values are related to speci¯c wheels' speed intervals. Segregation has been studied in roads formed by three distinct grain diameters distribution. We observed that the phenomenon is more evident for higher grain size dispersionItem Simulação de segregação e ondulações em estradas não pavimentadas.(2016) Silva, Tiago Moy da; Bernardes, Américo Tristão; Bernardes, Américo Tristão; Paiva, Albens Atman Picardi; Oliveira, Alan Barros deA formação de ondulações em estradas não pavimentadas é um efeito muito comum no mundo inteiro, porém ainda não existe uma teoria fechada que descreva os aspectos fundamentais de sua formação. Para agregar mais conhecimentos ao estudo deste fenômeno foram realizadas simulações computacionais de materiais granulares utilizando a Dinâmica Molecular. Neste modelo os grãos são considerados como discos, livres para transladar e rotacionar, sob ação de um campo gravitacional constante. Foi observado que as corrugações podem surgir acompanhadas ou não com a segregação dos grãos, mas artigos recentes mostraram que a segregação não é crucial para a formação das corrugações, embora ela seja observada nas estradas reais. As ondulações foram caracterizadas através da transformada discreta de Fourier (DFT), onde vericou-se que rodas de diferentes tamanhos, pesos e velocidades infuenciam na amplitude e no comprimento de onda das ondulações. A segregação no leito granular que forma a estrada foi analisada por meio da função de distribuição radial (RDF), foram realizadas simulações para três distribuições de diâmetros distintas de modo que a segregação é mais evidente quando há maior dispersão entre o diâmetro dos grãos.