Navegando por Autor "Mozzer, Nilmara Braga"
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Item Além das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências.(2022) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de Ciências; uso de diferentes modos de comunicação pelos estudantes nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.Item Análise crítica do jogo 'Saga Científica'.(2016) Passos, Beatriz Silva do; Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara BragaNeste artigo, apresentamos uma análise crítica do jogo “Saga Científica”, o qual aborda aspectos de Natureza da Ciência no contexto de síntese da amônia. O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de uma escola pública de Ouro Preto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns dos estudantes que participaram do jogo com os objetivos de avaliar essa ferramenta didática a partir das possíveis visões dos estudantes sobre aspectos de NC; e de apontar possíveis modificações no jogo na tentativa de contribuir para a melhoria do mesmo. Os dados foram categorizados e analisados com base no modelo Science Eye. Os resultados evidenciam que várias ideias, coerentes ou não com as ideias científicas, foram influenciadas pelo jogo. Concluímos que o jogo “Saga Científica” tem potencial para gerar discussões sobre NC. É sugerido que professores invistam em uma formação que possibilite discussões mais profundas sobre esses aspectos.Item Análise das mediações pedagógicas por meio dos fóruns no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.(2020) Falcão, Hugo Machado; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mozzer, Nilmara Braga; Vilela, Maria Aparecida Augusto SattoCom o advento do desenvolvimento científico-tecnológico várias transformações e mudanças têm sido ocasionadas na vida das pessoas e da sociedade em geral. No campo educacional, os reflexos resultantes do processo de evolução social têm provocado desafios na promoção de novas práticas pedagógicas e novos olhares sobre o processo de mediação pedagógica que estão atrelados intrinsecamente às transformações digitais. As criações da prensa de impressão, do telefone, do rádio, da televisão e, mais recentemente, das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (NTDICs), possibilitaram o desenvolvimento de uma modalidade educacional marcada pela separação ou distanciamento físico de professores e alunos, a chamada "Educação a Distância" (EaD). Essa modalidade evoluiu a partir das criações das mídias, até o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs). Nessa pesquisa buscou-se identificar como a mediação pedagógica ocorre nos fóruns do AVA Moodle na formação de professores de Geografia na modalidade de educação a distância em uma instituição pública de ensino superior localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, realizou-se entrevista semiestruturada com 5 docentes que lecionam no referido curso, além da análise de conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem Moodle de uma turma que concluiu o curso. Os dados da pesquisa demonstram que há diferenças em termo de inserção/utilização de recursos tecnológicos e do desenvolvimento dos processos de mediação pedagógica, revelando-se de forma correlacionada com os indícios sobre a concepção de ensino e de aprendizagem que embasam o trabalho do professor.Item Análise do desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em uma sequência didática sobre o uso de agroquímicos fundamentada na modelagem analógica.(2019) Lima, Adriana Moreira; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Paulo, Jacks Richard de; Nunes Neto, Nei de FreitasEste trabalho apresenta como objetivo central investigar as aprendizagens dos estudantes nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal ao serem envolvidos na discussão da Questão Sociocientífica (QSC) sobre o uso dos agroquímicos como uma alternativa para controlar a transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti em uma Sequência Didática (SD) fundamentada na modelagem analógica. Nesse contexto, as QSC são assumidas como problemáticas sociais controversas que possuem ligações científicas ou processuais com a ciência, mas cuja solução não pode ser inteiramente determinada por considerações científicas. A modelagem analógica é entendida como o processo de elaboração, crítica e refino de modelos e analogias, os quais desempenham neste processo o papel de ferramentas de pensamento e linguagem e que, por isso, podem justificar a promoção de aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal necessárias para a formação de cidadãos engajados e capazes de dialogar criticamente. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, situada no munícipio de Itabirito, Minas Gerais. Um grupo de quatro estudantes foi selecionado como nossa amostra em virtude, principalmente, de sua participação efetiva durante as aulas que realizamos a pesquisa. As aulas da SD foram registradas em áudio e em vídeo. Também foram realizadas anotações de campo e uma entrevista com os estudantes pesquisados. Para a análise de dados, transcrevemos toda a discussão ocorrida durante a SD e elaboramos um estudo de caso, a partir de uma análise detalhada dos episódios de ensino, ou seja, dos momentos extraídos das aulas, em que evidenciávamos aprendizagens dos estudantes nas três dimensões. Em seguida, sintetizamos essas aprendizagens e as associamos às etapas da modelagem analógica e aos outros fatores que reconhecemos como importantes para a sua promoção. A partir da análise de nossos dados, conseguimos identificar alguns pontos importantes em nosso estudo, dentre eles o fato da modelagem analógica fornecer oportunidades para que os estudantes desenvolvessem diferentes aprendizagens conceituais e procedimentais. A pouca expressividade das aprendizagens atitudinais refletida em uma baixa criticidade em relação à tomada de decisão dos estudantes, nos alerta sobre a necessidade de auxiliar os estudantes a refletir sobre evidências e valores. Como implicação desses resultados, algumas modificações importantes foram propostas para a SD e um possível e futuro desenvolvimento da mesma em novos contextos de ensino foi vislumbrado.Item Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica.(2018) Lima, Adriana Moreira; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas.Item Análise do processo de argumentação por analogia na abordagem de uma questão sociocientífica sobre a mineração.(2020) Damascena, Kênia Basto; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Ibraim, Stefannie de Sá; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de argumentação por analogia no contexto de um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) relacionada ao tema mineração. Consideramos as QSC como situações ou problemas tipicamente controversos, visto que tendem a ter inúmeras soluções plausíveis e não apresentam conclusões simples. Essas possíveis soluções podem ser fundamentadas por uma variedade de aspectos emocionais, intuitivos, morais, sociais, políticos, econômicos e éticos, além dos científicos. A abordagem de QSC no ensino de Ciências pressupõe a promoção de um ambiente argumentativo, no qual essas soluções podem ser propostas e problematizadas. Em nossa pesquisa, assumimos a hipótese de que a argumentação por analogia pode favorecer a expressão e o debate de ideias e pontos de vista pelos estudantes, uma vez que possibilita estabelecimentos de relações de similaridade entre situações familiares e novas. A perspectiva de argumentação que embasa nosso trabalho centra-se nos pressupostos da nova dialética, a qual se interessa pelo estudo do uso que o argumentador faz das proposições no diálogo, a fim de alcançar um objetivo. Nessa perspectiva, o argumento é definido como uma alegação que, de acordo com as regras do diálogo racional, deve ser coerente com a conclusão do argumentador, a fim de comprová-la ou explicá-la. Esse estudo foi realizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual situada em Mariana, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em áudio e vídeo de todas as aulas em que a sequência didática (SD) foi desenvolvida, de anotações de campo e das respostas escritas dos estudantes nas folhas de atividade. Para a análise dos dados, selecionamos e transcrevemos episódios de ensino nos quais foram identificados momentos de criação, expressão e negociação de argumentos de analogia pelos grupos de estudantes pesquisados, em duas aulas da SD destinadas à preparação e realização de um júri simulado. Neste júri, os estudantes simularam posicionamentos contra e a favor a implementação de uma indústria mineradora em uma cidade e os argumentos foram elaborados para defender e refutar tais posicionamentos. Na análise dos processos de construção e crítica dos argumentos e contra- argumentos de analogia pelos estudantes nos valemos do esquema de Walton, do quadro de mapeamento proposto por Mozzer e Justi e da tipologia de Shelley. Nesses processos, os estudantes buscaram sustentar seus posicionamentos em comparações entre situações que representavam vantagens e riscos sociais, econômicos, ambientais e políticos decorrentes e a situação da possível implementação da indústria mineradora. Concluímos que o processo de argumentação por analogia na discussão de uma QSC forneceu oportunidades para que os estudantes desenvolvessem habilidades críticas de analisar e validar argumentos a fim de defender seu ponto de vista e de convencer seus pares. Isso se deu, principalmente, a partir dos questionamentos críticos da professora que permitiram aos estudantes avaliar as relações de similaridade e as conclusões dos argumentos com base no grau de confiabilidade das evidências que as sustentavam. Como principal implicação dessa pesquisa, consideramos relevante que as ferramentas usadas por nós para o acompanhamento e a avaliação da qualidade dos raciocínios argumentativos dos estudantes sejam investigadas em outros contextos e níveis de ensino. Apontamos também a necessidade de se investigar se e como questionamentos críticos voltados aos aspectos morais e éticos influenciariam na avaliação dos argumentos pelos estudantes.Item Análise do uso da analogia com o “Pudim de Passas” guiado pelo TWA no ensino do modelo atômico de Thomson : considerações e recomendações.