Navegando por Autor "Silva, Cíntia Vieira da"
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Item Arte como saúde : crítica, clínica e o povo que falta.(2016) Silva, Cíntia Vieira daO artigo se propõe a comentar o texto “A arte da crítica: conversa entre um ator japonês e um crítico brasileiro”, de Patrick Pessoa. Como foi escrito para ser apresentado em um encontro do GT de Estética, cujo funcionamento supõe que os participantes tenham acesso ao texto comentado antes do evento, procurou-se evitar repetir excessivamente o que o texto apresenta, já que ele é bastante claro. Em lugar de explicar as ideias ali desenvolvidas, ou discuti-las, o artigo se construiu em diálogo com elas, procurando pensar as questões que Patrick Pessoa elabora numa perspectiva diferente da sua. Em suma, o artigo apresenta o conceito deleuziano de crítica, mostrando como ele pode esposar a “arte da crítica” reivindicada por Pessoa.Item Atravessando a fronteira da pele : corpo e poder em Foucault e Preciado.(2022) Gonzaga, Caio Henrique Duarte; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Lobo, Rafael Haddock; Alves Júnior, Douglas GarciaO presente trabalho parte da crítica feita ao pensamento de Michel Foucault por Paul B. Preciado, especificamente sobre os modos de produção dos corpos e subjetividades contemporâneos não levados a cabo nas análises da biopolítica. Embora o filósofo francês tenha antevisto os elementos constituintes dos regimes de subjetivação que atuam na nova modalidade de controle, Preciado sustenta a ideia de que as tecnologias de poder contemporâneas, farmacológicas e midiático-pornográficas, configuram um novo cenário político intimamente conectado ao novo modelo de capitalismo que começa a se mostrar na virada do século XX. Para descrever as principais configurações que a gestão da vida pode assumir em diferentes momentos, nossa pesquisa acompanha com Michel Foucault as análises pioneiras em torno dos procedimentos, dispositivos e técnicas para a criação e condução de condutas no regime biopolítico. Assim, recorremos às reflexões sobre a ritualização disciplinar do corpo a fim de situar a mesma estratégia de ação sobre ações prescrevendo a conduta do indivíduo nas principais configurações de gestão política da vida na sociedade contemporânea. A hipótese levantada por Preciado é que a estratégia farmacopornográfica deriva de semelhante forma de criação e gestão das tecnologias políticas do corpo, busca-se evidenciar a necessidade progressiva da substituição da autonomia na constituição ética de si, pela prescrição heterônoma de um código moral, bem como o trajeto histórico-crítico que permite situar a moderna gestão farmacopornográfica como estratégia política de governo de condutas, fornecendo pistas para uma reflexão sobre o desenvolvimento e preservação de micropolíticas de resistência, de práticas de si e de defesa de novas subjetividades.Item Combater e compor : dilemas do agir em uma leitura Deleuziana de Espinosa.(2012) Silva, Cíntia Vieira daPara Espinosa, o modo finito enfrenta uma luta para se tornar livre, já que a liberdade não é uma propriedade essencial à sua natureza e vários obstáculos dificultam o processo de liberação. Contudo, tendo em vista que a liberação, em Espinosa, confunde-se com o acesso ao terceiro gênero de conhecimento, e que a essência do modo é se esforçar por perseverar em seu ser – e, portanto, agir em função do que lhe é útil – tal processo de liberação poderia ser interpretado não apenas como individual, mas também como individualista, como se o desenvolvimento da razão não tivesse uma dimensão social. A prudência espinosista, - que poderíamos também chamar de sabedoria prática, estratégia ou cautela- ao contrário, é uma arte da composição e, como tal, eminentemente coletiva e necessária para a produção da vida em comum dos modos finitos. Trata-se menos de definir o que é prudência do que de apresentar os mecanismos por meio dos quais uma sabedoria prática fornece princípios imanentes para que o modo se torne livre, ativo, possa ter idéias adequadas e aprenda a entrar em relações de composição.Item Corpo e individuação : percursos espinosistas pela dança.(2018) Silva, Cíntia Vieira daO texto investiga a dança como modalidade de produção de subjetividades privilegiada para dar a ver a potência do corpo. Procura equacionar o problema da sobrevivência de um vocabulário mental para tratar daquilo que exprime com a máxima intensidade aquilo de que os corpos são capazes, a saber, os corpos dançantes. Esta pesquisa segue uma trilha espinosista, para encontrar um vocabulário inteiramente corporal para descrever a potência dos corpos na dança em termos inteiramente corporais.Item Crueldade e inocência : novos valores para um novo pensamento.