Navegando por Autor "Pedruzzi, Jumara Seraphim"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A Escola Normal de Ouro Preto : instituição e formação docente no contexto educacional mineiro do século XIX (1835-1889).(2016) Pedruzzi, Jumara Seraphim; Jardilino, José Rubens Lima; Hamdan, Juliana Cesário; Faria Filho, Luciano Mendes deA presente Dissertação de Mestrado insere-se nos estudos sobre história das instituições escolares e/ou educativas e formação docente. Possui como objeto a Escola Normal de Ouro Preto, desde o ato de sua criação em 1835, até o final do período imperial, em 1889. Estabelece como objetivo compreender, através da análise da bibliografia e documentação referente à Escola Normal e a instrução pública mineira no recorte indicado, o processo de implantação e funcionamento da referida instituição formadora no contexto imperial, focalizando principalmente seus momentos de crise e reestruturação ao longo do século XIX e ao seu funcionamento a partir da década de 1870. Pela análise das fontes utilizadas nesta investigação foi possível entender que, assim como as outras instituições de formação implantadas na primeira metade do século XIX no Brasil, a de Ouro Preto também passou por uma série de dificuldades para se estabelecer, fechando suas portas por duas vezes, no recorte da investigação. Muitos são os motivos atribuídos ao fechamento da Escola Normal em suas duas primeiras fases, entre eles, é possível destacar a falta de professores qualificados para regê-la, a baixa procura do público em frequentá-la, a falta de aplicabilidade prática dos métodos ministrados em seu interior, e a alegada escassez de recursos financeiros do governo provincial para mantê-la. Porém, na década de 1870 presencia-se o restabelecimento definitivo da Escola Normal de Ouro Preto no contexto do século XIX. Pela análise das fontes constatou-se que esta passou a funcionar com relativa estabilidade na sua terceira fase, percebeu-se também a inversão de gênero no corpo discente da instituição a partir de 1872, e o destaque de seus docentes no cenário intelectual mineiro da época. Ainda assim, a Escola não deixou de enfrentar muitas dificuldades neste contexto, sobretudo de ordem estrutural e no que tange ao cumprimento pleno de seu principal objetivo: formar docentes para atuarem no magistério primário público mineiro. Entretanto, apesar dos problemas e dos períodos de instabilidades vividos ao longo do século XIX, não é possível deixar de pontuar a relevância e centralidade da Escola Normal de Ouro Preto neste contexto, sendo esta a primeira instituição mineira a tentar fornecer - mesmo que muitas vezes com pouco sucesso e passando por muitas dificuldades - uma formação específica para os professores primários mineiros, em um período em que ainda se construía a ideia da necessidade da formação e da profissionalização docente em Minas Gerais e também no Brasil.Item A Escola Normal de Ouro Preto : um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852).(2016) Jardilino, José Rubens Lima; Pedruzzi, Jumara SeraphimO presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais.Item Las escuelas normales en el Brasil : implementación y consolidación.(2018) Pedruzzi, Jumara Seraphim; Jardilino, José Rubens LimaEste texto tiene como finalidad presentar un breve panorama histórico sobre los procesos de implementación y consolidación de las escuelas normales en Brasil. El recorte temporal de este trabajo se extiende desde el contexto imperial brasileño, sobre todo a partir de la década de 1830, hasta el inicio del siglo XX, ya en el período republicano. De modo general, las primeras escuelas normales brasileñas tuvieron inicios difíciles y turbulentos, con sucesivos cierres y reaperturas, compitiendo con otras formas de habilitación de los profesores a lo largo del siglo XIX. Sin embargo, con la llegada de la década de 1870, se presenció la expansión de la educación normal en el país, que vendría a consolidarse en el contexto de la Primera República, período en el que las escuelas normales se afirman como locales privilegiados para la formación de docentes de primaria en el Brasil.Item A trajetória educacional, cultural e política de Leolinda de Figueiredo Daltro.(2023) Barbosa, Victor Augusto de Deus; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Paula, Leandro Silva de; Pedruzzi, Jumara SeraphimEsta dissertação traz uma inserção na trajetória de vida, política e cultural de uma mulher educadora no final do século XIX e no começo do XX, pouco conhecida na literatura da Educação. Trata-se de Leolinda de Figueiredo Daltro (1859-1935), professora primária que ganhou notoriedade na cidade do Rio de Janeiro, capital da República, por sua proposta de educação laica aos indígenas e por sua atuação no movimento pelos direitos das mulheres, especialmente em sua militância política como fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910. Utilizamos, nesta pesquisa, fontes documentais, livros da própria autora e, sobretudo, a imprensa na qual o nome de Leolinda Daltro foi pautado constantemente, em virtude de suas ações políticas e educacionais. Além disso, a educação feminina e a invisibilidade sofrida por mulheres no campo educacional e político foram temas importantes para a construção deste texto. Leolinda Daltro, na complexidade de sua história, se destaca devido ao seu trabalho educativo junto aos povos indígenas no norte de Goiás, ao seu papel na formação profissional de moças pobres, além de sua militância política como uma das principais sufragistas brasileiras que lutou pela emancipação política das mulheres no país.