Navegando por Autor "Oliveira, Tales Moreira de"
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Item Análise de desempenho dos métodos de capacidade de carga semiempíricos e avaliação da probabilidade de ruína de uma fundação em estacas hélice contínua.(2019) Velloso, Helena Vignoli; Azevedo, Crysthian Purcino Bernardes; Azevedo, Crysthian Purcino Bernardes; Porto, Thiago Bomjardim; Oliveira, Tales Moreira deA norma brasileira de projeto e execução de fundação contempla dois métodos de cálculos que podem ser adotados no desenvolvimento de um projeto de fundação. Os métodos são denominados método das cargas admissíveis, no qual a segurança do sistema é avaliada por meio de um fator de segurança global, e método dos valores de projeto, fundamentado em fatores de segurança parciais. Verifica-se que nenhum dos métodos incorpora de forma abrangente a dispersão dos valores de resistência e solicitação, oriunda das inúmeras incertezas que envolvem as variáveis. Nesse contexto, é necessário verificar também a probabilidade de ruína mediante uma análise de confiabilidade. A partir do estudo de caso, esta dissertação avalia a probabilidade de ruína de um estaqueamento de fundação com base nos ensaios SPT e ensaios de carregamento dinâmico. Em função da metodologia adotada, o carregamento resistente foi obtido via método semi-empírico de estimativa de capacidade de carga. De modo a identificar o método que melhor representa a superfície resistente do estaqueamento, foi realizada uma análise de desempenho com avaliação qualitativa de métodos semi-empíricos consagrados na literatura. Nesta análise destaca-se que a qualidade da previsão de carga se mostrou favorável para o método que foi desenvolvido a partir de ensaios realizados em horizonte geotécnico similar ao caso em estudo. Com base no resultado da análise de desempenho, a probabilidade de ruína foi calculada por meio de 75 análises de confiabilidade. Verifica-se que a variabilidade da resistência provoca impacto significativo na segurança de uma estrutura de fundação e que o fator de segurança global de norma se mostrou insatisfatório para garantir a segurança dentro de limites aceitáveis de probabilidade de ruína. Adicionalmente, através de uma análise de vulnerabilidade, identificou-se o impacto da ruptura de uma estaca na segurança do estaqueamento. Verifica-se que a ruína de uma única estaca de fundação acarreta uma redistribuição da solicitação nas demais estacas do bloco, sem ocorrer necessariamente a ruptura do apoio.Item Análise de soluções para projeto de fundação de aterro sobre solo compressível no km 571+100 da pista norte da BR-381.(2019) Bicalho, Anna Luiza Braga Amaral; Pereira, Eleonardo Lucas; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira de; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira daA execução de aterros sobre solos moles ainda é um grande desafio na engenharia geotécnica, inclusive na engenharia rodoviária. Estes solos apresentam grandes dificuldades construtivas em função de suas características peculiares, tais como a baixa capacidade de suporte e a elevada compressibilidade. Diversas técnicas vêm sendo adotadas em fundações de aterros sobre solos moles, com o intuito de acelerar e estabilizar os recalques, e cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens em sua utilização, a depender do caso analisado. Este trabalho consiste na apresentação de um estudo de caso da fundação de aterro sobre solo mole em um trecho da BR-381 (Fernão Dias) – Pista Norte. O local em estudo possui 120 metros de extensão, e apresenta, atualmente, afundamento na pista de rolamento devido a presença de solo compressível em seu subleito. Para solucionar o problema, foram analisados os recalques em função do tempo para cinco soluções geotécnicas. Dentre as soluções analisadas estão: a simples reconstrução do aterro (sem o uso de drenagem profunda), a remoção e substituição da camada de solo mole, atualmente em desuso na engenharia rodoviária, a utilização de sobrecarga temporária aliada à execução de drenagem profunda e a utilização somente de drenagem profunda na espessura com solo mole, ambas soluções mais usuais, e, por fim, a utilização de material leve (EPS) na reconstrução do corpo do aterro, uma solução menos comum e com algumas limitações econômicas. Para as análises computacionais foram realizadas por meio do software Geostudio 2018. Com base nos parâmetros adotados e análises efetuadas, a melhor resposta, do ponto de vista técnico e econômica foi a execução do aterro considerando o uso de drenagem profunda, sem aplicação de sobrecarga.Item Análise experimental de um aterro de rejeito arenoso compactado para fins de disposição em pilha.