(2006) Silva, Cíntia Vieira daO tema da crueldade possui importância inquestionável nas corrosivas contribuições nietzschianas ao que ele mesmo chama de história natural da moral. Relacionaremos o pensamento de Nietzsche com outros autores, como Antonin Artaud e Clarice Lispector, para tentar desenvolver um tema que foi colhido na filosofia de Gilles Deleuze: a ideia de um sistema da crueldade como possibilidade de escapar a todo e qualquer sistema de organização por transcendência.Item Da física do intensivo à estética do intensivo : Deleuze e a essência singular em Espinosa.(2010) Silva, Cíntia Vieira daA noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do uso de concepções de extração espinosista na empresa deleuziana. Estes apontamentos deixam implícito um outro tema: o da possibilidade de elaborar uma Estética a partir de Espinosa, vale dizer, uma Estética atenta a sua ancoragem corporal.Item Da Música, de Mil Platôs : a intercessão entre filosofia e música em Deleuze e Guattari.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Lima, Henrique Rocha de Souza; Silva, Cíntia Vieira daA dissertação consiste em uma investigação de caráter ensaístico a respeito da relação produzida entre a filosofia de Deleuze e Guattari e a música. A investigação proposta aqui se faz por meio do conjunto de temas e conceitos trabalhados no livro Mil platôs (1980). A relação entre filosofia e música produzida em Mil Platôs se mostra peculiar na medida em que este livro produz seus conceitos em continuidade com um universo nocional – prático, técnico, abstrato, experimental – da música. Do primeiro ao terceiro capítulo nossos assuntos são: no primeiro, o problema do tempo em Deleuze; no segundo, os devires da música, o caráter histórico e o caráter ―trans-histórico‖ da experiência musical, textos e composições musicais que colocam em questão as noções de silêncio e escuta, e a música pensada como ―captura de forças‖; no terceiro, este último tema é desdobrado em meio a uma investigação do conceito de ritornelo. Tendo feito este percurso, o texto propõe uma retomada do problema do tempo e uma incursão no corpo de um sintetizador de sons. Ao final, o assunto é a síntese, de sons e de pensamento.Item Dançando contra o organismo : o butôh de Hijikata Tatsumi.(2020) Silva, Cíntia Vieira daO presente artigo arqueia-se sobre o corpus criador do ankoku butôh, ou dança da escuridão. A dança butôh de Hijikata Tatsumi arranca, com a tensão de seus movimentos, a finalidade dos corpos que a encarnam. Como cadáver arriscado, nas experimentações mais exaustivas, transmuta-se em escrita para o contínuo engendramento de corporeidades. Tal processo será aqui trazido à luz com o auxílio, sobretudo, do “corpo sem órgãos”, conceito trazido à baila por Antonin Artaud e Gilles Deleuze.Item De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.(2019) Vilaça, Danilo Marcos Azevedo; Furtado, José Luiz; Furtado, José Luiz; Figueiredo, Virginia de Araújo; Silva, Cíntia Vieira daA dissertação apresenta as críticas de Merleau-Ponty ao modelo de análise representacionista da modernidade sob dois aspectos, o primeiro (derivado da fenomenologia husserliana) diz respeito à explicação da percepção pelas teorias do conhecimento do período, cuja as abordagens estabelecem a representação ideal como intermediária da relação consciência-mundo; o segundo refere-se a apreciação estética, na qual as obras de arte são interpretadas pelo seu caráter figural, mimético e representacional. A proposta é desenvolver a última questão como consequência da primeira e assim indicar uma coesão entre as análises fenomenológicas/ontológicas do âmbito mais geral da filosofia do autor e suas reflexões sobre estética e arte. O cinema surge como o objeto artístico que evidencia as duas problemáticas mencionadas. Afinal, se observarmos o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as reflexões referentes ao estatuto representativo de tal arte, pode-se concluir que o filme, apesar utilizar como “matéria-prima” a “impressão fotográfica do mundo”, não deve ser encarado unicamente sob o ponto de vista mimético-representativo.Item (DE)composições e fugas : duas experiências de dança contemporânea entre dessemelhanças.