(2018) Ramos, Tatiana Costa; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho, analisamos os efeitos do uso do modelo Teaching with Analogies (TWA) sobre a compreensão dos estudantes da analogia entre o “pudim de passas” e o modelo atômico de Thomson. Os dados foram coletados em uma turma de Química do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram realizados registros em vídeo e áudio da aula de discussão da analogia, e um questionário foi aplicado após essa intervenção. Utilizamos a análise de conteúdo para categorização das ideias expressas pelos estudantes no questionário. Os resultados evidenciaram que o TWA potencializou o entendimento sobre a relação de similaridade proposta nessa analogia, mas outras lacunas como a pouca familiaridade com o análogo permaneceram. Com base na literatura e nos resultados deste trabalho, apresentamos considerações sobre o TWA e discutimos que a criação, crítica e reformulação de analogias pelos estudantes pode ser uma abordagem promissora para se trabalhar as analogias no ensino de Ciências.Item Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.(2017) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.Item Análise dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.(2016) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara BragaInvestigamos o papel dos questionamentos de uma professora de Química em uma sequência de atividades sobre o tema equilíbrio químico, fundamentadas na modelagem analógica. Nessas atividades, os estudantes trabalham de forma colaborativa e guiados pelo professor na elaboração, crítica e revisão de modelos e analogias para explicar o comportamento de sistemas em situação de equilíbrio químico. O desenvolvimento das atividades ocorreu em turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de uma pequena cidade do estado de Minas Gerais. As aulas foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra. Selecionamos dois grupos com quatro estudantes cada para realizar a análise dos dados com base da tipologia de questionamentos proposta por Chin (2007). Buscamos categorizar os tipos de questionamentos realizados pela professora, bem como a sua frequência, e correlacioná-los com cada uma das etapas da modelagem analógica na busca por investigar a influência desses questionamentos no desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Nossos resultados evidenciaram que os questionamentos da professora foram os principais responsáveis por minimizar as dificuldades dos estudantes em cada etapa da modelagem analógica, garantindo que as interações que eles estabeleceram entre si, com o professor e com as novas informações, contribuíssem para a construção de modelos e analogias gradualmente mais coerentes com o conhecimento científico.Item Análisis de la agencia epistémica de los estudiantes en un contexto argumentativo.(2021) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaEn el presente trabajo analizamos el desarrollo de la autonomía y la responsabilidad por parte de los estudiantes al observar su actuación como agentes epistémicos en un contexto argumentativo de evaluación crítica de analogías. Esta investigación se basa en el supuesto de un enfoque cualitativo y asume el carácter de investigación basada en diseño. Con el objetivo de alcanzar nuestro objetivo se elaboró una secuencia didáctica y su desarrollo se llevó a cabo en un aula de Química compuesta por 35 estudiantes de 15 y 16 años. Todos los momentos de la recogida de datos fueron grabados en video y audio. El análisis señala que cuatro aspectos fueron fundamentales para la actuación de los estudiantes como agentes epistémicos, a saber: (i) la actuación de la docente con acciones dirigidas a apoyar la implicación de los estudiantes en el discurso y la legitimación de sus ideas, (ii) la igualdad moderada permitida entre los miembros del aula, (iii) el contexto de resolución de problemas, que favoreció la responsabilidad de los estudiantes de buscar soluciones coherentes y fundamentadas y (iv) el hecho de que estuvieran trabajando con analogías autorales como herramientas epistémicas. Por lo tanto, defendemos que la enseñanza de Química debe realizarse de tal manera que proporcione la equidad de la autoridad intelectual, considerando la implicación de los estudiantes como agentes epistémicos a partir del uso de herramientas epistémicas, como las analogías. Para ello, se debe alentar a los estudiantes a evaluar críticamente esas herramientas, a partir de contextos argumentativos de resolución de problemas en los cuales el docente considera fundamentalmente las propuestas que ellos formulen.Item Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson.(2019) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.Item Caracterização das práticas epistêmicas que emergem da discussão de uma questão sociocientífica em um grupo de licenciandos em química.(2023) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Lima, Guilherme da Silva; Munford, Danusa; Silva, Fernando CésarA presente pesquisa teve objetivo de caracterizar as práticas epistêmicas centrais adotadas por um grupo de licenciandos em Química durante a discussão de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne de origem animal. Neste trabalho compreendemos práticas epistêmicas, segundo Kelly (2008), como as formas com que os membros de uma comunidade interagem visando propor, avaliar, comunicar e legitimar o conhecimento. As QSC são problemas socioambientais e/ou sociocientíficos controversos, que possuem relações com a Ciência e são influenciados por aspectos éticos, morais, econômicos, políticos e ambientais (Conrado e Nunes-Neto, 2018). A investigação foi motivada pela escassez de pesquisas da área de Educação em Ciências que avaliam como e porque as práticas epistêmicas são adotadas por estudantes e como