(2022) Borges, Rodrigo dos Passos; Pereira, Eleonardo Lucas; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira de; Duarte, Leandro NevesAs execuções de aterros experimentais embasam diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos, bem como para a definição de premissas de campo. Percebe-se que o estudo bem elaborado é capaz de antever os desafios que serão encontrados durante a implantação da obra e ou estrutura. Com as recentes mudanças na legislação, associadas aos incidentes com barragens de rejeitos, uma alternativa que vem sendo estudada e recomendada é o empilhamento de rejeitos. Essa opção, no entanto, precisa ser analisada com os devidos critérios, para que problemas relacionados a instabilidades de maciços e outas variáveis sejam cada vez menores. A proposta experimental realizada neste trabalho leva em consideração uma sequência metodológica, visando a melhor configuração para a compactação, visto que as normas vigentes foram desenvolvidas para estudos envolvendo solos naturais. Considera-se para esse estudo a utilização de rejeitos arenosos que eram dispostos em uma estrutura denominada “Cava de Germano”, que possui o comportamento similar ao rejeito que será produzido no retorno das operações da Samarco Mineração. Devido ao volume expressivo e à velocidade de geração de rejeitos, esse estudo leva em consideração a utilização de equipamentos de maior porte. Observou-se inicialmente uma dificuldade para manter os rejeitos na condição de umidade ideal para os trabalhos, devido à baixa retenção de água do material. Com o uso de vários equipamentos para compactação, foi possível analisar o comportamento do rejeito juntamente com as dificuldades operacionais, pois alguns equipamentos não conseguiram trafegar sob a praça de rejeitos. Outra observação pertinente foi a condição de compactação, tanto no ramo seco como no ramo úmido, que para alguns casos, não apresentou uniformidade. Tal condição foi necessária para prever os trabalhos no período seco e no período de chuvas mais intensas. A produtividade com camadas mais espessas foi com certeza maior, porém, caso seja necessário adequar a camada a algum parâmetro, o trabalho torna-se bem mais difícil. Essa condição foi observada tanto para umidade fora do padrão como para condição de compactação na camada (excesso de compactação). Os resultados indicaram o uso de camadas com espessura de 0,75 m como a melhor configuração.Item Análise numérica de soluções de aterros sobre camadas compreensíveis com avaliação da sobrecarga assimétrica em estacas de fundação.(2021) Nogueira, Gustavo Henrique; Pereira, Eleonardo Lucas; Pereira, Eleonardo Lucas; Gomes, Romero César; Oliveira, Tales Moreira deA presença de solos moles em obras de infraestrutura é sempre desafiadora no âmbito daengenharia geotécnica. Devido à baixa permeabilidade e elevadacompressibilidade deles, osprojetos necessitam de atenção especial em sua concepção, de modo que a avaliação devecompreender critérios técnicos, econômicos e temporais. Somadoa isso, deve-se atentar que,quando sua ocorrência se dá em aterros de encabeçamento de pontes, além da ruptura do aterrosobrejacente, o adensamento dossolos moles pode ocasionar danos nas estacas de fundaçãodevido à sobrecarga assimétrica nos elementos estruturais. Dessa forma, o presente trabalho épautado na modelagem e análise numérica de duas situações paradigmas, por meio da aplicaçãode quatro soluções distintas: uso de drenos verticais para aceleração dos recalques, uso de EPS(Expanded Polystyrene) na composição do aterro a ser construído para redução da sobrecarga,aplicação de colunas granulares para aceleração dos recalques