(2020) Quimbay, Laura Carolina Mendoza; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Oneto, Paulo Henrique Domenech; Peretta, Éden SilvaEsta dissertação chama à atenção sobre alguns paradoxos produto das relações entre a institucionalidade que envolve a dança e as intensidades-corpos que dançam. Ela aborda alguns perigos em torno da criação de modelos no interior de algumas danças estudadas e mais visíveis em ocidente, mesmo nas práticas mais vanguardistas, e visa compreender as formas em que os discursos do maior (do modelo) se atualizam na dança desde antes de uma profissionalização, e atravessam os corpos porosos e dessemelhantes em movimento. Para isso, este trabalho se apoia na crítica à teoria das Ideais de Platão, realizada por Deleuze. Mas também, a partir de dois processos de dança contemporânea: ConCuerpos e Pulsar Cia, problematiza o jogo existente entre a modelação e a reversão dos modelos no interior das instituições de dança. Considera-se, neste trabalho, que esse jogo, de maneira imperceptível, gera rupturas institucionais e permite o surgimento de processos de minoração dos quais está interessada a pesquisa. Processos de minoração, entendidos como devires minoritários, ligados a algumas descidas ou desgraças resinificadas, a alguns “entres” que transbordam o entendimento dicotómico da deficiência e a normalidade na dança, criando figuras estéticas que afetam de diversas maneiras as singularidades que dançam a partir de diversos ritmos, extensões e acoplamentos.Item Diagrama e catástrofe : Deleuze e a produção de imagens pictóricas.(2014) Silva, Cíntia Vieira daEl presente trabajo se propone explorar la noción de “epifanía” tal como es descrita por Gilles Deleuze en Diferencia y repetición en referencia a la obra del escritor irlandés James Joyce. Intentaremos mostrar que en la lectura deleuzeana de Joyce puede encontrarse una concepción ontológica de la obra de arte moderna o experimental que la hace diferir cualitativamente de otros entes e, inclusive, de otro tipo de obras de arte. Constituye la hipótesis de este trabajo que la utilización del concepto de epifanía referido al arte implicaría comprender el modo de aparecer propio de la obra experimental como presentación inmediata del ser o mostrarse en la superficie de lo “divino” –– en terminología deleuzeana, de lo virtual como ámbito ontológico (des)fundamental. Compararemos para ello esta noción de epifanía a la noción de fenómeno tal como es desarrollada por Heidegger en Ser y tiempo.Item Diferença como abertura de mundos possíveis : aprendizagem e alteridade.(2014) Silva, Cíntia Vieira da; Kasper, Kátia MariaQuais as relações possíveis entre aprendizagem e diferença? Circula entre nós, por exemplo, a ideia – de resto, muito pertinente – de que é preciso aprender a conviver com as diferenças. Este artigo desloca esta discussão, colocando-se em uma perspectiva segundo a qual só se aprende por meio do contato, nem sempre apaziguado, com a diferença. Aprender envolve ser levado a diferir de si através do contato com o outro, tendo muito pouco (ou nada) a ver com a imitação de um modelo ou a aplicação de um método. Procuramos expor o conceito de ‘outrem’, elaborado por Deleuze nos textos “Causas e razões das ilhas desertas” e “Michel Tournier e o mundo sem outrem”. Percorremos também a recriação da história de Robinson Crusoé, Sexta-feira ou os limbos do pacífico, romance que é um dos intercessores na criação do conceito deleuziano de diferença.Item Dispositivo e imagem : um estudo do conceito de dispositivo em Deleuze e sua relação com a fotografia de Cláudia Andujar.(2015) Teixeira, Flávia Virgínia Santos; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Iannini, Gilson de Paulo Moreira; Vasconcellos, Jorge Luiz RochaEsta dissertação fala da relação entre o conceito de dispositivo, tal qual proposto por Deleuze, e a fotografia produzida pela artista contemporânea Cláudia Andujar. Traçamos nossa abordagem em torno da leitura original do dispositivo foucaultiano, realizada por Deleuze, em vista dos três eixos do pensamento e seu significado. Trata-se de um estudo que propõe pensar com a própria superfície da imagem dotada de uma série de elementos atuais, virtuais, fluidos, invisíveis, que certamente participam dos numerosos processos de subjetivação e possivelmente multiplicam e transformam nossos diálogos com o mundo.Item Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.(2013) Machado, Abiatar David de Souza; Furtado, José Luis; Furtado, José Luis; Silva, Cíntia Vieira da; Serra, Alice MaraA inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.Item Em tempo : subdesenvolvimento como revolução. Um diálogo entre Gilles Deleuze e o Cinema Novo de Glauber Rocha.