Navegando por Autor "Oliveira, Ana Cristina Prado de"
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Item Uma análise de trajetórias e contextos das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores : da formulação à implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas universidades federais mineiras.(2022) Fichter Filho, Gustavo Adolf; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gussi, Alcides Fernando; Oliveira, Ana Cristina Prado deObjetiva-se analisar as trajetórias e os contextos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, desde a formulação à sua implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas Universidades Federais mineiras. Apoia-se nas discussões de Diniz-Pereira (2014) sobre paradigmas de formação de professores, e Roldão (2005) sobre profissionalidade docente. Adere-se às perspectivas de Maynard-Moody e Musheno (2003), Rodrigues (2008), Lejano (2012), Ball, Maguire e Braun (2016) e Gussi e Oliveira (2016), considerando a centralidade dos agentes, das trajetórias e dos contextos nos processos de implementação de políticas públicas. Primeiramente, foram analisadas as trajetórias de formulação dos documentos oficiais com base nas dimensões: (i) motivação e participação; (ii) diretrizes para temporalidade e estrutura dos cursos; (iii) profissionalidade docente; (iv) valorização profissional. Posteriormente, através de entrevistas narrativas com implementadores, embasadas em Maynard-Moody e Musheno (2003) e Jovchelovitch e Bauer (2000), analisou-se as trajetórias e os contextos de implementação das diretrizes. Em relação à formulação, as análises revelam uma trajetória de avanços e retrocessos nas concepções que embasam os documentos oficiais: enquanto as DCN/2015 pareciam contribuir para o desenvolvimento das licenciaturas com concepções críticas e perspectivas articuladas de valorização profissional, as DCN/2019 retrocederam nesses sentidos, em consonância com os rumos das conjunturas políticas brasileiras após o golpe de 2016, denunciado por Bastos (2017). Em relação à implementação, as narrativas demonstram trajetórias de implementação com direções opostas nas duas universidades. Como aspectos contextuais que explicam essas trajetórias, destacam-se a influência: dos implementadores, que possuem concepções, trajetórias profissionais e posições específicas; bem como das dinâmicas institucionais, como as estruturas, órgãos e departamentos de cada instituição, com relacionamentos específicos. Por fim, afirmamos as relações e descompassos entre essas duas trajetórias de formulação e implementação.Item Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto.(2021) Marques, Tiago Teuber; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Delgado, Victor Maia Senna; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Oliveira, Ana Cristina Prado deEsta pesquisa analisa a implementação e os efeitos do Programa Ciência sem Fronteira (CsF) no processo de internacionalização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Propõe-se compreender o cenário político no momento da elaboração do Programa CsF para entender o modelo de política pública apresentada. A análise e sustentada pela revisão da literatura acerca de teorias clássicas sobre o conhecimento, o capital humano e o desenvolvimento social. Busca-se averiguar também os efeitos do Programa CsF na vida acadêmica e profissional dos estudantes contemplados com esse incentivo. Aprofunda-se no tema com uma revisão bibliográfica detalhada, a qual investiga as maiores bases de dados disponíveis. Além disso, contribui-se com uma análise específica que considera as possíveis consequências do Programa, reportadas por estudantes da UFOP, bem como das experiências de profissionais da UFOP, envolvidos no CsF. A metodologia busca analisar os resultados e experiências reportadas por estudantes UFOP que participaram do programa entre os anos de 2012-2017, focando em alunos da graduação. Uma abordagem qualitativa ´e apresentada de forma a sumarizar experiências e relatos, tanto de estudantes quanto gestores institucionais, resultando em uma análise detalhada dos frutos do CsF. Os instrumentos que sustentam a abordagem quantitativa e qualitativa desta dissertação são os seguintes: os dados estatísticos obtidos a partir do painel de controle do sítio eletrônico do Programa CsF; a elaboração de um questionário encaminhado para 300 estudantes contemplados e respondido por 70 destes; e a elaboração de uma entrevista e dois questionários encaminhados e respondidos pelo coordenador de do Programa CsF entre os anos de 2012 e 2013, e pelos coordenadores da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP, entre os anos de 2014 até o termino do Programa CsF. A dissertação aborda a revisão da literatura dos seguintes temas: a ideologia do conhecimento, a teoria do capital humano e o papel do Estado desenvolvimentista, além revisão sistemática da literatura. Os estudantes contemplados responderam questões em Escala Likert sobre os efeitos do Programa para o enriquecimento cultural, para o aumento da rede de contatos, para o desenvolvimento acadêmico, para a inserção ao mercado de trabalho e para o processo de internacionalização da UFOP. Finalmente, a partir de entrevistas e questionários encaminhados e respondidos por três gestores envolvidos no Programa CsF, compreende-se a evolução do programa na UFOP e suas peculiaridades, possibilitando uma compreensão precisa sobre os seus efeitos.Item Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários?(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado de; Coelho, Jianne Ines FialhoO artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação.Item Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.(2022) Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Ana Cristina Prado deEste dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.