eabsorção parcial dos esforços,e CPRGroutingque impõe ao solo mudança de comportamento em virtude da inclusão deelementos rígidos, forçando o adensamento. Com uso dosoftwareGeoStudio, inicialmente assoluções que consistiram na inclusão de elementos drenantes nosolo precisaram serreconduzidas à seção plana, por meio do uso da célula unitáriaaxissimétrica. Adesconsideração dessa conversão implica em severas distorções no modelo. A análise dasseções consistiu na avaliação do deslocamento da fundação, dissipação da poropressão, eocorrência de recalques ao longo do tempo, e deslocamento da estaca. Destarte, evidencia-seque o uso de soluções que não impõem ao solo drenagem radial, como o uso dos aterros leves,implicam em tempos maiores de estabilização, o que pode inviabilizar um empreendimento.As soluções que não reduzem os esforços transmitidos ao solo, tampouco impõe ao solo umamelhoria em suas propriedades, resultam em deslocamentos severos ao longo do tempo. Dessamaneira, o CPRGroutinge as colunas granulares apresentaram-se como mais eficientes,emvirtude da criação de um ambiente com maior permeabilidade e rigidez que as outras soluções,sendo esse primeiro o responsável pela menor magnitude dos recalques e estabilização maisrápida das deformações e dadissipação da poropressão.Item Avaliação da estabilização química de um rejeito de minério de ferro para aplicação em infraestrutura de pavimentos.(2020) Gentil, Gustavo Aurélio; Pereira, Eleonardo Lucas; Pitanga, Heraldo Nunes; Pereira, Eleonardo Lucas; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Oliveira, Tales Moreira deAs atividades de beneficiamento de minério de ferro estão associadas aos impactos ambientais, especialmente devido aos significativos volumes de rejeito gerados. Por outro lado, a pavimentação de vias demanda grandes volumes de materiais de construção que podem onerar os serviços, caso não estejam em regiões próximas à implantação das vias. Buscando uma forma de reduzir o impacto ambiental das atividades mineradoras e o custo dos serviços de pavimentação de vias, propôs-se, neste trabalho, a avaliação do uso de rejeitos de minério de ferro, produzidos na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais (MG), em camadas de suporte de pavimentos. Como o rejeito, aplicado de forma isolada, não apresenta capacidade de suporte necessária para esse fim, buscou-se o melhoramento de suas propriedades, através da aplicação de um estabilizante químico, o cimento tipo Portland. O rejeito foi coletado em pilhas de armazenagem de uma mineradora em Ouro Preto – MG e utilizou-se cimento Portland tipo CPII E 40 RS adicionado em teores de 2, 4, 5 e 6% em massa. O rejeito foi caracterizado quanto às suas propriedades químicas (por análises de difratometria e fluorescência por raios-X), ambientais (por ensaios de lixiviação e solubilização), físicas e mecânicas (através de ensaios de granulometria, LL, LP, massa específica, compactação, CBR, expansão e resistência à compressão simples). No material estabilizado, foram realizados os ensaios de compactação, resistência à compressão simples e durabilidade por molhagem e secagem. Os resultados obtidos foram comparados com a bibliografia encontrada sobre estabilização química de rejeitos e com normas técnicas referentes a solo-cimento. Em seguida, foi realizada a avaliação da viabilidade econômica do uso deste material. Pôde-se concluir, de forma geral, que o rejeito é classificado ambientalmente como inerte e não perigoso, é composto por óxidos de ferro e quartzo e que sua estabilização química, para fins de aplicação em camadas estruturais de pavimento, é técnica e economicamente viável, pois apresentou propriedades favoráveis do ponto de vista da engenharia a um custo menor, se comparado a materiais comumente utilizados em obras de pavimentação.Item Flexible pavement with mining waste proposal - execution and analysis of an experimental section.