(2022) Moreira, Thiago Ferraz; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Alberto da; Alves Júnior, Douglas GarciaNeste trabalho, buscamos intercruzar os pensamentos de Gilles Deleuze e Glauber Rocha sobre o cinema. Discutimos a complexa questão em torno do tempo, no encalço do pensamento de Henri Bergson e da arte cinematográfica, sobretudo, do cinema moderno em Deleuze, bem como os aspectos em torno das dificuldades de produção trazidas por Glauber Rocha. Problematizamos a questão do “olhar estrangeiro” quanto às produções feitas em condições de subdesenvolvimento e as questões identitárias na engendração da noção de um povo. Tratamos do certame que apreende o conceito de cinema revolucionário e das operações que tangem questões decoloniais, buscando suporte em pensadores como Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, Frantz Fanon, Paulo Emílio Sales Gomes, Marilena Chauí, dentre outros. A conclusão depreende dos ecos deixados pelo Cinema Novo e pelo pensamento filosófico, tal qual as potencias revolucionárias suscitadas pelos conceitos de nômade e clandestinidade.Item Estado e capitalismo na filosofia política de Gilles Deleuze e Félix Guattari.(2020) Assis, Rondnelly Nunes de; Silva, Cíntia Vieira da; Silva, Cíntia Vieira da; Barbosa, Mariana de Toledo; Alves Júnior, Douglas GarciaEsta dissertação tem como objetivo apresentar a "teoria generalizada dos fluxos" desenvolvida por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Capitalismo e esquizofrenia. Para executar esse projeto, iniciamos o trabalho apresentando os conceitos principais de O anti-Édipo a fim de remontar as bases do pensamento filosófico-político dos autores para, posteriormente, fazer uma revisão desses conceitos em vista de seu desenvolvimento no segundo tomo da obra, Mil platôs. Para contextualizar a passagem de uma obra à outra, suas diferenças conceituais e estilísticas, nos detivemos em Kafka: por uma literatura menor e suas intervenções, que marcam a interseção entre as obras e "explica" em grande parte o distanciamento cada vez maior que o pensamento dos autores toma em relação à filosofia política da época, e, em especial, às teses estruturalistas. Buscamos reconstruir a teoria política dos autores com o auxílio de comentadores e a contextualizando com a história da filosofia; nesse aspecto, intentamos tornar mais transparente as preocupações dos autores com a filosofia política, em geral, e com a questão do capitalismo, em particular. Retomando uma preocupação marxiana com o capitalismo, os autores buscam de certo modo conciliá-lo à psicanálise freudiana, não sem passar por outros autores que intentaram fazê-lo de outros modos. Não se deve, entretanto, pensar que essa conciliação é possível sem uma crítica dos dois sistemas; se a intenção dos autores é uma síntese, isso só pode acontecer à medida em que se os depura de suas limitações – no caso do marxismo, a teleologia que prefigura uma concepção evolucionista da história, e no caso da psicanálise freudiana, uma colonização total do inconsciente por Édipo. Há, todavia, uma continuidade na obra desses autores e o projeto de Deleuze e Guattari: tanto a preocupação de Marx com o capitalismo quanto a descoberta do inconsciente se mantêm intactos, embora sejam inseridos em seu projeto de modo heteróclito. Os autores intentam, portanto, entender como o capitalismo, aparentemente um mero sistema econômico e político, se assenta sob uma base produtiva do inconsciente, produzindo continuamente os sujeitos que reproduzam essa formação social, e desenvolver uma nova concepção de política que se distancia dos ideais de organização marxistas, especialmente a ideia de um sujeito revolucionário encarnado na classe trabalhadora e sua ação, tomar o poder. Nesta dissertação remontamos a construção desse projeto, seus antecedentes históricos e as soluções que os autores propõem a fim de construir uma teoria política para “um povo que falta”.Item Estética e estetização no pensiero debole de Gianni Vattimo : uma investigação crítica.