Navegando por Autor "Piassi, Luís Paulo de Carvalho"
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Item Ciência, arte e filosofia : diálogos críticos da teoria à sala de aula.(2021) Lima, Guilherme da Silva; Ramos, João Eduardo Fernandes; Piassi, Luís Paulo de CarvalhoEste artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.Item Ciência, poesia, filosofia : diálogos críticos da teoria à sala de aula.(2020) Lima, Guilherme da Silva; Ramos, João Eduardo Fernandes; Piassi, Luís Paulo de CarvalhoEste artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes.Item Obras cinematográficas e educação : análise em abordagens de ensino com questões sociocientíficas.(2022) Alcântara, Anayra Yule; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Lima, Guilherme da Silva; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Lima, Guilherme da Silva; Pagliarini, Cassiano Rezende; Piassi, Luís Paulo de CarvalhoNesta pesquisa utilizamos as questões sociocientíficas (QSC) e as obras cinematográficas (OC) alinhadas à perspectiva da educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Nos baseamos na premissa de que obras cinematográficas têm potencial educacional ao serem utilizadas como fonte de informação, de aproximação do sujeito a diferentes realidades, e como mobilizadoras de questões culturais, éticas e morais. Neste sentido, nosso objetivo geral foi avaliar, a partir do olhar de professores de Ciências, o potencial de obras cinematográficas na abordagem de ensino de QSC. Para isso, foi realizado um minicurso online e gratuito para professores de Ciências da região de Ouro Preto e Mariana. O minicurso buscou sistematizar, exemplificar e possibilitar um novo olhar sobre a utilização de OC em contexto educacional. A análise dos encontros nos possibilitou uma visão macroscópica sobre a utilização de OC em QSC, gerando categorias para uso na análise microscópica. Cada professor participante elaborou uma sequência didática (SD) e um plano de aula ao término dos encontros do minicurso. Escolhemos duas propostas para uma análise microscópica, o que nos possibilitou verificar se as categorias sistematizadas ao longo do minicurso refletiram no planejamento da SD. Para elaboração da SD os professores deveriam utilizar como referencial a proposta pedagógica de QSC elaborada por Conrado e Nunes-Neto (2018). Constatamos que, inicialmente, a percepção sobre a utilização de OC em contexto escolar se baseava na exemplificação e no uso pontual. Ao longo do minicurso e a partir da elaboração da SD, os professores de ciências passaram a enxergar a OC como um mecanismo de produção de experiências, sentimentos, e que visa a aproximação dos alunos às diferentes realidades e como mobilizadoras de questões morais, éticas e possíveis promotoras do raciocínio crítico. Detectamos cinco maneiras de utilização de OC em abordagem pedagógica QSC: (i) no início da proposta educacional para auxiliar na introdução do caso da SD; (ii) como possibilidade de uso após o caso da SD; (iii) como forma de finalizar a SD; (iv) como forma de auxiliar no debate e esclarecimento das questões norteadoras e (v) como inspiração para a SD. O minicurso possibilitou que professores de Ciências conhecessem e entendessem as possibilidades de utilizar OC em contexto educacional. Assim sendo, obtivemos como fruto deste trabalho categorias capazes de sintetizar e descrever possíveis ações da utilização de OC em QSC, sendo uma contribuição da pesquisa à literatura da área de Educação em Ciências.