elas podem auxiliar na discussão de uma QSC em sala de aula. A pesquisa foi realizada na formação inicial de professores de Química no contexto da disciplina de Metodologia do Ensino de Química em uma turma de licenciatura em Química do sétimo período do curso. A coleta de dados aconteceu durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com a abordagem pedagógica QSC, baseada em Conrado e Nunes-Neto (2018). A coleta de dados ocorreu durante doze aulas, com duração de uma hora e quarenta minutos. A pesquisa foi orientada pelos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, segundo Stake. Delimitamos nosso olhar para um grupo de licenciandos da turma. A construção dos dados foi realizada por meio de observação, registro das atividades desenvolvidas pelos licenciandos, áudio e vídeo gravação. As interações discursivas que ocorreram em sala de aula foram transcritas e realizamos a análise dos dados em duas etapas. Na primeira etapa investigamos o contexto de construção de conhecimento na sala de aula, a situação de resolução da QSC e selecionamos os episódios de ensino. Na segunda etapa buscamos compreender as práticas epistêmicas por meio da análise das interações discursivas que ocorreram entre os membros do grupo de licenciandos em cada episódio de ensino. A análise indica que os licenciandos centralizaram diferentes práticas epistêmicas durante a proposição, comunicação, avaliação e legitimação dos conhecimentos relacionados a QSC. Notamos a recorrência da prática epistêmica de argumentar por meio de conhecimentos prévios e interpretação do texto para propor conhecimentos durante a discussão da QSC. Por meio daquela prática epistêmica os licenciandos foram reconhecendo novas informações e fundamentando os posicionamentos deles sobre a QSC. Percebemos que a modificação da dinâmica social do grupo de licenciandos influenciou na adoção de práticas epistêmicas. Evidenciamos que os critérios epistêmicos assumiram papel fundamental de nortear o uso e seleção das práticas epistêmicas pelos licenciandos. Concluímos que a discussão da QSC por meio das práticas epistêmicas favoreceu a construção de conhecimentos justificados e reflexões acerca das ações dos estudantes com relação ao problema socioambiental. Consideramos que a escolha metodológica da pesquisa trouxe avanços na identificação dos atributos interacional, contextual, intertextual e consequencial das práticas epistêmicas em sala de aula.Item Como abordar o tema consumo de animais na educação em ciências?(2023) Vargas, Isabela Breder; Silveira, Bárbara Dias; Oliveira, Jordana Alves de; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Nunes Neto, Nei de FreitasConsiderando que a abordagem de questões sociocientíficas no ensino possibilita a mobilização de diversos conteúdos como contribuições para a resolução de problemas complexos, ressaltamos a importância da inserção explícita de conteúdos da dimensão atitudinal, relativos à ética e à moral, por meio dessa abordagem. Isso se justifica pela atenção que precisa ser dada às ações e às considerações de valor dos seres humanos em seus posicionamentos sobre essas questões. Nesse sentido, abordamos uma questão socioambiental controversa, relacionada ao consumo de animais, e fornecemos subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente à problemática. Os efeitos da produção de carne, das ações dos seres humanos e do valor atribuído aos animais, muitas vezes em prol do suposto benefício e bem-estar humano, são tratados na sequência didática proposta. O intuito principal deste trabalho é evidenciar, por meio de um recorte dessa sequência, o potencial da dimensão atitudinal nas questões sociocientíficas de promover a reflexão sobre valores éticos e morais, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes, com ênfase sobre um caso particular. Com base em uma discussão desse recorte, sustentada pela literatura do campo, argumentamos que propostas desse tipo podem contribuir para o trabalho pedagógico de professores ao lidarem com a dimensão atitudinal em sala de aula, para uma tomada de decisão mais consciente e socialmente responsável e, portanto, para o letramento científico dos estudantes.Item Compreensões sobre natureza da ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico.(2020) Veloso, Gabriella Leone Fernandes; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara BragaNesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.Item Os conhecimentos de futuras professoras de química sobre o uso de analogias no ensino: influências de um processo formativo.(2023) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaNeste trabalho, investigamos como os conhecimentos de duas futuras professoras de Química sobre analogias e seu uso no ensino foram influenciados pelo processo formativo vivenciado em um curso de Licenciatura em Química. O processo formativo como etapas principais: discussões teóricas sobre perspectivas de ensino e aprendizagem, modelos e analogias no ensino de Ciências; planejamento, regência e reflexão em dois contextos de ensino e; vivência do processo de modelagem analógica. Analisamos os planejamentos, as aulas ministradas e as entrevistas realizadas com as duas futuras professoras. Elas evidenciaram avanços em suas concepções sobre analogias ao considerar as diferentes funções que as analogias podem assumir na construção de conhecimentos curriculares de Ciências; e em seus conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino, ao considerar que os estudantes deveriam participar de todo o processo de discussão de uma analogia. Esses avanços foram influenciados pelas diferentes etapas de um processo formativo sustentado pela reflexão e pela articulação teoria-prática. Isso ressalta a importância de que professores de Ciências em formação vivenciem situações práticas e reflitam, com base em saberes teóricos consolidados, sobre como utilizar analogias de forma apropriada no ensino.Item Os conhecimentos profissionais de futuras professoras de química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino e as influências de um processo formativo.