(2022) Andalicio, Aline Ferreira; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira deThe extraction of iron ore has a fundamental role in the Brazilian economy. However, such activity generates considerable volumes of waste whose disposal, even if regulated and licensed, has a significant environmental impact. The worldwide concern for sustainable practices along with the urgency for measures to mitigate environmental damage, justifies research on its use in other activities. Therefore, the present study aims to analyze the test results of laboratory versus field of mixtures composed of mining waste. The field studies were made on the execution of an experimental section on the BR 040 highway, in Minas Gerais - Brazil. According to the validation of the laboratory results, the mixtures composed of 35% Tailings + 15% Waste Rock + 50% Canga of Ore and 35% Tailings + 20% Gravel 1 + 45% Gravel 0 were used in the base and sub-base layers of the experimental section, respectively. The field technological control showed that the mixtures had an anomalous behavior from the one observed in the laboratory, mainly regarding strength and deformability.Item Proposta de pavimento flexível com a utilização de resíduos de mineração – execução e análise de um trecho experimental.(2020) Andalicio, Aline Ferreira; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira de; Pereira, Eleonardo Lucas; Gomes, Guilherme José Cunha; Motta, Laura Maria Goretti daA presente dissertação aborda investigações realizadas em laboratório e em campo das propriedades de estéreis e rejeitos de mineração objetivando o seu uso em pavimentos. Com o intuito de constatar o comportamento desses resíduos nas condições reais de um pavimento, além do programa experimental de laboratório, foi executado um trecho experimental na BR 040, aplicando os resíduos nas camadas de base e sub-base do pavimento flexível. Portanto, este trabalho procura criar uma forma de redução do volume de resíduos, atualmente dispostos em pilhas e barragens. Foram realizadas diversas composições, em laboratório, destes resíduos com outros materiais, sendo escolhidas aquelas que apresentavam bom comportamento técnico e possibilitavam um melhor aproveitamento dos resíduos. Para a execução do trecho experimental, foi realizada uma escavação com 100 m de extensão, 3,2 m de largura e 62 cm de profundidade no pavimento existente da rodovia BR 040. Optou-se por empregar no revestimento asfáltico uma geogrelha, devido à variabilidade do tráfego supercarregado desta região. Ainda em campo, foi realizado o controle tecnológico de cada camada, inclusive do revestimento asfáltico. O programa experimental in situ envolveu os seguintes ensaios: umidade com o uso do equipamento speedy, massa específica pelo método frasco de areia, Cone de Penetração Dinâmica (DCP) e deflexão com a aplicação da viga Benkelman. Para o revestimento asfáltico foram realizados os ensaios de macrotextura, microtextura, granulometria e o teor de betume. Após a construção, realizou-se uma avaliação do comportamento do pavimento, por meio de ensaios LWD e avaliação objetiva da superfície do pavimento. Os resultados apontaram que mesmo atendendo as especificações para umidade e grau de compactação, as camadas de sub-base e base apresentaram alta deformabilidade e baixa capacidade de suporte, respectivamente. Além disso, os ensaios de LWD evidenciaram que o trecho experimental apresenta baixo módulo de elasticidade e elevadas deformações, principalmente no período chuvoso. Em função disto, houve o surgimento de trincas no revestimento asfáltico. Por fim, tais resultados apontaram para uma análise inicial positiva no aproveitamento de resíduos de mineração, mas não devem ser empregados nas proporções aplicadas numa rodovia do porte da BR-040.Item Reavaliação geotécnica das ancoragens de uma estrutura de contenção com patologias diversas.(2020) Gontijo, Gabriele Martins; Gomes, Romero César; Porto, Thiago Bomjardim; Gomes, Romero César; Oliveira, Tales Moreira de; Azevedo, Crysthian Purcino BernardesA técnica de contenção em ancoragens reinjetáveis e protendidas ainda é pouco estudada, apesar de ser muito utilizada no Brasil de forma empírica, em comparação com outras soluções de estabilização de encostas como o solo grampeado, que obteve um grande avanço teórico-experimental nos últimos 30 anos. Em projetos que empregam essa técnica, faz-se necessária a determinação da capacidade de carga dos tirantes, a qual é obtida através de formulações teóricas semiempíricas publicadas mundialmente. Contudo, os resultados nem sempre representam a realidade para as condições geológicogeotécnicas do solo local, tornando-as imprecisas. Desta forma, uma avaliação detalhada do correto dimensionamento da capacidade de carga, aferido pelos resultados de provas de carga, permite uma otimização das estruturas. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os resultados obtidos de capacidade de carga de uma contenção com 308 tirantes a partir de: (a) três métodos semiempíricos clássicos da literatura técnica, (b) um método teórico a partir da teoria de Mohr Coulomb e (c) ensaios de recebimento em conformidade com a NBR 5629, cuja ruptura física idealizada foi possibilitada pela extrapolação matemática de Van Der Veen (1953) modificada por Aoki (1976). Este estudo pretendeu, ainda, obter os valores mobilizados para a resistência ao cisalhamento (qs) na interface solo-bulbo para o maciço geotécnico estudado. Para esta pesquisa foram utilizados dados provenientes do projeto e da obra de reforço de uma cortina atirantada com ancoragens protendidas e reinjetáveis de uma obra de contenção localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram uma comparação entre as metodologias empregadas neste trabalho. Esta pesquisa se justifica pelo pequeno número de estudos relacionados a ancoragens injetadas no solo desenvolvidos nas últimas décadas e também o fato das metodologias de cálculo clássico serem restritas ao local que foram elaboradas e logo serem aplicadas erroneamente em outras regiões. Os resultados encontrados mostram-se satisfatórios, sendo possível estabelecer uma tendência.Item Uso de estacas metálicas tubulares em estruturas de proteção de barragens de rejeito de mineração.(2022) Viel, Isabella do Nascimento; Ferreira, Lucas Deleon; Futai, Marcos Massao; Ferreira, Lucas Deleon; Oliveira, Tales Moreira de; Candido, Eduardo SouzaOs acidentes ocorridos com barragens de mineração na última década, provocaram atualizações na legislação brasileira vigente, das quais destaca-se a necessidade de descaracterização das barragens alteadas pelo método de montante ou método declarado desconhecido. A obrigatoriedade de descaracterização desses barramentos em prazos reduzidos, associada à necessidade de implantação de estruturas de contenção a jusante dessas barragens para viabilização do processo de descaracterização, vem impulsionando a busca por novas tecnologias construtivas. Neste contexto, e tendo como referência as barreiras de contenção utilizadas no Japão contra Tsunamis, instaladas pelo método Press in, o uso de estacas metálicas torna-se uma possibilidade para a construção de estruturas provisórias de proteção contra possíveis rupturas de barragens de rejeito em processo de descaracterização. Além da própria matéria prima (aço), que apresenta resistência superior aos materiais tradicionalmente utilizados, a cravação pelo método press in ainda minimiza a geração de ruídos e vibrações durante a execução da obra, o que possibiliza sua instalação em regiões mais próximas às barragens a serem descaracterizadas. O fato de ser um método mais silencioso, também diminui os transtornos junto às comunidades, reduzindo o impacto social negativo inerentes em implantações dessa natureza. A adoção do sistema de estacas ainda ocupa menores áreas, minimizando as intervenções na região de jusante. Para o dimensionamento dessas contenções alguns itens merecem atenção especial, dentre os quais o cálculo das pressões de impacto provocadas pelo rejeito mobilizado, os momentos e deslocamentos atuantes nas estacas, além da avaliação do comportamento dos materiais de fundação frente às solicitações impostas. O presente trabalho apresenta um contexto geral da aplicação de estacas tubulares metálicas para fins de contenção através da tecnologia do press in e o dimensionamento geotécnico dessas estruturas provisórias mediante a análise de uma contenção hipotética. O objetivo deste dimensionamento é de promover discussões sobre estas estruturas provisórias de proteção à jusante de barragens rejeitos em processo de descomissionamento.