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Soares, Cláudia Dalla Rosa; Silva, Cíntia Vieira daEsta dissertação versa sobre o pensiero debole de Gianni Vattimo (1936- ) e sua reflexão sobre as transformações provocadas pelo avanço tecnológico no século XX, em particular, pelo advento dos mass media, que propiciaram certa orientação estético-hermenêutica em que se inscreve seu pensamento. A proposta filosófica vattimiana, o pensiero debole, apresenta-se como expressão de uma outra forma de se pensar, despojada das características autoritárias do pensamento fundacionista. Nesse sentido, o pensiero debole é uma maneira de se interpretar não apenas a história da filosofia, mas principalmente as mudanças sócio-culturais ocorridas na contemporaneidade. Em sua interpretação do presente, Vattimo destaca o advento dos meios de comunicação de massa, pois a intensificação dos fenômenos comunicativos não é um aspecto entre outros que caracteriza a contemporaneidade, mas o centro e sentido desta época: a sociedade contemporânea é a sociedade dos mass media. Daí Vattimo destacar a “estetização-desrealização” [estetizzazione-derealizzazione] como elemento distintivo da pós-modernidade. No seu entender tal fenômeno decorre das mudanças tecnológicas ocorridas no presente, a saber, a modificação da existência social pelos mass media. A cultura de massas não homologou a experiência estética, mas evidenciou a multiplicidade de “belos”, dando a palavra a culturas diversas: a televisão, o rádio, os jornais provocaram uma explosão e uma multiplicação generalizada de diferentes visões de mundo. Por isso, na contemporaneidade, vive-se em uma sociedade em que os significados se multiplicam, se acumulam e vêm postos à venda “naquela espécie de supermercado das formas de vida que é a publicidade”, compreendida tanto como propaganda e promoção comercial que transmite estilos de comportamento e status symbols como midiatização da experiência por meio dos mass media produtores da fragilização do sentido mediante a proliferação de histórias. Há, em nossa sociedade, uma fragmentação dos “valores estéticos”, um tipo de “esteticidade difusa”, não porque nossa existência seja mais bela, mas porque a quantidade de valores estéticos aumenta progressivamente. Por isso, a estetização-desrealização é o tema de maior relevância na reflexão estética vattimiana. Contudo é relevante indagar se a defesa da estetização, da fragilização dos sentidos, da multiplicidade de belos não implicaria, em certo sentido, uma apologia ao existente. Apresenta-se aqui a interpretação vattimiana da sociedade pós-moderna, refletindo-se também sobre os riscos de se enfrentar formas de vida e sociabilidade com base em um discurso estetizante. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This dissertation discusses Gianni Vattimo‟s (1936 -) pensiero debole and its reflection on the changes caused by technological progress in the twentieth century, mainly the advent of mass media, that has provided an aesthetic-hermeneutic approach that embodies his thought. The vattimian philosophical proposal, that is, the pensiero debole, presents itself as an expression of a new way of thinking, deprived of the authoritarian characteristics of the foundational thinking. In this sense, pensiero debole is a way to interpret not only the history of philosophy, but rather the socio-cultural changes in contemporary society. In his interpretation of the present, Vattimo remarks the advent of mass media, since the intensification of communicative phenomena is not a feature among others that characterizes contemporary culture, but the center and meaning of present time: contemporary society is the society of mass media. Vattimo thus highlights the “aestheticization-derealization” [estetizzazione-derealizzazione] as a distinctive feature of postmodernity. In his view, such a phenomenon arises from the technological changes occurring in the present, namely, the modification of social existence by the mass media. Mass culture did not homologize the aesthetic experience, but revealed the multiplicity of “beautiful”, lending the word to different cultures: television, radio, newspapers caused an explosion and a widespread proliferation of different world views. Therefore, in contemporary, people live in a society in which the meanings multiply, accumulate and are offered for sale “at that kind of supermarket of life styles so called publicity” understood as both advertising and sales promotion that transmits styles of behavior and status symbols as well as mediatization of the experience by means of the mass media producers of the weakening of meaning through the proliferation of stories. There is, in our society, a fragmentation of the “aesthetic values”, a kind of “diffuse aesthetic”, not because our existence is more beautiful, but because the amount of aesthetic values increase progressively. Therefore, the aestheticization-derealization is the most relevant topic in Vattimian aesthetic reflection. However it is relevant to question whether the defense of aestheticization, of the weakening of the meanings and of the multiplicity of beautiful does not imply, to a certain extent, an apology for existing order. We present here the Vattimian interpretation of the postmodern society, reflecting furthermore on the risks of coping with ways of life and sociability based on an aestheticizing discourse.Item Florence Welch : ninfa lânguida ou mênade enfurecida? : performance, gestualidade e expressão como sobrevivência do dionisíaco : uma análise a partir dos conceitos de Nachleben e Pathosformeln.