(2018) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pereira, Júlio Emílio DinizDiferentes autores têm reconhecido a importância de que os cursos de formação de professores busquem auxiliá-los no desenvolvimento de seus conhecimentos profissionais. Para que isso ocorra é necessário compreender quais são esses conhecimentos e como a formação acadêmico-profissional de professores pode contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Isso levou-nos a propor um modelo que caracteriza e discute os Conhecimentos Profissionais de Professores de Ciências em Formação (CPPF). Neste modelo, a articulação teoria-prática é o eixo norteador da formação de professores, e tem o potencial de favorecer o desenvolvimento, integração e transformação dos CPPF. Este modelo nos permitiu situar o conhecimento sobre analogias e sobre o uso de analogias como um elemento constituinte desses conhecimentos. Isso justifica nosso interesse em investigar como os conhecimentos profissionais de duas futuras professoras de Química sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino podem ter sido influenciados pelo processo formativo vivenciado na disciplina Práticas de Ensino de Química I, ministrada no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto. A partir dos dados obtidos, elaboramos um estudo de caso, a partir do qual identificamos os conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino de Ciências expressos nos planejamentos, nas aulas ministradas e nas entrevistas realizadas com as futuras professoras, assim como a influência do processo formativo na manifestação dos mesmos. A análise dos resultados evidenciou que, ao longo do processo as futuras professoras apresentaram um avanço em suas concepções sobre analogias, destacando várias funções epistemológicas que elas podem assumir. Esses avanços nas concepções sobre analogias parecem ter ocorrido, principalmente, devido à influência da modelagem analógica vivenciada no processo formativo. Os conhecimentos sobre o uso de analogias no ensino também passaram por alterações significativas, pois as futuras professoras partiram de uma concepção na qual a analogia deveria ser integralmente apresentada e interpretada pelas futuras professoras, para uma na qual os estudantes deveriam participar ativamente de todo o processo de discussão da analogia. Essa mudança de foco na maneira de compreender o uso de analogias no ensino parece ter sido influenciada por diferentes etapas do processo formativo: modelagem analógica; os contextos de ensino experimentados; e a reflexão sobre os mesmos. Essas diferentes influências parecem ter contribuído de maneira complementar para que, ao final do processo, identificássemos conhecimentos coerentes, com base naqueles apontados pela literatura da área. A articulação teoria-prática mostrou-se central em nosso estudo, possibilitando a manifestação de vários elementos dos conhecimentos sobre analogias e sobre o uso de analogias no ensino, assim como a reflexão sobre esses conhecimentos. As discussões estabelecidas neste trabalho implicam em reconhecer os (futuros) professores como transformadores de conhecimentos e a sua formação fundamentada na lógica profissional. Nesse sentido, se estamos interessados que o uso de analogias no ensino se diferencie da mera transmissão/recepção de conhecimentos, devemos delinear processos formativos nos quais os futuros professores vivenciem situações práticas e reflitam sobre como utilizá-las de forma apropriada no ensino. Devido ao papel de destaque da modelagem analógica no processo formativo, ressaltamos a necessidade de que pesquisas adicionais sejam realizadas, visando compreender mais profundamente como este processo pode favorecer o desenvolvimento de conhecimentos sobre analogias e sobre o uso criativo de analogias no ensino.Item Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.(2016) Santos, Gislene Patricia Costa; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Mozzer, Nilmara Braga; Souza, Gilmar Pereira deEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.Item O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.(2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália MelissaEste trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.Item Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.(2019) Cirino, Clara Milene; Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara BragaEste trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.Item Influência da criação e crítica de analogias por estudantes de química do ensino médio na promoção de interações argumentativas.(2015) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Munford, Danusa