(2021) Moraes, Marcus Italo da Cruz Augusto de; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Pimenta Neto, Olímpio José; Souza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo; Pimenta Neto, Olímpio José; Silva, Kellen Cristina; Silva, Cíntia Vieira daNos últimos anos, tem crescido no Brasil o interesse pelo pensamento e legado intelectual do historiador da arte e esteta alemão Abraham Moritz Warburg (1866-1929), Aby Warburg como ficou mais conhecido. Grande parte desse interesse é tributário da recente tradução de alguns de seus textos, bem como de trabalhos de alguns estudiosos que se dedicam à pesquisa sobre seu pensamento, como é caso dos filósofos franceses Georges Didi-Huberman e Philippe Alain-Michaud, e do também filósofo italiano Giorgio Agamben. Warburg deixou sua marca no âmbito da estética e da história da arte ao propor a ideia da sobrevivência ou pós-vida (Nachleben) das fórmulas de páthos (Pathosformeln) da antiguidade clássica. Na tentativa de comprovar sua teoria, Warburg deu início, em meados de 1924, à composição e montagem de seu Atlas Mnemosyne projeto iniciado a partir de seu encanto obsessivo pelo movimento etéreo encarnado na figura mítica das ninfas. No presente estudo, seguindo a trilha de sua proposta, buscaremos analisar como a expressão corporal, a gestualidade e a performance de palco da cantora Florence Welch, vocalista da banda britânica Florence and The Machine, reatualizariam a iconografia e as fórmulas de páthos de três figuras míticas da antiguidade, a saber: as erínias, as ninfas e as mênades. Nossa hipótese é de que haveria, no âmbito de sua expressão e gestualidade, a presença de uma certa polaridade de afetos; tensão esta que se manifestaria em seu corpo na forma de gestos e movimentos durante suas performances. Nos movimentos de sua dança estariam assim opostos, de um lado, a fúria encarnada das erínias e, de outro, a alegria dançante e a languidez sensual das ninfas. Conectando estes dois polos, teríamos, habitando um plano intermediário, a reatualização de uma terceira pathosformeln: a da figura das mênades-bacantes: ora expressão do gozo da vida na forma das cantantes dançarinas em transe dos cortejos dionisíacos. Outrora convertendo-se nas furiosas emissárias da morte, como no episódio em que Agave junto com outras mênades, todas possuídas pelo furor do espírito de Dioniso, despedaça, a mando do deus do vinho, o corpo de seu filho Penteu, rei de Tebas. Neste sentido, nossa perspectiva ao analisar a expressão e a performance de Florence Welch é a de que sua gestualidade, altamente passional e intensa, constituir-se-ia, tal como suspeitou Warburg ao estudar as pathosformeln, enquanto espaço privilegiado de sobrevivência e manifestação do dionisíaco enquanto efeito e fenômeno estético na conformação de um corpo transita entre o trágico e o mitológico.Item A gargalhada dionisíaca : os sentidos do riso e do cômico na filosofia de Nietzsche.(2017) Nepomuceno, Bruno Aparecido; Pimenta Neto, Olímpio José; Pimenta Neto, Olímpio José; Vieira, Vladimir Menezes; Silva, Cíntia Vieira daEsta pesquisa pretende analisar o significado do caráter cômico e do riso na filosofia nietzschiana, tendo como pano de fundo a passagem da "metafísica de artistas" para a chamada fisiologia da arte. Para isso, pretende-se i) explicitar as mudanças no conceito do "dionisíaco" no pensamento do autor, acontecimento que potencializa uma rica exploração da temática do riso por seus escritos; ii) apresentar a crítica nietzschiana ao filosofar tradicional e aos métodos filosóficos, por ele assumidos desde uma ótica cômica, propondo o riso como superação da vontade de verdade e; iii) explanar como o riso aparece na obra "Assim falou Zaratustra" como o elemento chave a favor das possibilidades de afirmação da vida.Item Gênese do pensamento : da arte à filosofia.(2014) Silva, Cíntia Vieira da